20.01.2025 - Novidades sobre Eletromobilidade com apoio de Parkstrom e Cavalho & Furtado Advogados

Bom dia! Aqui você encontra novidades relevantes para a eletromobilidade consolidadas pelo LEMOB

Assine e receba diariamente nossa newsletter exclusiva, onde o LEMOB consolida últimas notícias, avanços tecnológicos e dicas práticas mais relevantes sobre eletromobilidade. Fique por dentro do que acontece em tempo real na vanguarda da transformação sustentável.

Se você gostou do nosso informativo, curta, compartilhe e recomende.

Com Apoio de Parkstrom e Carvalho & Furtado Advogados

Automóveis

Ferrari elétrica já se ouve perto de Maranello. O modelo que será apresentado este ano terá uma espécie de som simulado.

BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China. A BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo e líder de vendas na China em 2024, apresenta seus novos carros-bandeira: os modelos Han L e Tang L. Ambos foram responsáveis por marcos importantes para a marca: o Tang foi o primeiro SUV chinês NEV com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos, e o Han foi o primeiro carro chinês a atingir a mesma velocidade em aproximadamente 3 segundos. Mais detalhes nesse artigo.

Honda: Carros elétricos da “Série 0” recebem um design marcante e independente. A Honda deu uma prévia dos dois primeiros modelos de sua nova linha de carros elétricos “Série 0”. Todos os modelos devem ter um design marcante. (EN)

Zeekr X: o carro elétrico mais seguro testado pelo Euro NCAP em 2024. Recém lançado no Brasil, SUV elétrico da marca chinesa superou o primo Volvo EX30 nos testes de segurança.

BMW M4 Coupe será totalmente elétrico em 2029, ao contrário da linha M3. Com o codinome ZA2, o próximo BMW M4 Electric Coupe deve chegar em 2029. Até lá, a marca alemã lançará o BMW M3 Electric (ZA0). No entanto, enquanto a linha M3 também terá vários modelos com motores a combustão, espera-se que a família M4 use apenas motores elétricos.

Tesla Cybertruck importado é apreendido pela polícia no Reino Unido, considerado perigoso e ilegal.

Mazda 6e chega à Europa. Depois do MX-30, o Mazda 6e é o próximo reforço da gama eléctrica da Mazda. A primeira berlina 100 eléctrica do construtor nipônico chega à Europa em 2025. O Mazda6e estará disponível com duas opções de motorização elétrica, ambas de tração traseira. A primeira inclui um motor de 255cv, que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos, combinado com uma bateria de 68,8kWh, oferecendo uma autonomia estimada de 483 km e um tempo de recarga de 10 a 80% em apenas 22 minutos usando um carregador DC de 200kW. Já a versão Long Range conta com um motor de 241cv e uma bateria maior de 80kWh, que – como o nome indica – proporciona uma autonomia melhorada de 555 km. No entanto, curiosamente a versão de maior autonomia (e maior bateria) apenas suporta carregamentos até 95kW, contra os 200kW da versão standard. leva 45 minutos para recarregar de 10 a 80%. É também dois décimos de segundo mais lenta para atingir os 100 km/h (7,8 segundos). Ambas as versões disponibilizam 320 Nm de binário.

______________________________

Motocicletas

Livewire inicia vendas na Europa de sua motocicleta elétrica S2 Alpinista. A LiveWire, marca Harley-Davidson que se dedica exclusivamente à comercialização de motos elétricas, acaba de colocar à venda um novo modelo no mercado europeu e no mercado norte-americano: o Alpinista S2. A empresa define esta nova motocicleta elétrica como uma fusão das vantagens oferecidas por uma superbike e uma motocicleta turismo. O seu preço na Espanha começa nos 19.148 euros.

______________________________

Frotas / Caminhões / Ônibus

A Daimler Truck traz o eActros 600 para sua própria frota de aluguel de caminhões. Sob a marca CharterWay, a Daimler Truck na Alemanha oferece soluções rápidas e flexíveis de um dia a três anos com uma frota de cerca de 6.000 veículos - incluindo caminhões elétricos. Em 2025, está previsto adicionar mais de 100 eActros 600 elétricos à frota.

A prestadora de serviços de logística internacional Dachser está colocando em uso prático seu 100º caminhão elétrico com peso total de mais de 3,5 toneladas. (EN)

______________________________

Infraestrutura / Tópicos de carregamento

Huawei apresenta braço robótico para recarga autônoma de veículos elétricos. Com um sitema inovador onde permite que o motorista não saia do carro, a Huawei inovou no setor automotivo ao apresentar um braço robótico não tripulado, projetado para realizar o carregamento de veículos elétricos.

