#18 Oi? Vieses inconscientes da liderança?
"Um viés é uma forma tendenciosa de pensar, isto é, em peso desproporcional contra ou a favor de um determinado grupo de pessoas, cultura ou ação, que pode ser considerado, muitas vezes, injusto devido ao tratamento desigual."
Dito isso, os vieses inconscientes nada mais são do que preconceitos, pensamentos tendenciosos ou estereótipos sociais que acabam se formando sem que possamos perceber.
“Nos concentramos muito no que conhecemos e ignoramos o que desconhecemos, o que nos faz confiar demais em nossas crenças”. Daniel Kahneman
Segundo o Instituto Kirwan para estudo de raças e etnias, “tais vieses, que englobam avaliações favoráveis e desfavoráveis, são ativados involuntariamente e sem a consciência ou controle intencional de um indivíduo”.
Mas eu sou uma pessoa boa... Como isso acontece? Por que ?
Somos impactados cada vez mais por mais informações, produzindo escolhas e tomadas de decisão. São muitos dados e o nosso cérebro apela para atalhos mentais para cumprir sua função mesmo dentro de sua capacidade limitada de processar essas informações rapidamente. Esses atalhos são construídos ao longo da vida, por meio das experiências que vivemos.
"90 segundos já são mais que suficientes para termos uma forte opinião formada sobre quem está na nossa frente. “How to Connect in Business in 90 Seconds or Less” - Nicholas Boothman
Como resultado, os vieses inconscientes podem ter uma grande influência nos limites impostos por nossas crenças e comportamentos. E, na nossa vida profissional, eles podem afetar o modo como contratamos, interagimos com os colegas e tomamos decisões empresariais.
Pensando nisso, na sua liderança, como você tem...
*definido as contratações da sua área?
*definido a distribuição de projetos?
*definido a sequência de promoções?
*definido a sua sucessão?
Na imagem acima estão os benefícios de quando a liderança usa ferramentas cientificamente comprovadas, dedicação, sensibilidade, curiosidade, interesse e autenticidade para apoiar o processo de crescimento dos seus colaboradores.
Mas não é sempre assim.
Existem mais de 180 vieses identificados pelos especialistas, inclusive pelos mais conhecidos pioneiros no assunto, Daniel Kahneman e Amos Tversky, que impactam diretamente a sua liderança a sua tomada de decisão.
“Podemos estar cegos para o óbvio e cegos também para a nossa cegueira”. Daniel Kahneman
Para saber se você está sob o efeito de vieses inconscientes, esses padrões de pensamento que temos de forma subconsciente e que podem afetar a clareza do nosso julgamento, avalie se você se enquadra em algum desses abaixo, que destaco como introdução a este estudo.
1. Efeito Auréola
Esse viés surge quando a nossa forte impressão geral de alguém - tanto positiva quanto negativa - atrapalha nosso julgamento, mesmo frente a novas evidências que apontem para o contrário.
Ex: "Poxa, fulano é tão esforçado, precisa tanto desse emprego, vou avaliá-lo bem".
2. Efeito Afinidade
Esse viés surge quando o nível de proximidade a uma pessoa ou um grupo influencia positivamente ou negativamente - no caso de pessoas que temos baixa afinidade - o nosso julgamento, mesmo quando evidências apontem ao contrário.
Ex: "É muito mais fácil avaliar quem eu tenho mais contato no dia a dia. Construí vínculos mais fortes com fulana."
Recomendados pelo LinkedIn
3. Viés da Ancoragem
É a tendência de se agarrar à primeira informação, ou uma referência do passado, na hora de tomar decisões. Esta, influenciará o julgamento de tudo que se segue.
Ex: "Só eu sei como foi quando o vi pela primeira vez e a primeira impressão é a que fica."
4. Viés da Confirmação
Tendência de procurar maneiras de justificar suas crenças existentes. Esse é um ato inconsciente de buscar referências e ideias que se encaixam em nossos preconceitos. Enquanto que, ao mesmo tempo, ignoramos e desconsideramos os que não vão ao encontro do nosso ponto de vista.
Ex: "Você disse exatamente o que eu penso. A gente é muito parecida mesmo".
5. Viés de Recência
Esse viés surge quando damos mais importância a evidências que aconteceram no passado recente do que evidências que aconteceram há mais tempo.
Ex: "Gestão do tempo não é o forte do beltrano. Ultimamente, ele não entrega nada no prazo".
Você se reconheceu em algum desses vieses?
"Sempre que houver um simples erro que a maioria dos leigos cai, há sempre uma versão ligeiramente mais sofisticada do mesmo problema que os especialistas caem." Amos Tversky
Tem vários outros para você conhecer: Declinismo, Hipótese de Mundo justo, Viés de Grupo, Efeito Placebo, Efeito Espectador, Maldição do Conhecimento, Viés de Negatividade, Otimismo, Pessimismo... Enfim, vale a pesquisa.
E ainda tem os de gênero, raça, cor, crença, etarismo, aparência e tudo que se opõe a inclusão de verdade hoje em dia.
No fim do dia, como fugir desses vieses que levam a liderança a cometer erros, às vezes irreparáveis nos seus times?
E acima de tudo, que os seus pensamentos, sentimentos, palavras e atos estejam conectados com a sua missão de contribuir para o crescimento das pessoas que cruzam os eu caminho.
Que outros antídotos você usa para driblar os vieses inconscientes?
#soulidereagora #presente #dare2bleader #escolhas #oproximopasso #ofuturoagora #liderança #lider #autoliderança #gestaodepessoas #carreira #sabotadores #viesesinconcientes
Regina Oliveira é especialista em liderança humanizada e fundadora da Dare Station: uma iniciativa voltada para preparação de líderes humanizados e ousados. contato@darestation.com.br