#15 Alerta de carreira: Como a procrastinação pode ser o gatilho para o fracasso profissional!

#15 Alerta de carreira: Como a procrastinação pode ser o gatilho para o fracasso profissional!

Antes de começarmos a reflexão nesta edição da News desta semana, convido você a ler o que significa a palavra procrastinar no dicionário:

“A palavra “procrastinar” é um verbo transitivo direto e intransitivo que significa adiar ou deixar algo para fazer em outro momento. Quando procrastinamos, não realizamos o que precisamos ou aquilo que programamos para fazer no tempo estipulado. Por exemplo, se adiamos o começo de um trabalho e perdemos o prazo de entrega, estamos procrastinando. A origem da palavra vem do latim “procrastinare” e significa protelar ou postergar”        

Com esta breve introdução, muitas oportunidades aparecem diante de nós, pois a procrastinação prejudica muito o nosso desenvolvimento e impacta diretamente em nosso foco de atingir objetivos ou finalizar tarefas.

Temos a tendência natural de evitar tarefas chatas, que não gostamos, e acabamos priorizando outras que nem sequer são urgentes.

Este modelo mental atrapalha o nosso discernimento do que é urgente, o que deve ser tratado como uma prioridade, e nos deixa perdidos em qual tarefa começar primeiro.

Precisamos ter em mente que uma tarefa simples, se não resolvida em tempo, pode virar um problema sério, e que você poderia ter evitado se tivesse resolvido mais cedo quando ainda era um problema de fácil solução.

Um ponto importante a ressaltar é que nos dias atuais estamos sendo bombardeados de tarefas, reuniões, distrações no celular, streamings, e diversos outros objetos de desvio de foco, o que deixa a tarefa de não procrastinamos cada vez mais difícil.

O aliado mais forte para evitar a procrastinação é a disciplina, com ela você pode manter um hábito interessante como por exemplo programar suas atividades e ter como foco honrar seus compromissos, isso já pode ser considerado uma vitória, pois você já está dando o primeiro passo.

Eu sei que não é uma tarefa fácil, mas trago para vocês algumas técnicas que podem te ajudar a vencer a procrastinação:


  1. Organize as tarefas por fazer: Crie uma lista de tarefas com prazos realistas para cada uma. Evite prazos apertados demais, pois isso pode aumentar a procrastinação.
  2. Divida a massa de trabalho em tarefas menores: Transforme grandes projetos em etapas menores e mais gerenciáveis. Isso torna o processo menos assustador e mais fácil de abordar.
  3. Mude de ambiente: Às vezes, mudar de local de trabalho pode ajudar a aumentar a produtividade e evitar a procrastinação.
  4. Esteja perto de quem não procrastina: A influência social pode ser poderosa. Trabalhar perto de pessoas produtivas pode motivá-lo a manter o foco.
  5. Evite distrações: Desligue notificações, redes sociais e outras distrações enquanto trabalha.


Pode parecer cansativo conseguir manter a linha seguindo estas premissas, mas se você não começar a se mexer, não vai progredir em nunca.

Eu tenho certeza que se você se esforçar e começar a dar um passo de cada vez, sentirá que ficará mais produtivo e vai ver com os próprios olhos quantos objetivos vai atingir sem nem se dar conta!


Assuntos comentados na semana que eu achei interessante:




O livro indicado da semana:

Este livro aborda o tema procrastinação de uma forma muito fácil de entender, além de trazer dicas práticas de como você pode contornar este hábito como um profissional acima da média:

Se você curtiu esta newsletter, compartilhe, comente, me envie mensagens, terei o prazer de responder a você. Este engajamento ajuda muito para que meu texto chegue a mais pessoas e assim formamos uma rede de desenvolvimento forte e construtiva, gratidão!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos