13 - A IMPORTÂNCIA DE SER VISTO PARA SER LEMBRADO!
13 - A IMPORTÂNCIA DE SER VISTO PARA SER LEMBRADO!
Jornal Agora 27/agosto/2013
“Todos são iguais...” – conforme descreve o Artigo 5º da Constituição Federal do Brasil.
E todas as empresas serão iguais, caso não divulguem seus diferenciais competitivos aos futuros clientes. Diferenciais tanto em produtos quanto em serviços. Baseado nisso que se tem a grande importância de ser visto para ser lembrado.
Como seu produto deve ser lembrado pelo maior número possível de clientes ou prospects (futuros clientes)? A resposta é simples: ser visto pelo maior número possível de clientes e prospects potenciais.
Caso a empresa não divulgue, não comunique os seus diferenciais de produtos ou serviços à maior massa de possíveis consumidores, de nada adianta investir grandes valores de dinheiro em laboratórios de pesquisa para desenvolver esses diferenciais.
A grande dificuldade está em definir o melhor veículo de comunicação a ser utilizado para que a empresa “converse” com maior número de consumidores. Para isto é preciso primeiramente definir qual o perfil do público alvo a ser atingido – em propaganda, o chamamos de TARGET. Segundo item a ser definido: em qual veículo de comunicação está a maior quantidade de pessoas do meu TARGET, se é rádio, jornal, televisão, internet, mala direta e até os barulhentos carros de som. O terceiro item é qual a frequência com que essa propaganda será divulgada.
Muitos imaginam que é retorno garantido do investimento em propaganda, veicular um comercial na novela do horário nobre da emissora 01 da região, mas quem garante que todos esses telespectadores são meus potenciais clientes e que estão próximos à minha empresa?
Não basta apresentar seu comercial poucas vezes no veículo que tem maior número de pessoas. Muito mais apropriado e com resultado muito melhor de investimento, se houver um bom volume de inserções do comercial, em veículos menores, porém com mais potenciais consumidores, próximos de seu estabelecimento.
Segue abaixo diferenciais de alguns veículos de comunicação:
* Rádio: As pessoas ouvem rádio em qualquer lugar, em casa, trabalho, trânsito e até no seu concorrente.
* Televisão: Apresenta imagens, sons e cores, porém costuma ter custo maior que os outros veículos.
* Jornal: Grande penetração em tipos variados de público. Ideal para divulgar liquidações, ofertas especiais e lançamentos de produtos.
* Mala direta: Permite diferentes formatos e até envio de amostras, tem retorno reduzido em relação ao número de envios.
* Internet: facilidade de acesso e ampla capacidade de interatividade.
O empresário deve procurar a orientação de profissionais qualificados para que possa levar a sua marca a seus futuros consumidores.
Renato Pirolo da Silva – É consultor autônomo especializado na área comercial, marketing e publicidade.
Dúvidas e sugestões pelo e-mail repirolo@yahoo.com.br