16 Tipos de Conteúdos para seu escritório gerar leads.
O que é um conteúdo para geração de Leads e por que isso importa?
Qual é o objetivo do seu negócio com Marketing Digital? É provável que você responda que é gerar demanda para seus serviços. Em outras palavras, atrair oportunidades de negócio através dos seus canais online.
Mas talvez você já tenha percebido que, para isso, não basta apenas ter um website. Infelizmente, esse é um erro que muitas empresas cometem: para trabalhar suas estratégias digitais, utilizam apenas um formulário de contato em uma das páginas do site.
Acontece que essa não é a única forma de converter seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento com ele. Uma ótima oportunidade é você utilizar conteúdos para atrair e converter estes Leads.
Esses conteúdos, que no Marketing Digital costumamos chamar de materiais educativos, ofertas ou conteúdos ricos, são uma forma inteligente de gerar Leads para o seu negócio, pois tudo o que você precisa fazer é criá-los e disponibilizá-los em troca de alguma informação dos visitantes.
Talvez você esteja se questionando: e que tipo de conteúdo devo utilizar para atrair e converter Leads para o meu negócio?
A verdade é que esta pergunta tem muitas respostas e a primeira coisa que passa pela cabeça de muita gente é que é necessário escrever um eBook.
Mas saiba que há uma infinidade de materiais que você pode criar para este fim. E, se você está pensando que não tem tempo, orçamento ou equipe para fazer isso, saiba que você pode começar inclusive oferecendo conteúdo que você já tem.
Além disso, há também diversas ferramentas (algumas até gratuitas) que ajudam você a criar muitos tipos de material com pouco ou nenhum esforço: são aplicativos para desenvolver animações, podcasts, planilhas, calculadoras, infográficos, webinars e outros formatos que vão além do clássico eBook.
Aqui, na AGÊNCIA LCP, produzimos materiais ricos semanalmente. Além de eBooks, também desenvolvemos outros formatos de conteúdo, que oferecemos em nossa página de Materiais Educativos.
Por isso, resolvemos ajudar você a começar - ou a alavancar - a produção de conteúdo na sua empresa: selecionamos 16 ideias de formato de oferta para você mesmo produzir seu conteúdo rico.
De forma simplificada e sem a necessidade de grandes investimentos, mostramos como você mesmo pode criar diversas formas de materiais. Basta escolher qual é o formato mais adequado para seu tipo de negócio.
Antes de começar
Antes de começar a mostrar as ideias de ofertas, vamos dar um pouco de contexto e base para você extrair o maior ROI (retorno sobre o investimento) possível de seus materiais.
Ofertas Diretas e Ofertas Indiretas
Existem basicamente dois tipos de oferta: as diretas e as indiretas.
As ofertas indiretas são mais focadas nas primeiras etapas da jornada de compra e não costumam abordar diretamente a solução ou produto empresa.
Geralmente, são materiais ricos que fazem parte da jornada de compra de um Lead.
Exemplos de ofertas: eBooks, webinars, hangouts, kits, templates, ferramentas, quizzes, pesquisas, estudos e outros formatos de conteúdos educativos.
Já as ofertas diretas são mais focadas na compra. Geralmente, são voltadas para Leads que já conhecem o problema que enfrentam e entendem qual é a solução para esse problema. Ou seja, que estão prontos para conversar com um vendedor ou considerar a compra de um produto.
Exemplos de ofertas: venda de produtos/serviços, formulário de contato, avaliações, diagnósticos etc.
Landing Pages onde de tudo começa
As Landing Pages são páginas que têm o objetivo de fazer com que o visitante realize uma conversão e se torne um Lead. Mas por que utilizar Landing Pages? As páginas do site já não fazem este trabalho?
Na verdade, a diferença entre as Landing Pages e outras páginas do seu site é que estas últimas visam a apresentar um panorama geral do seu negócio. Geralmente, possuem um menu superior com botões que levam até outras páginas, como contato, institucional, notícias etc.
Já as Landing Pages servem especificamente para converter os visitantes. Por isso, são tão estratégicas para um negócio que utilize os meios digitais para realizar ações de marketing.
Mas, para que cumpra seu objetivo com eficiência, uma Landing Page precisa seguir uma série de preceitos, como título e subtítulos atrativos, imagens relacionadas à oferta, um formulário que peça dados estratégicos etc. Você pode consultar estas boas práticas nos eBooks.
A seguir, abordaremos conteúdos que podem ser utilizados tanto para ofertas diretas quanto para ofertas indiretas.
Tipos de Conteúdos:
1- eBooks
Os eBooks estão entre as ofertas mais clássicas para geração de Leads e são os materiais que mais utilizamos aqui na Agência LCP. Eles permitem que você trate de um tema de uma forma mais aprofundada e que explore este assunto em um nível que provavelmente não faria em um post no blog.
Uma boa estratégia para produzi-lo - e que costumamos usar aqui na Agência LCP - é pensá-lo como se fossem diversos posts, para depois reuni-los e diagramar o eBook.
Também é um bom formato para utilizar em um Co-Marketing com outra empresa, pois a produção pode ser dividida, facilitando o trabalho.
2- Infográficos
É um conteúdo que mistura texto e imagem, o que o torna mais dinâmico e gera bastante valor para a audiência. É um formato especialmente utilizado para a apresentação de números, dados, pesquisas etc. Há muitas ferramentas gratuitas que ajudam na criação de um infográfico, bastando ter as informações certas e um pouco de conhecimento em design.
O infográfico, muitas vezes, é oferecido em blogs sem que haja necessidade de conversão. Nesse caso, o objetivo, além de gerar tráfego, é fazer link building, ou seja, fazer com que outras pessoas compartilhem o infográfico em outros sites e blogs e referenciem o seu site como fonte. Neste caso, para facilitar, informe o código para que os visitantes o compartilhem e gerem backlinks para seu site.
Porém, você pode oferecê-lo também como material educativo e, desta forma, gerar Leads. De qualquer forma, o infográfico deve seguir a identidade da empresa. A formalidade ou informalidade do layout vai depender do seu mercado de atuação.
3- Kits
Existem dois tipos de kit. O primeiro consiste em elencarconteúdos que já existem e que já foram lançados em outras ocasiões e reuni-los em um único lançamen-to. Podem reunir materiais complementares sobre o mesmo tema tanto para o público geral quanto para um segmento específico.
Esse modelo possui um baixo custo de produção, pois,como os materiais já estão prontos, basta preparar o lançamento (Landing Page, Thank You Page, email, etc.).
Já o segundo tipo consiste em produzir dois ou mais conteúdos complementares sobre um tema, como um eBook, uma planilha, uma ferramenta e um eBook etc.
4- Pesquisas e estudos
Pesquisas e estudos também são formatos bastante difundidos e comuns em determinados mercados.
Durante muito tempo, nos acostumamos a vê-los em revistas e outros meios, mas sabemos que esse tipo de publicação nem sempre é viável e muitas vezes não explora o potencial que tem.
No contexto do Marketing Digital tudo fica consideravelmente mais fácil, e qualquer empresa consegue fazer uma pesquisa sobre determinado assunto e publicá-la.
5- Quiz
Quiz é um formato que gera bastante engajamento com Leads. É relativamente fácil de fazer caso use a ferramenta correta e, dependendo de como for formatado, pode entregar bastante valor ao final.
Vale mencionar que, quando instiga o usuário a compartilhar o seu resultado, o quiz costuma ter alto potencial de viralidade.
Recomendados pelo LinkedIn
6- Checklist
São listas que auxiliam as pessoas na realização de alguma tarefa específica. A ideia principal é que existem diversas dores de seu público-alvo que podem ser resolvidas simplesmente auxiliando esse público a organizar e planejar suas tarefas de forma visual.
Como checklists são bastante abrangentes, você pode utilizá-las em várias ocasiões. Aproveite para auxiliar seus Leads a fazerem algo que você sabe fazer bem e que o ajudarão a passar pela sua jornada de compra.
7- Newsletters/Novidades/Dicas rápidas
Este tipo de conteúdo consiste na oferta de emails. Você pode criar uma Landing Page ou um formulário de cadastro em alguma página do seu site para a inscrição. No caso das novidades e dicas rápidas, você pode automatizar o trabalho para que os Leads convertidos entrem num Fluxo de Automação de emails.
A partir daí, nutra os visitantes com o que há de novo no seu site (novos produtos, serviços etc.). Você também pode enviar dicas rápidas, principalmente se você oferece um serviço e não um produto. A ideia é usar o know-how que você já tem.
Já no caso da newsletter, a ideia é enviar periodicamente (diariamente, quinzenalmente ou mensalmente) em um email com alguns materiais produzidos por você ou que você ache interessante para seu público. Procure selecionar materiais de diferentes estágios do funil para que sua audiência se interesse por pelo menos um deles.
8- Artigos técnicos ou leis comentadas
É uma versão comentada ou simplificada de algo muito técnico para um público leigo no assunto. O ideal é utilizar este tipo de conteúdo para auxiliar uma outra área a entender algo técnico ou estudar para algum concurso.
Uma ideia é oferecer, além do conteúdo técnico ou lei, anotações sobre o conteúdo, intercalando-os com a parte técnica. Mas deixe claro o que é texto e o que é comentário.
9- Dicionários de termos da área/Glossário
Uma lista completa de termos específicos e interessantes do seu segmento. Utilize-a quando a sua área tiver uma linguagem própria, muitas expressões e/ou termos técnicos. Novas pessoas na área podem se perder e o dicionário é um bom material para fazer esse auxílio.
