15 perguntas para você se fazer antes de aceitar uma oferta de emprego
Parabéns! Você conseguiu a oferta de emprego!! Isso fala muito sobre você profissionalmente! Mas o desafio não terminou. Ainda falta decidir é o que você vai fazer com essa oferta...
Infelizmente vejo muitos profissionais, mesmo aqueles que não precisam e/ou nem estavam pensando em mudar de emprego, aceitarem a oferta recebida, muitas vezes sem pararem o suficiente para pensar e toda a situação. Por isso sempre recomendo que, antes de se aceitar uma oferta de emprego, todo profissional faça tem uma coisa muito importante e pessoal para ter certeza que está tomando a decisão certa, pelos motivos certos, alinhada às suas necessidades: reservar alguns minutinhos para responder 15 perguntas antes de tomar sua decisão sobre a oferta recebida.
Pense no curto prazo:
1. Qual é o propósito da mudança? Você está fugindo de alguma coisa que não quer ou indo para uma coisa que quer? Fugir de alguma coisa costuma ser o motivo errado para esse tipo de decisão
2. Você entendeu totalmente as expectativas para a posição? O trabalho em si será satisfatório?
3. Do ponto de vista financeiro, o salário oferecido + pacote de benefícios fazem sentido? Se não, qual é a razão pela qual você estaria aberto(a) a pagar esse pedágio? A posição tem potencial financeiro a médio prazo?
4. A empresa oferece oportunidades de crescimento profissional futuro?
5. A cultura e os valores da empresa parecem estar de acordo com seus próprios valores?
6. Qual é a reputação da empresa? Pelo que ela é conhecida?
7. A empresa fornecerá os recursos necessários para seu sucesso na posição? Quais são as chances de sucesso? Você conhece o histórico de sucesso de outros profissionais nessa posição, ou mesmo na empresa?
8. Você sentirá orgulho de estar associado à marca, produto e/ou serviços da empresa?
9. Seu novo gerente parece ser uma pessoa humana e solidária em quem você poderia confiar e de quem poderia aprender?
10. A posição desafiará você? Ela utilizará seus talentos e habilidades? Você sente que será capaz de agregar valor?
11. O ambiente de trabalho será favorável para sua personalidade e estilo de trabalho?
12. Há algum problema potencial que você pode prever ao aceitar a posição? Se sim, como você poderia evitá-lo e/ou superá-lo?
Pense no longo prazo:
1. Essa posição é uma mudança de carreira de longo prazo?
2. O que a posição oferece em termos de experiência e/ou conexões ajuda a posicionar você para seus objetivos de carreira?
3. Quanto tempo você precisará permanecer nessa empresa/ posição para conquistar essas vantagens?
Uma mudança de emprego é uma decisão muito importante. Se você estiver em condição de não ter que aceitar qualquer oferta, não deixe a ansiedade assumir a responsabilidade e falar por você! Responda cada uma das perguntas acima e tome sua decisão com mais segurança!
Fica o convite à reflexão!
-------------------------------------------------------------------------------------------
Nora Mirazon Machado - sou formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com MBA em marketing pela FGV e especializada em liderança pela Harvard Business School. Tenho mais de 25 anos de experiência como executiva de Marketing. Atuei em empresas renomadas como Pepsico, Adams e Danone.
Há três anos encontrei na integração entre marcas, pessoas e carreiras, a área ideal para colocar minha experiência em prática. Empreendi, e sou co-fundadora da Trilogie, empresa de Branding e Carreira, que tem como propósito ampliar a visão de empresas e profissionais em relação à uma gestão mais consciente e estratégica das carreiras.
Trabalho como Mentora e Estrategista de Carreira e Marca Pessoal, orientando empresas e profissionais no planejamento de estratégias de carreira, desenvolvimento de estratégias de employer branding, marcas pessoais e reputação.