11 Tatuagens dos Jogadores Convocados por Tite

11 Tatuagens dos Jogadores Convocados por Tite

Confira as 11 tatuagens dos principais jogadores da seleção brasileira convocados por Tite para os amistosos contra Rússia e Alemanha no final desse mês.

Definitivamente a tatuagem entrou em campo. Estampadas nos braços dos zagueiros e nas pernas de atacantes por todo o mundo. Driblou o preconceito e chutou a discriminação para escanteio. Antes, elas eram mais discretas e se escondiam embaixo dos uniformes dos jogadores, hoje os tempos são outros meu caro! Elas dominaram o cenário esportivo e se destacam ao pisar no gramado.

No começo da semana (segunda-feira, 12 de março de 2018) nosso glorioso treinador, Tite, fez a última convocação dos 25 jogadores que irão disputar os amistosos contra as seleções da Rússia e da Alemanha no final desse mês antes da convocação oficial para a Copa.

Em meio a grandes atletas, temos um show a parte de cores e desenhos estampados nos corpos dos atletas convocados. Selecionamos onze desses jogadores para falar um pouco sobre o estilo de cada um quando o assunto é tatuagem masculina.

Os Estilos de Tattoos Preferidos pelos Jogadores

Do “guarda redes” à zaga, do meio campo ao ataque, muitos tatuadores passaram horas trabalhando na pele dos jogadores dessa preleção. Só para se ter uma ideia, entre os 25 atletas convocados, 20 deles têm desenhos tatuados pelo corpo.

O estilo entre eles é muito parecido: o “Black and Grey” é o campeão disparado entre os escolhidos por Tite para os dois últimos jogos do Brasil antes do mundial. Além do “Lettering”, outro estilo de tattoo que virou tendência entre os jogadores da seleção brasileira.

Conheça mais sobre o estilo “Black and Grey”! Veja o vídeo abaixo do Projeto Tattoo:

11 Tatuagens dos Jogadores Convocados por Tite

Vamos ao que nos interessa! Como já falamos, a maioria dos jogadores da seleção brasileira são adeptos da arte da tatuagem. Porém nós selecionamos apenas as onze mais criativas e que abrangem jogadores de todas as posições. Apresentaremos a “seleção de tatuados” do Projeto Tattoo:

#1 - Tatuagens do Goleiro Ederson (Manchester City)

Ederson tem 1,88 cm de altura e nasceu em Osasco. Antes de chegar a seleção brasileira, o goleiro passou pelo clube português Benfica onde conquistou prestígio na Europa. No ano passado (2017), ao acertar a sua transferência para o clube inglês por 40 milhões de euros, o jogador conquistou o posto de segundo goleiro mais caro da história, atrás apenas do mito italiano Gianluigi Buffon.

Ederson, entre os três goleiros convocados, é o único tatuado. Ele possui várias tatuagens pelo corpo no estilo “Black and Grey”, ou preto e cinza em português. Na imagem acima podemos ver um post no Instagram do jogador onde ele mostra sua ousada tatuagem de caveira no pescoço.

#2 - Tatuagem do Zagueiro Marquinhos (PSG)

O jogador de 23 anos é companheiro de Neymar no PSG. Antes de ser atleta do clube francês, Marquinhos teve passagem pelo Corinthians e pelo Roma (ITA). O zagueiro estreou pela seleção brasileira em novembro de 2013 em uma partida amistosa contra Honduras, ao substituir o jogador David Luiz.

Quando o quesito é tatuagem masculina, podemos dizer que Marquinhos é o menos excêntrico entre seus companheiros tatuados de seleção. O atleta possui apenas uma tatuagem no antebraço. Mas dizem que “esse negócio” vicia! Por isso, não podemos duvidar que o jogador faça novos “trampos” em breve, mesmo porque não podemos esquecer que Daniel Alves e Neymar dividem o vestiário com nosso zagueiro em seu clube e na própria seleção “canarinha”.

#3 - Tatuagens do Zagueiro Thiago Silva (PSG)

O zagueiro de 33 anos começou sua carreira no clube Pedrabranca Futebol Clube, clube brasileiro da cidade de Alvorada, no Estado do Rio Grande do Sul. Com passagem pelos clubes Juventude (BRA), Porto B (POR), Dínamo de Moscou (RUS), Fluminense (BRA), Milan (ITA) até chegar ao PSG.

Thiago Silva ostenta uma tatuagem oriental no braço direito. Uma carpa de escamas azuis. Muito popular por simbolizar boa sorte e fortuna e simboliza as aspirações pessoais de autoconhecimento e crescimento.

No braço esquerdo, o zagueiro tem uma frase escrita com letras estilizadas que dizem “Não sou o dono do mundo, mas sou filho do dono”. Essa tatuagem têm uma relação religiosa com as crenças do jogador.

#4 - Tatuagens do Lateral Esquerdo Marcelo (Real Madrid)

O companheiro de clube de Cristiano Ronaldo, começou sua carreira profissional no Fluminense (BRA), por onde permaneceu até o ano de 2006, quando foi contratado pela equipe espanhola Real Madrid. O atleta é considerado o melhor jogador do mundo em sua posição pela crônica esportiva.

O jogador carioca não deixa dúvidas que é um amante das tatuagens. Ele têm os dois braços completamente fechados. Uma de suas tattoos é curiosa: um apito que o jogador tem desenhado no braço direito.

O vídeo acima mostra o momento exato que o jogador fez uma de suas tatuagens em comemoração a conquista de sua terceira Liga dos Campeões da Europa.

#5 - Tatuagens do Lateral Direito Daniel Alves (PSG)

Podemos dizer que baiano de Juazeiro conquistou o mundo com seu estilo despojado dentro e fora dos gramados. Em sua carreira passou por equipes como Bahia (BRA), Sevilha (ESP), Barcelona (ESP), Juventus (ITA) até chegar ao Paris Saint-Germain no ano passado.


Dani, como é conhecido, ostenta diversas tatuagens e de vários estilos. Em seu braço direito, o jogador tem uma carpa oriental, no esquerdo a imagem de Jesus Cristo e em seu peito e cintura homenagens a seus filhos, Daniel e Victoria.

#6 - Tatuagens do Meio Campo Fred (Shakhtar Donetsk)

O jogador mineiro, Frederico Rodrigues Santos, mais conhecido com “Fred” começou no clube Atlético Mineiro, mas foi no Internacional de Porto Alegre que sua carreira realmente começou a render elogios e a chamar a atenção dos times europeus.

O meio campista também é adepto as tattoos. Em seu braço esquerdo o jogador possui um tipo de tribal com formas em espiral. E no braço direito o atleta tatuou símbolos e imagens que remetem a sua crença religiosa, como um rosário, mãos em posição de oração além de uma frase.

#7 - Tatuagens do Meio Campo Anderson Talisca (Besiktas)

Uma das novidades da escalação do técnico Tite para os dois últimos amistosos antes da Copa 2018. Anderson Talisca, baiano de 21 anos, foi formado nas categorias de base do Bahia. Em 2014 foi contratado pelo Benfica e em 2016 pelo Besiktas, equipe de Istambul na Turquia.

Assim como alguns jogadores que já vimos acima, Talisca também é um fanático por tatuagens. O meia atacante tem uma espécie de Maori (estilo de tatuagem que se popularizou no Brasil nos últimos anos) no braço direito, figuras sacras no braço esquerdo e algumas tatuagens no pescoço. 

#8 - Tatuagens do Meio Campo Paulinho (Barcelona)

Companheiro de “la pulga” no Barcelona, Paulinho começou sua carreira na Lituânia em um time chamado FC Vilnius em 2006 e o Lódz da Polônia. Após mais ou menos três anos no exterior, o jogador voltou ao Brasil por onde passou por times como Bragantino e Corinthians.

Paulinho, assim como seu companheiro de meio campo Talisca, tem uma tattoo estilo Maori no antebraço esquerdo que se funde com uma frase na parte superior do braço e termina com uma espécie de mandala no ombro. No antebraço direito o jogador tem a palavra “maktub”, que quer dizer “já estava escrito” em uma tipografia estilizada, que entre os tatuadores podemos chamar de “Lettering”.

#9 - Tatuagens do Atacante Gabriel Jesus (Manchester City)

“Alô mãe”! Gabriel Jesus, atacante de 20 anos, é uma das revelações dos últimos anos no cenário mundial. Em 2015 o jogador estreou com a camisa do Palmeiras no Campeonato Paulista. Com muita rapidez se tornou uma das jóias do time paulista e não demorou muito para receber propostas de transferência para times europeus. Hoje Gabriel Jesus compõe o elenco do Manchester City, treinado por Pep Guardiola.

O atacante tem os dois braços fechados. No antebraço direito o jogador fez uma homenagem a sua origem e tatuou um menino segurando uma bola com o nome do bairro Jardim Peri onde foi criado na Zona Norte de São Paulo, e o símbolo olímpico como marco de sua carreira com a conquista das Olimpíadas RIO 2016. Logo acima, assim como outros jogadores, Gabriel tem tatuado mãos em posição de prece e em seu ombro uma cruz.

#10 - Tatuagens do Atacante Roberto Firmino (Liverpool)

Firmino começou sua carreira no Figueirense em 2010. No ano de 2011 foi transferido para o Hoffenheim da Alemanha onde ganhou o prêmio de revelação da Bundesliga na temporada 2013 - 2014. Em 2015 o atacante chegou ao time inglês. 

O jogador combina vários estilos de tatuagem espalhadas pelo corpo. Nos dedos ele tatuou o ano em que nasceu (1991). Na mão o jogador tem uma rosa vermelha no estilo “Old School”. Em seu braço direito o atleta homenageia seu pai e sua mãe com a tatuagem de seus rostos no estilo “Black and Grey” com estrelas vermelhas espalhadas entre as duas imagens. No peito, Firmino fez uma homenagem a sua filha Valentina ao escrever seu nome.

#11 - Tatuagens do Atacante Taison (Shakhtar Donetsk)

O gaúcho de Pelotas, Taison, começou sua carreira no Internacional de Porto Alegre, onde conquistou a Copa Libertadores da América em 2010. Após o título o jogadores se transferiu para a equipe Metalist Kharkiv da Ucrânia até chegar ao Shakhtar Donetsk.

O jogador exibe duas tatuagens, uma em cada panturrilha com a imagem de Nossa Senhora em uma e a de Jesus Cristo na outra. O atacante também tem uma terceira tatuagem no ombro esquerdo de um anjo. As três imagens são sombreadas.

Conclusão das Tatuagens dos Jogadores Convocados

Com essa breve pesquisa podemos constatar que a maioria dos jogadores brasileiros escalados por Tite para os últimos amistosos antes da Copa do Mundo preferem o estilo “Black and Grey” para demonstrar sua personalidade e crenças, sendo o estilo mais preferido entre os atletas. Em segundo lugar, o “Lettering” também entra na lista de tendências de tattoos entre os atletas.

Se você quer saber mais sobre estilos e técnicas de tatuagem, acesse o Canal do Projeto Tattoo no Youtube. Nele abordamos de forma prática vários temas ligados ao mundo da tatuagem.

*Texto publicado originalmente no Blog do Projeto Tattoo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos