13 MOTIVOS PARA O TIK TOK SER A REDE SOCIAL DO PRESENTE

13 MOTIVOS PARA O TIK TOK SER A REDE SOCIAL DO PRESENTE

Nada de plataforma do futuro, o Tik Tok já é o presente para as marcas. O app é a rede social em que o números de usuários mais cresce no mundo e eu destrinchei em 13 razões do porquê.

#1 Vídeos curtos

Como o especialista Rafael Kiso já apontou, vídeos com menos de 4 minutos são os formatos mais assistidos por todas as gerações. No contexto de um mundo cada vez mais ansioso em que vivemos, a disputa é pela atenção e cada segundo importa.

#2 Vertical

Os Millenials já adotavam e a Geração Z determinou de vez. As selfies e apps como o Instagram e Snapchat, ajudaram a popularizar o formato vertical. O que implica também no próximo tópico.

#3 Usabilidade

Simples e descomplicado. O Tik Tok foi pensado para ser utilizado somente com uma mão, basicamente todas as principais ações podem ser executadas com o deslizar do polegar. É assim que a geração mais nova utiliza o smartphone diariamente.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

#4 Algoritmo

Estamos na era da Big Data e se tem um fator que funciona muito bem por lá é o algoritmo. O app é dividido em dois feeds: Seguindo e o “For You”. Sendo o For You um feed personalizado de acordo com o que você mais interage e não precisa de muito tempo, em poucos minutos de utilização ele já consegue descobrir os seus interesses, chega a ser bizarro. Tudo isso sem nem precisar criar uma conta… 

#5 Viralização

A viralização de um conteúdo no Tik Tok é absurda, uma conta com quase nenhum seguidor pode atingir milhões de visualizações, sem exageros. O app entendeu como funciona a internet e diferente de outras redes, ele se usufrui disso, pois há botões de compartilhar com amigos dentro da plataforma e também enviar por links ou vídeo diretamente no WhatsApp. Aumentando exponencialmente a chance de se furar a bolha.

“A autenticidade e a criatividade são fatores chave para as marcas criarem uma conexão significativa com a comunidade. As tendências no TikTok criam movimentos que saem da plataforma e se tornam parte do nosso dia a dia. É esse tipo de engajamento e relevância que as marcas buscam.” – Gabriela Comazzetto, Head de Soluções Globais para Negócios.

#6 Trends

As trends são muito fortes lá dentro e tudo de uma forma muito orgânica. Criados por usuários, elas podem ser a partir de uma dancinha, de uma música e até de um desafio. Inclusive, marcas já estão patrocinando junto ao Tik Tok, trends e hashtags específicas para suas campanhas.

72% dos usuário participariam de uma tendência/hashtag iniciada por uma marca.        
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

#7 Cocriação

Não há mais conteúdo 100% autoral e vou te explicar o porquê. Os memes são a prova viva disso. Trends são criadas em cima de outras trends, vídeos são criados em dueto com outra conta e tudo isso incentiva a cocriação entre os produtores de conteúdo, usuários comuns e marcas.

61% dos usuário acham que os anúncios se misturam com o conteúdo, o que faz com que a experiência seja fluída e tenha a mesma sensação de estar consumindo um conteúdo orgânico.        

#8 Produção de vídeo no app

A ferramenta de edição de vídeos no Tik Tok é muito completa e muito utilizada até para ser postado em outras mídias. Além de contar com vários efeitos, transições e músicas disponíveis para se criar e recriar.

#9 Conteúdos diversos

Se engana quem pensa que Tik Tok é só dancinha. Há espaço para conteúdos de todos os tipos, desde DIY até mais técnicos como física quântica. Um case muito legal é o do Rhuan Félix, que atinge milhares de pessoas diariamente com vídeos limpando piscinas. Quem imaginou que um serviço tão "chato" poderia atingir esse tanto de gente?

#10 Criadores de Conteúdo

Se o conteúdo é diverso é porque há criadores diversos. O Tik Tok é uma plataforma que valoriza os creators. Seja através de premiações como o Tik Tok Awards ou outras ações. Além disso, existe uma plataforma que conecta os criadores de conteúdo aos anunciantes, através de branded contents.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

#11 Interação

O app tem recursos muito bons quando pensamos no relacionamento dentro da plataforma. O campo de comentário tem mais destaque e mais possibilidades de interação entre criadores e audiência, como por exemplo responder a comentário com um vídeo.

#12 Lives

O streaming de lives veio para ficar, fato. A grande vantagem do Tik Tok em relação a uma rede como o Instagram é justamente e possibilidade do ao vivo romper a bolha e atingir pessoas além dos seguidores, como também monetizar.

#13 Oceano Azul

Há poucas marcas no Tik Tok. O público já está lá diariamente, o engajamento é superior a outras redes, porém as marcas não estão com a sua atenção voltada para lá. Existe um gap muito grande, é a oportunidade perfeita para a sua marca entrar neste oceano azul.

"O TikTok está em último lugar no uso para marketing, sendo que pela ótica dos usuários essa é a quinta maior plataforma do mundo, logo atrás do Instagram." Rafael Kiso.

Segundo pesquisa da Nielsen:
73% de todos os usuários acham que a publicidade no TikTok é única e diferente 
76% dos usuários estão abertos a anúncios sobre novos produtos.
67% dizem que não se importam com os anúncios se eles forem divertidos.        

#Bônus: Guaraná Antártica

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A Guaraná Antártica é uma grande case no Tik Tok, chegando a atingir mais de 2 milhões de seguidores e mais de 21 milhões de curtidas até essa data (Maio/22).

A marca faz um trabalho muito bem feito na produção de conteúdos diversos em parceria com criadores populares na rede. Participando e criando trends, fortalecendo a sua marca.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Por essa e outras que eu considero o Tik Tok a plataforma não do futuro, mas do presente. Sendo assim, é a chance perfeita para as marcas ingressarem em uma rede social em que há baixa concorrência e muita oportunidade para se trabalhar marca de um jeito novo.

O Tik Tok para o Branding está apenas começando.

Faltou citar alguma coisa? Como você acha que as marcas podem melhor aproveitar essa rede social?

Excelente artigo, Lucas!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos