12 Mitos Sobre O Sucesso De Empresas Excepcionais
Empresas visionárias são organizações líderes em seus respectivos mercados, que não apenas inspiram outras, mas também têm um impacto significativo no mundo. O que as distingue não é apenas a visão de seus líderes, mas sim a cultura e a mentalidade compartilhadas por toda a organização.
No entanto, aqui, não vamos explorar as razões pelas quais essas empresas alcançaram tanto sucesso. Em vez disso, vamos listar os 12 mitos sobre o sucesso de empresas excepcionais, conforme descritos no livro "Feitas Para Durar".
Mito 1: Para começar uma nova empresa é preciso ter uma grande ideia
Realidade: Poucas empresas visionarias começaram com uma grande ideia. Na verdade, algumas começaram sem nenhuma ideia específica e algumas até começaram com erros.
Mito dois: As empresas visionárias precisam de grandes líderes carismáticos.
Realidade: alguns dos diretores executivos mais importantes da história das empresas visionárias não se encaixa no modelo do líder perfeito e carismático, na verdade, alguns explicitamente fugiam desse modelo.
Mito 3: O principal objetivo das empresas mais bem excedidas é maximizar os lucros.
Realidade: as empresas visionárias vão atrás de um conjunto de objetivos, dentre os quais ganhar dinheiros apenas um, e não necessariamente o principal.
Mito 4: As empresas visionárias, tem um conjunto comum de valores centrais
Realidade: a variável crucial não é o conteúdo da ideologia de uma empresa, mas o quanto ela acredita na sua ideologia e a maneira como a empresa vive, respira e expressa tudo aquilo que faz.
Mito 5: A única constante é mudança
Realidade: os valores centrais formam uma base sólida e não se deixam levar tendência, modas passageiras. Em alguns casos, os valores centrais permaneceram intactos por mais de 100 anos.
Mito 6: Grandes empresas não se arriscam
Realidade: Empresas visionarias usam “metas audaciosas” com sabedoria para estimular o progresso, deixando as empresas de comparação para trás em momentos cruciais da história.
Mito 7: Empresa visionárias são excelentes lugares para trabalhar Realidade: empresas audaciosas têm tanta certeza daquilo que representam e das suas metas que simplesmente não tem espaço para aqueles como a vontade ou incapacidade de se encaixar em padrões rígidos.
Recomendados pelo LinkedIn
Mito 8: As melhores jogadas de empresas muito bem sucedidas baseia-se em um planejamento estratégico brilhante
Realidade: algumas das melhores jogadas de empresas visionárias decorrem de experiências, tentativas e erros, oportunismo e literalmente acidentes.
Mito 9: As empresas devem contratar diretores, ex-executivos de fora para estimular mudanças fundamentais
Realidade: em 1700 anos dos períodos de vida combinado das empresas visionárias descobrimos apenas quatro incidentes em que se buscou o apoio de executivos externos. As práticas de gerenciamento desenvolvido internamente ditam as regras de forma muito mais significativa do que as empresas de comparação.
Mito 10: As empresas mais bem sucedidas se concentram principalmente em superar a concorrência
Realidade: Elas se concentram em primeiro lugar em se superar.
Mito 11: Não se pode ter tudo na vida
Realidade: elas se recusam a ter que escolher entre a estabilidade ou progresso, práticas conservadoras ou metas ambiciosas, ganhar dinheiro ou viver de acordo com seus valores objetivos.
Ao contrário, elas adotam a genialidade do “E”, o ponto de vista paradoxal que permite que elas lutem para ter “A” e “B” ao mesmo tempo.
Mito 12: Empresas se tornam visionários basicamente através de declaração de visão
Realidade: As empresas visionarias não chegaram a este patamar devido às suas declarações de visão. Uma declaração pode ser uma etapa útil para tornar uma empresa visionária, mas é apenas é uma das milhares de etapas de um processo infindável de expressão das características fundamentais que identificamos nas empresas visionárias.