13 tipos de estratégia de marketing

13 tipos de estratégia de marketing

Esse post foi pensado em você que acredita que a única forma de se relacionar e vender é na internet e via redes sociais.

Já cheguei a ouvir a seguinte frase: “Não tenho a mínima vontade de entrar nas redes sociais”.

Se você também pensa assim, entendo que seja pelo fato de que você faz seu marketing sozinho tendo que se dividir entre seus atendimentos e a criação de posts.

Tirando isso, há tantas alternativas para fazer marketing que talvez você esteja focando no que não gosta ao invés de buscar coisas novas.

Outra coisa que também é fato, muitos cursos sendo vendidos e no final é a mesma coisa. Nada contra, é que funciona... Mas você já está cansado né? Sim, eu tenho ouvido isso também.

Essas formas são divididas em tipos de estratégia de marketing, que podem variar em formato, conteúdo, abordagem e, até mesmo, posição dentro do funil. Em um mundo ideal, a sua empresa pode combinar vários, atacando em múltiplas frentes.

Qual estratégia você usa?


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Digital:

Quantas vezes você acessou um navegador da internet para pesquisar sobre um centro de beleza, uma farmácia, ou o site do shopping para saber sobre as sessões de cinema?

Ações realizadas na internet são estratégias digitais e podem conter ou não algumas das estratégias abaixo.


de Conteúdo:

Foco na criação e divulgação de conteúdo relevante que visa ajudar seu público-alvo a resolver os problemas. A promoção dos seus produtos/ serviços não é feita explicitamente.

Marketing de conteúdo sozinho não trará resultados significativos é preciso de planejamento e estratégia.


Inbound:

Aqui a estratégia é trabalhar com conteúdo de valor distribuindo eles nos mais variados canais atraindo as pessoas e levando-as a passar pelo funil de vendas até se tornar cliente.


Outbound:

é a estratégia de marketing tradicional. Considero como marketing direto ou venda direta, ao contrário do inbound não tem conteúdo.

Para você se familiarizar é muito comum ver essa ação no rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos, ou seja: nos meios mais tradicionais de publicidade.

O Outbound vive no meio digital também. Por exemplo, podem ser aqueles anúncios em vídeo no youtube.


de Relacionamento:

Muito conhecido no mercado do MMN (Multinível), mas parece que a história não é só conversa! rs

Para entender melhor: é a reunião das estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. Sua meta é ajudar as empresas a conquistar novos clientes e fidelizá-los.


de Produto:

é o segmento que divulga e comercializa o produto propriamente dito para Leads, clientes recorrentes e outros. Essa estratégia de marketing também tem a a fundamental responsabilidade de apresentar um novo produto da empresa ao mercado.

Lembrei que está atrelada a estratégia de perpétuo, estratégia de venda de produtos com carrinho sempre aberto através de anúncios na internet.


de Guerrilha:

Essa é para os criativos! Crie algo fora da curva e realize a ação em ambientes com grande platéia, como praças e parques.

Para uma campanha de marketing de guerrilha ser bem-sucedida, não é necessário gastar muito dinheiro. Aliás, em geral, a ideia é justamente ampliar o alcance da mensagem gastando menos.


Viral:

Nunca vou esquecer de duas marcas que fizeram comerciais e ganharam a atenção do público em geral.

Nissan do Brasil - Poneis malditos - 2002

Itaú - Bebê sem papel

Marketing Viral é uma estratégia de marketing que pretende explorar as conexões entre as pessoas, espalhando-se e viralizando. É considerada uma técnica mais barata que as ações tradicionais, pois a mídia utilizada é o próprio público-alvo.

É uma estratégia bem digital!


Endomarketing

Deste o Recursos Humanos vai gostar, pois tem um papel muito importante para o público interno.

Endomarketing nada mais é do que a estratégia de marketing para os próprios funcionários da empresa.

Esse segmento utiliza estratégias do Marketing tradicional para reforçar a imagem da empresa e dos produtos para seus próprios colaboradores. O objetivo é engajá-los, para que se tornem embaixadores da marca.


Social:

O Marketing Social coloca em prática campanhas cujo objetivo é reduzir ou solucionar problemas sociais. Esse problemas geralmente estão ligados a saúde, educação, trabalho, moradia, transportes e nutrição.

Assim, as técnicas de marketing promovem o bem-estar social. São definidos objetivos, metas, avaliações, dentre outros, comuns a campanhas de marketing. A ideia é fazer o público se sentir parte de uma causa e que seja sensibilizado, contribuindo com ela.

Pensando do ponto de vista do mercado, uma estratégia de Marketing Social é uma forma de conquistar e fidelizar clientes. Em um mundo que as pessoas estão preocupadas com causas, a responsabilidade social é também um diferencial competitivo.

Para ser bem-sucedido em uma campanha de Marketing Social, identifique os valores dos seus clientes. Assim, poderá levantar causas que estejam de acordo com esses valores e escolher aquelas para as quais sua empresa vai se dedicar.


Pessoal:

Olha que bacana o que diz esta estratégia: é o conjunto de ações que buscam aumentar o valor da sua imagem pessoal. Ou seja, é o marketing da sua marca pessoal, para que as outras pessoas vejam você de forma positiva.

Não pense que a ideia é fingir ser algo que não é. Na verdade, o foco é ressaltar os aspectos mais relevantes a respeito da sua personalidade e do seu trabalho. Com as estratégias certas de promoção pessoal, você conseguirá se sobressair.


Lançamento:

O lançamento de produtos digitais é uma metodologia de marketing que tem como objetivo gerar grandes fluxos de receita em um curto espaço de tempo. É um evento com data, hora e limite de vendas ou tempo, que costuma acontecer de 1 a 2 vezes por ano, com dia certo para a abertura e fechamento do seu checkout.


Humanizado:

O Marketing Humanizado, assim como o nome já sugere, busca humanizar os processos e estabelecer conexão com os usuários. Esse tipo de marketing começou a se tornar uma tendência quando as marcas buscaram trazer mais o fator humano aos seus processos, o que foi fortalecido através do Marketing Digital.

Isso aconteceu, principalmente, como reflexo do que as pessoas buscam e desejam encontrar em uma empresa. Atualmente, os consumidores não querem apenas consumir, mas sim ter uma boa experiência durante todo o processo de compra.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos