#2 – Por Dentro da Plataforma - Como o Adwords Funciona?
Para você entender como funciona o Adwords, preciso que você coloque a sua memória para funcionar neste momento.
Lembre comigo:
• Quando você faz uma busca no Google o retorno da pesquisa é composto por diversos links, não é mesmo?
Esses links são os endereços de sites que, provavelmente, possuem as respostas para o que você procura.
Entre esses links aparecem alguns endereços no topo da página ou no final com a palavra “anúncio”, grifada em amarelo. Esses são os links patrocinados, ou links de anúncios Adwords.
Lembrou?
Com os links patrocinados detectados na página de retorno de pesquisa do Google, precisamos entender como isso acontece.
Ficou curioso? Então já é hora de desvendarmos esse mistério.
O Google Adwords, como você aprendeu na primeira fase desse artigo, é a plataforma de links patrocinados do Google. Como não poderia ser diferente, o Adwords trabalha em conjunto com o Buscador.
Funciona mais ou menos assim:
• Buscador: É o sistema de buscas do Google, onde usuários procuram por informações dos mais diversificados assuntos.
• Anúncios Adwords: O Adwords é a plataforma de links patrocinados, onde anunciantes criam campanhas dos mais diversos tipos de produtos e serviços.
• Junção: Ao fazer a junção das duas plataformas, o Google trabalha como um interceptador de informações. Ele detecta o interesse do usuário e o direciona a possíveis soluções inscritas em sua base de dados, dentre as opções, estão os anúncios Adwords.
Conseguiu captar a ideia? O Google coloca em uma ponta da linha o interesse do usuário e na outra ponta os seus anunciantes. A partir da detecção de interesse do usuário e de prováveis soluções apresentadas pelos anunciantes, ele promove o encontro.
Tudo isso, sempre baseado no que é um dos objetivos centrais da empresa:
• Entregar a melhor experiência possível ao usuário, além disso, proporcionar uma melhor qualidade na captação de tráfego para o anunciante, ou seja, a partir das possibilidades de segmentação da plataforma, o seu anúncio só será exibido como opção de resposta na página de retorno do Google se quem procurar estiver, realmente, interessado no que você oferece.
Preciso te dizer que nem tudo é tão simples assim, existem outros critérios e questões que compõe a base do Adwords. Para aparecer na página de retorno do Google é necessário atender uma série de padrões de qualidade, mas não se preocupe, pois vamos abordar o assunto ao longo do conteúdo.