15 Passos Como começar a trabalhar com o que gosta?
É comum encontrarmos na internet relatos de pessoas que tinham um bom emprego e estabilidade financeira e jogaram tudo para alto para trabalharem com algo que gostavam. Essa é uma realidade muito distante para a maioria das pessoas que precisam de um salário para viver, é verdade, mas isso não é motivo para desistir.
Quem tem o sonho de trabalhar com o que gosta mas não consegue largar o emprego, pode começar aos poucos, nos horários livres, como depois do expediente ou nos finais de semana.
No início pode ser cansativo, chamo este período de “zona de sacrifício”, mas com o tempo você verá que seus esforços valeram a pena e chegará a “zona de satisfação”, que tal?
Pra te ajudar nesta jornada, preparei um passo a passo com 15 sugestões para que você comece a trabalhar com o que gosta finalmente:
1- Analise a sua infância - Este período da sua vida explica muitos traços da sua personalidade. Portanto, recorde sua infância, lembre de suas atitudes e do que gostava quando era criança. É provável que sua paixão tenha dado indícios nesta época.
2- Identificar suas Habilidades e Interesses pessoais - Somente pessoas que sabem realmente o que querem e que se conhecem profundamente conseguem seguir uma carreira como sempre sonharam. Esse Autoconhecimento é primordial neste início.
3- Peça feedback a amigos e familiares - Converse com seus familiares e amigos sobre o assunto e peça a opinião deles, saber ouvir e filtrar é muito importante, você pode colher informações que passaram despercebidas.
4- Invista em Autoconhecimento - Fazer um bom processo de coaching ou uma terapia, vai te ajudar a se entender melhor, como os seus sentimentos, suas reações de tal forma, seu comportamento natural. Fazer uma listas das coisas que você prefere e gosta de fazer, sua tendências, como tipo de estilo de vida, esportes, leitura, o que gosta de estudar e etc...
5- Simplifique a idéia de encontrar sua Paixão - Nem sempre a ficha caí rapidinho, Hoje em dia muitas pessoas estão em buscam de trabalhar com o que ama, fazem 1, 2, 3 faculdades e nada… Não coloque pressão sobre você, faça listas, vá anotando os gostos, que uma hora virá. Relaxe.
6- Pesquise sobre a sua Paixão - Tendo ela definida, é hora de pesquisar sobre a mesma. Agora que você ainda tem dúvidas, também pesquise, escolhe por exemplo 3 possíveis Paixões e research nelas! Busque informações de diferentes fontes, internet, livros, pessoas.
7– Descubra como lucrar com sua Paixão - Gaste algum tempo coletando idéias, olhe para sua paixão de diversos ângulos, com a sua perspectiva, a perspectiva do comprador, a perspectiva do usuário final e a perspectiva da audiência. Para transformar algo que se adora em um negócio, é preciso determinar como se faz dinheiro com isto.
8– Converse com quem já fez o que você quer fazer - Conversar com alguém que já está no mercado e que tem a mesma paixão que você lhe permite descobrir os revezes que lhe esperam, o que vai lhe ajudar a descobrir como criar um modelo de negócio.
9- Pense fora do ambiente de trabalho - O que você gosta fora do ambiente de trabalho? O que ler no seu tempo livre? O que gosta de assistir? Qual é o seu hobby? Abra a sua mente para novas possibilidades!
10- Prepare-se para trabalhar com o que gosta - Se você deseja começar em uma nova área, para trabalhar com o que gosta, busque Conhecimento. Procure cursos, formação, um mentor, se qualifique!
11- Estude a fundo - Se você está interessada em trocar de carreira, é interessante ter algumas aulas ou uma instrução profissional sobre a área que quer atuar. Desta forma, as pessoas podem se certificar de que tal carreira realmente é para elas.
12- Planeje sua jornada - É preciso ter coragem, para se observar e perceber que para ser mais feliz tem que mudar. Porém não jogue tudo para o alto e recomece! É preciso Planejar, comece aos poucos, quando você sentir que já é possível “trocar” de profissão, então faça a troca.
13- Seja destemida e Faça Acontecer - Criar uma carreira pode ser um projeto desafiador e até mesmo assustador, mas você não pode ter medo de mergulhar afundo neste processo. Experimente, se cometer alguns erros, prossiga, você está aprendendo e evoluindo.
14- Não tente fazer tudo sozinha - A maioria pensa que fazer algo que gosta exige iniciar seu próprio negócio, empreender, mas nem sempre este é o caso. Um outro caminho é encontrar uma empresa, companhia ou projeto que já faça algo que você adora, e tentar um emprego lá. Não tenha medo de “começar por baixo”. E se sua decisão for para o empreendedorismo, você pode arrumar sócios, parceiros de negócio!
15- Tenha Paciência - Quem está perseguindo seu sonho tem que estar preparado para os problemas iniciais que certamente virão. É preciso ter paciência, já que pode levar algum tempo entre o início do novo negócio e o esperado lucro que lhe permitirá abandonar o emprego que você não gosta.
Acredito que se você cuidar de cada passo explicado acima, você terá uma grande chance de começar trabalhar com o que você gosta!
Comenta abaixo qual desses passos você vai dá ainda esta semana?
Beijos no coração
Jamylle Andrade Rappke