14/11 - Dia Mundial do Diabetes: fuja das estatísticas
A cada ano, 5 milhões de pessoas morrem no mundo em consequência das complicações provocadas pelo diabetes. A doença já atinge mais de 400 milhões de pessoas e, em pouco mais de duas décadas, serão mais de 600 milhões de vítimas desse inimigo silencioso que já se apresenta como a principal causa de novos casos de cegueira, derrames cerebrais, infarto do miocárdio, amputações de membros, insuficiência e transplante renal em todo o planeta.
No Brasil, são cerca de 13 milhões de casos – com predominância de 90% do tipo 2 da doença. Nosso país já ocupa o 4º lugar no ranking internacional do diabetes, atrás dos Estados Unidos, Índia e China. Mas existe um detalhe assustador: há mais 40 milhões de brasileiros na condição de pré-diabéticos. Metade deles ignoram essa condição; e um de cada três desenvolverá a doença.
Adultos com familiares diabéticos, pessoas com sobrepeso ou obesidade, sedentários, vítimas da pressão alta, de colesterol ou quem usa medicamentos que aumentam glicose no sangue devem atentar para essa ameaça. A hereditariedade ao lado dos maus hábitos mencionados são fatores de risco altamente significativos.
Há muitas novidades no tratamento dessa doença crônica sem cura. Mas a prevenção continua sendo a principal aliada contra o diabetes. Evite a obesidade, reduza o sal dos alimentos, diminua o consumo de frituras, cigarro, bebidas alcoólicas, inclua mais frutas, verduras e legumes. Exercite-se mais e fuja do estresse, dedicando mais tempo que que lhe traz prazer, como a família, os amigos e atividades de lazer.
Só para constar, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, por conta do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, em 2007 foi criado o “Novembro Azul”, mês de conscientização do risco do diabetes. Somente no ano seguinte é que o “Novembro Azul” passou a ser mais associado ao combate do câncer de próstata, por iniciativa de uma campanha do Instituto Lado a Lado. Mas o importante é somar forças a favor da saúde e contra as doenças.