______________________________

Condução autônoma

A BYD enviará recursos do Autopilot para toda a linha, do Seagull ao Yangwang U8, em 2025. A BYD começará a fornecer a direção inteligente NOA (Navigate on Autopilot) para toda a sua linha em 2025, diz um relatório. A BYD quer "democratizar" o acesso à direção inteligente L2+ implantando-a até mesmo nos EVs mais baratos, como o BYD Seagull de 68.900 (9.500 USD). (EN)

______________________________

Embarcações

Ferry totalmente elétrico planejado para Heligoland (Alemanha). A empresa irmã de Stralsund, Ostseestaal and Ampereship, desenvolverá e construirá uma balsa elétrica-solar para a empresa do projeto do porto de Helgoland. O chamado Dune Ferry tem como objetivo conectar a ilha de Heligoland, no Mar do Norte, com a ilha vizinha de Düne. (EN)

______________________________

Bateria / Reciclagem / Lítio

CustomCells e Kreisel Electric desenvolvem células de bateria. O fabricante alemão de células de bateria e o especialista austríaco em sistemas de bateria decidiram cooperar. Juntos, eles querem desenvolver dois projetos de células específicos para o cliente, com foco em veículos elétricos off-road. (EN)

Vianode assina um acordo de fornecimento de longo prazo multibilionário de USD para grafite de ânodo de grau de bateria EV com a GM. A Vianode, uma empresa de materiais avançados para baterias, foi selecionada como fornecedora estratégica de soluções de grafite de ânodo de alto desempenho para a General Motors (NYSE: GM). O acordo abrange o desenvolvimento de capacidade de fabricação em larga escala e o fornecimento de grafite de ânodo sintético até 2033.

Amprius apresenta nova célula com ânodo de silício. A desenvolvedora de baterias californiana está diversificando sua oferta de células de bateria e está anunciando suas novas células “SiCore”, que são particularmente adequadas para aviação, veículos leves e supercarros. (EN)

A CATL reivindicou 45,2% do mercado de baterias elétricas na China, a BYD reivindicou 25,1% em 2024. Em 2024, a capacidade instalada cumulativa de baterias elétricas da China foi de 548,4 GWh, um aumento anual de 41,5%. Especificamente, as baterias ternárias representaram 25,3% do total com 139 GWh instalados, um aumento anual de 10,2%. As baterias de fosfato de ferro-lítio representaram 74,6% do total com 409 GWh instalados, um aumento anual de 56,7%. (EN)

______________________________

Política e Direito

China / Estados Unidos

EUA avançam em veto a importações de tecnologia de carros conectados da China. O Departamento de Comércio dos Estados Unidos finalizou uma regra na terça-feira da semana passada que proibirá importações de certos softwares e hardwares chineses envolvendo carros conectados por motivos de segurança nacional, efetivamente proibindo veículos de passageiros da China.

Após o governo dos EUA proibir carros conectados da China, a China está pedindo que os EUA parem de tomar medidas contra as empresas chinesas. A má conduta deve ser interrompida e o conceito de segurança nacional não deve ser ainda mais ampliado. A China “tomará as medidas necessárias para defender resolutamente seus direitos e interesses legítimos”. (EN)

______________________________

Número do dia

A propriedade de NEVs na China ultrapassa 30 milhões de unidades. O número de NEVs na China chegou a 31,4 milhões, respondendo por 8,9 por cento de toda a propriedade de veículos. A propriedade de BEVs na China chegou a 22,09 milhões de veículos, respondendo por 70,34 por cento do total de 31,4 milhões de NEVs. (EN)

A Daimler Truck vendeu exatamente 4.035 caminhões e ônibus elétricos a bateria em todo o grupo em 2024. Isso é cerca de 17% a mais do que no ano anterior, 2023. (EN/DE)

______________________________

Mais notícias

Pesquisa: As intenções de compra de carros elétricos estão estagnadas na Alemanha, a popularidade dos motores de combustão está aumentando. Para atingir as metas climáticas, mais carros elétricos teriam que ser vendidos - mas a popularidade dos carros com motor de combustão está aumentando na Alemanha, de acordo com uma pesquisa. (DE)

Tesla planeja trabalho de otimização no Giga Shanghai. A Tesla aparentemente planeja fechar algumas linhas de produção em sua fábrica chinesa em Xangai por cerca de três semanas durante o Ano Novo Chinês para otimizar os equipamentos para o renovado Modelo Y. A produção do Modelo 3 também deverá ser interrompida – mas não por tanto tempo. (EN)

Schneider Electric traz a TMH a bordo. O grupo de engenharia elétrica e a especialista em energia e carregamento The Mobility House, sediada em Munique, estão cooperando para desenvolver soluções inteligentes para gerenciamento de frotas elétricas – e então oferecê-las em todo o mundo. (DE)

Charge Cars encontra novos proprietários para desenvolver seu muscle car elétrico de 1967

carro muscular elétrico. A startup britânica de veículos elétricos Charge Cars anunciou um novo sopro de vida em seu negócio de muscle cars elétricos sob medida. A empresa anunciou uma nova propriedade, que pretende continuar e acelerar o desenvolvimento do seu modelo principal, o ’67, baseado num clássico Ford Mustang.

_________________________________________

LEMOB News é o serviço de informação do LEMOB a interessados na eletromobilidade.

Nossa newsletter também permite que membros e apoiadores do LEMOB indiquem notícias sobre suas empresas, bem como anunciem projetos, vagas de empregos e outras oportunidades.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Instituto LEMOB

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos