2018 – Desafios e Dicas para pequenas empresas enfrentarem o ano e saírem vitoriosas.
Agora realmente começou 2018 e ao que tudo indica será um ano de recuperação da economia, os índices de inflação nestes primeiros meses vem mostrando uma estabilidade num patamar bastante baixo, a poucos dias o governo diminuiu as taxas de juros, reformas importantes estão sendo feitas que resultarão em um cenário de de crescimento econômico, diminuição da taxa de desemprego, estabilização do dólar ....
Tudo isto dito acima, no dia a dia dos pequenos empresários mostram que as coisas estão melhorando. Quando a economia melhora e o desemprego cai as pessoas têm mais dinheiro no bolso, ficam mais otimistas e consomem mais. Este consumo a maior faz as empresas venderem mais, terem que comprar ou produzir mais e acabam contratando também novas pessoas fazendo este ciclo virtuoso aumentar. E isto é ótimo para todos.
Bom, o fato é que o crescimento da economia é um processo e dentro deste processo, enquanto ele acontece, estamos nós, os empresários. A grande questão é que nesta época, temos que estar atentos para não perder as oportunidades de aparecem, mas ao mesmo tempo não “contar com o ovo…” e investir de forma antecipada tendo problemas de fluxo de caixa ali na frente.
Essa tarefa de futurologia não é fácil, empresários e empreendedores são por natureza otimistas. Estes últimos anos foram de aprendizados, aprendemos a importância de sermos equilibrados. Ter um bom ataque, mas sem nos descuidar da defesa.
O que tenho visto em minhas andanças por aí, quando falo com meus clientes, em reuniões com a nossa equipe de vendas ou até mesmo em eventos é que estamos em um período de bastante transformação, principalmente pela participação cada vez maior da digitalização do comércio, o omnichannel, o e-commerce... situações que estão ou deveriam estar cada vez mais no radar das empresas de todos os portes, mas principalmente nos das pequenas, que por serem menores estão mais “em risco” no mercado.
Escrevo este texto pensando exatamente nelas, nas pequenas empresas as do comércio que se encontram no meio são deste turbilhão. Elas possuem uma série de desafios e por serem menores devem estar mais atentas em tudo o que está acontecendo para enfrentar as adversidades e conseguir atingir seus objetivos. Os principais deles,claro que podem haver outros, são:
1 - Sair do período de crise e aumentar o faturamento;
2 - Atrair clientes mesmo competindo com grandes empresas Nacionais e Internacionais, grandes varejos nacionais, físicos e online como Americanas, Magazine Luiza, Ponto Frio, Colombo, Lebes e até mesmo internacionais como por exemplo Amazon e AliExpress. Para quem não sabe em 2016 foram gastos mais de R$ 24 bilhões no Brasil em E-Commerce de outros países $$$$
3 - Encontrar, escolher e contratar tecnologia que façam com que aumente seu mercado/clientes (se eles podem vender aqui com ajuda da internet, nós também podemos vender em outros lugares);
4 - Aperfeiçoar a presença da empresa na internet. Site, Inbound Marketing, Outbound Marketing, E-commerce (as empresas devem ter no mínimo um domínio próprio, site, e-mail). Vejo ainda muitas empresas que não tem nenhuma identidade na internet;
5 - Olhar internamente como melhorar os custos da empresa, muitos conseguem aproveitar a empresa e utilizar planos empresariais para redução de custos pessoais, da família.
Aqui na Netcomm procuramos trazer para nossos clientes Claro Empresas esta visão de entregar tecnologia de ponta de forma para que as empresas estejam atualizadas e que utilizem a comunicação de forma que alavanque seus negócios. Comunicação ilimitada para todos os lugares e tipo de ligações, acesso à internet, WhatsApp sem custos, velocidade de dados com o 4,5G, uma rede nova e com muita disponibilidade, são todos meios que fazem com que distâncias nao sejam mais barreiras para o desenvolvimento das empresas. Evoluímos tanto que hoje é possível viajar e se comunicar nas Américas como se estivesse estivesse no Brasil, sem custo de Roaming nas ligações e utilização de dados feitas no exterior.
Vários clientes utilizam também nossos serviços para trazer esta economia para as suas famílias, tirando os telefones de planos pessoais e colocando dentro da estrutura dos planos da Claro Empresas e com isto reduzem os custos que podem ser alocados em outras atividades das empresas.
Nosso papel como empresa é estudar a necessidade dos nossos clientes, entender os desafios, problemas que enfrentam e ajudá-los nesta jornada, não só vender, mas estar junto ao longo de toda a trajetória. Se sua empresa se identifica com estes desafios enfrenta ou tenha algum outro que queira dividir conosco, deixe seu comentário abaixo ou nos procure, teremos o maior prazer de bater um papo e ajudar sua empresa a estar preparada para um grande 2018.
Gerente Regional - RS
6 aExcelente, Pedro! Muito boa tua análise, parabéns!