Você pode criar uma lista de palavras em algum editor de texto, organizá-la em ordem alfabética e criar links dentro do arquivo. Para facilitar a navegação, transforme o arquivo em PDF.
10- Série de vídeos
É verdade que compartilhar os vídeos diretamente nas plataformas pode gerar um alcance muito maior do que promovê-los por meio de uma Landing Page. Contudo, o contrário pode gerar muito mais oportunidades de negócio para sua empresa.
Lembre-se de que tudo depende do formato. Um vídeo curto provavelmente não é um material rico o suficiente para você promovê-lo por meio de uma Landing Page e, nesse caso, é melhor subi-lo diretamente nas plataformas.
Já uma videoaula densa, uma entrevista longa ou uma série com vários vídeos sobre determinado assunto podem ser reunidas em um material rico e utilizadas como iscas para geração de Leads. No caso da série, o usuário se cadastra na Landing Page e recebe com determinada periodicidade - semanal, quinzenal, mensal etc. - vídeos que geralmente estão relacionados a uma temática única.
11- Lista de ferramentas e sites úteis
É uma coletânea de sites, aplicativos e/ou blogs que serão interessantes para a sua persona. É um conteúdo fácil de montar e também estratégico, pois indica ao usuário vários outros materiais que podem ajudá-lo.
Para criar a planilha, faça um compilado de sites, ferramentas, blog, apps, eventos, festivais, personalidades da área, grupos do Facebook. Depois, separe-os em categorias e prepare breve descrições e informações sobre cada site ou ferramenta.
12- FAQ
Muitas empresas costumam ter uma seção de FAQ (perguntas mais frequentes) para responder as principais dúvidas do público-alvo sobre os produtos e serviços oferecidos. Nesta seção, as pessoas podem se informar sem necessariamente terem que recorrer a um vendedor da empresa.
Mas, se você vai gerar esse conteúdo, por que não o oferecer em troca de um contato dos seus visitantes? Você pode, por exemplo, criar um PDF ou webinar para tirar as dúvidas sobre os produtos ou serviços e colocá-los em uma Landing Page. Ou, caso você tenha uma página específica de FAQ em seu site, você pode colocar Calls-to-Action (CTAs ou chamadas para a ação) na página com alguma oferta para que os visitantes convertam ali.
13- Ferramentas e planilhas
Ferramentas e planilhas são conteúdos que ajudam seu público-alvo a resolver problemas específicos que um material menos prático, como um eBook ou um webinar, não poderia.
Geralmente, envolvem cálculos e outros processos mais complexos. A grande diferença entre elas é que, enquanto as planilhas podem ser feitas em programas como Excel e Google Sheets sem maiores complicações, as ferramentas vão exigir um programador para serem desenvolvidas.
Você pode oferecer tanto ferramentas e planilhas criadas para ajudar sua audiência quanto aquelas que sua equipe utiliza internamente, mas que também podem ser úteis para seu público. Além disso, elas podem ser parte da solução que seu produto ou serviço oferece. Neste caso, têm ainda um papel importante de avançar o Lead no processo de compra, pois dão um “gostinho” de como o trabalho seria melhor com a solução completa.
14- Podcast
São gravações em áudio que abordam determinado tema e que são disponibilizadas para o público-alvo. Podem ser tanto uma discussão com vários participantes como com apenas um integrante.
Muitas vezes, os podcasts são oferecidos em posts de blog, mas você pode utilizá-los como a oferta de uma Landing Page. Para torná-los mais atrativos, convide autoridades da sua área e realize uma entrevista.
15- Templates e modelos
Templates e modelos são conteúdos prontos para serem usados em qualquer contexto, como apresentações, modelos de contrato, planilhas ou qualquer coisa que facilite determinado trabalho. Funcionam muito bem para gerar Leads de qualidade por conta do seu apelo extremamente prático.
Assim como as ferramentas e planilhas, a maioria das empresas constrói uma série de templates e modelos para seus próprios processos internos e pode oferecê-los como material também para seus clientes bastando fazer poucas adaptações, como adicionar um texto autoexplicativo ou um conteúdo instrucional.
16- Catálogo de soluções
Um catálogo de soluções nada mais é que um apanhado de serviços que o seu escritório oferece, listados com a descrição de cada um.
Se você já possui um catálogo de produtos ou de serviços que a sua empresa oferece, disponibilizá-los em uma Landing Page é questão de poucos minutos: basta escolher o modelo da sua página e customizá-lo à sua preferência. Você ainda aproveita e gera Leads bastante quentes, já na fase de decisão de compra.
A produção de conteúdo é apenas o início
Antes de começar a mostrar as ideias de ofertas, vamos dar um pouco de contexto e base para você extrair o maior ROI (retorno sobre o investimento) possível de seus materiais.
Outro ponto importante é que não basta apenas produzir o conteúdo e colocá-lo na Landing Page. É necessário levar visitantes para sua página e, para isso, uma boa distribuição é elemento chave na geração de Leads.