2018, Graças a Deus!

2018, Graças a Deus!

Bom, eu vi uma frase esses dias atrás que dizia: "Meu ano foi tanta porrada que minha retrospectiva vai passar no canal Combate!". De cara eu dei muita risada, depois percebi que estava "rindo de nervoso" e por fim entendi que graças a Deus foi assim, porque o aprendizado foi inexplicável em todos os sentidos.

2018 para mim foi um ano de atropelar desafios e eu consegui! Coisas pessoais que eu já tinha colocado como meta, mas sempre dava um jeito de escapar como retirar os dentes cisos (dentista, cirurgia, aquela máquina maldita, etc. já viu né?), terminar minha tatuagem e desapegar de algumas coisas pessoais. Consegui todas! A do dentista fui além até, estou terminando o ano com aparelho hahaha único ponto que me desapontei foi não ter surfado tanto quanto eu gostaria e não ter dado atenção necessária para os meus carros, mas não se vence todas né?

Mas vamos ao que interessa, desafios no trabalho! Nunca imaginei que fosse, por exemplo, dar uma palestra na vida, mesmo vindo da consultoria e ministrando treinamentos em quase todos os projetos. Fui desafiado no início de 2018 a montar uma palestra sobre Industria 4.0, corri atrás de um curso de oratória para driblar a timidez e ter mais tranquilidade/técnica para encarar. A "primeira" foi no ERP Summit em abril, e de sala lotada! E, ao contrário do que imaginava, eu estava tranquilo (dominar o assunto te traz uma tranquilidade enorme). Ver pessoas em pé na sala (não tinha mais lugar), tirando fotos da apresentação, balançando a cabeça concordando e dando risada de algumas piadas foi muito bom, sem falar dos feedbacks depois. Enfim, dali em diante sabia que precisava tentar outras vezes!

A próxima veio bem rápido (maio), e não só uma, mas duas! Expogestão foi a primeira, evento que frequento há muito tempo para aprender e absorver, no fundo sempre pensei em quando poderia compartilhar algum conhecimento por lá também. Pois bem, as inscrições online cresciam rápido e logo lotou a sala. O dia chegou, estava no estande da Senior apoiando e tranquilo quanto à palestra, foi muito bom novamente! Sala cheia, muitas perguntas ao fim e feedbacks legais! No dia seguinte parti para Lages para palestrar na Conexão Serra pela Senior do Contestado (canal Senior), mais uma baita oportunidade e mais uma experiência ótima!

A última do ano foi dentro da própria Senior, na ocasião em parceria com o Diogo Meister ampliamos o assunto para a transformação digital em toda a Cadeia de Suprimentos, onde ele abordou a cadeia logística e eu a parte industrial. Foi gratificante a interação, muito legal ver pessoas de outras áreas interessadas pelo assunto e também os pedidos de um repeteco da palestra!

Tão certo deu a palestra que eu a transformei em artigo recentemente, que no fim vai ser uma pequena série, e me empolguei mais ainda, escrevi mais um sobre outro assunto e já planejei duas palestras novas para 2019, graças a Deus!

A Senior é uma empresa que incentiva e até "força" a sair da zona de conforto por vezes os funcionários, principalmente para esse caso de falar em público, as cerimônias internas são sempre amplas, principalmente na minha área (Produto), o que faz com que seja necessário treinar, se capacitar e deixar a timidez de lado. No meu caso foi um desafio enorme porque sempre falei que não gostava de falar alto e sou tímido demais, sei lá o motivo, talvez seja o sentimento de estar incomodando as outras pessoas. O fato é que, graças à Deus, atropelei esse desafio, porque além das 4 palestras, foram muitas reuniões com o comitê executivo da empresa, muitas conversas importantes com clientes e muitas cerimônias em que iniciativa era imprescindível para o bom resultado!

Além disso ainda houveram desafios de cunho estratégico, principalmente fora da minha área, e que exigiam conhecimentos que eu não sabia que tinha e outros que fui buscar, a maioria das vezes em que recebi a encomenda a minha primeira reação foi o famoso "meu Deus, f#$%¨!". Mas meti a cara e com a ajuda de muita gente boa aqui conseguimos evoluir e sair do outro lado com bons resultados. Tá, não foram todos que deram certo como o esperado, mas isso também é bom, não se pode sempre acertar, erros também são vitórias as vezes.

2019 vai ser outro ano desafiador, dessa vez espero que seja mais complicado de romper os desafios, quem dirá atropelá-los, normalmente eu acerto graças a Deus! Eu tenho uma superstição com anos ímpares, sempre gostei e as coisas sempre foram muito melhores, então espero coisas ótimas e que eu consiga além de me ajudar mais, de apoiar e ajudar quem estiver ao meu alcance também.

Já estou afiando o machado, e você?

Boas festas e um ótimo 2019 para todos, graças a Deus! hahaha

Luciana Alvear Voigt

Vice President | Digital UX Bilingual Content Strategist | UX Writer | Knowledge Management Expert | Speaker | Our Lady of the Lake - Customer Experience Board Advisor | Founder & CEO @ TECHKNOWBOT

6 a

Grandes conquistas Eurípedes Fernandes, meus parabéns!!! Que 2019 seja muito próspero!

2018 foi baita 👏👏👏

Carla Moresco 🏳🌈

Gestão de Alocação de Terceiros | Analista de Gestão de Projetos na Cooperativa Central Ailos

6 a

💪🏻👏🏻

Leonardo Lazarini

Engineering Manager na RD Station

6 a

Parabéns cara! Sucesso merecido! Grande abraço

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Eurípedes Fernandes

  • Ano ímpar, mirar na Lua e não esmorecer! Ê 2023!

    Ano ímpar, mirar na Lua e não esmorecer! Ê 2023!

    Eu adoro ano ímpar, desde muito tempo tenho isso em mente, coisas muito boas e as mais diferentes acontecem comigo em…

    11 comentários
  • Hype: Product Marketing, Digital, Data Driven e Pandemia! Esse foi o meu 2000 e Vish!

    Hype: Product Marketing, Digital, Data Driven e Pandemia! Esse foi o meu 2000 e Vish!

    Bom, como todo mundo, eu comecei 2020 com ótimas expectativas do que estava se desenhando no mercado e à nível de…

    4 comentários
  • Ninguém é substituível!

    Ninguém é substituível!

    Li este texto e achei legal compartilhar, temos vários cenários de incentivo e de oportunidades à todo momento, que às…

    24 comentários
  • Fidelidade

    Fidelidade

    Bom, minha história direta com a Peugeot tem 10 anos, mas a indireta é de infância, lá onde começou todo o fascínio por…

    2 comentários
  • Ciclos

    Ciclos

    Acredito muito em ciclos, mas sem o conceito padrão de "inicio, meio e fim" (isso talvez para o ciclo macro(a vida) até…

    9 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos