2019 Bate à Porta
Ainda que moderadamente, o cenário econômico apresenta sinais de melhoras. Segundo o estudo publicado pelo Sebrae “Expectativa para a Economia e para a Empresa”, 70% dos empresários acreditam que 2019 será um ano melhor que 2018 para os negócios.
Considerando tal perspectiva e que já entramos na fase “já é Natal na Leader Magazine”, você, empreendedor, fez ou está trabalhando no planejamento estratégico da sua empresa para o ano que vem? Se não começou, ainda dá tempo!
Sabe-se que grande parte das empresas não realizam o dever de casa quando o assunto é planejamento, preferem a máxima “deixa a vida me levar”. Com essa visão míope, sucumbem às pressões internas e externas, vivem apavoradas com o caixa que não fecha, custos que aparecem do nada, colaboradores desmotivados e por aí vai.
Empresas organizadas prevem e se antecipam às tendências do mercado, aplicam melhor os seus investimentos e, o mais importante, obtêm maiores receitas - o exercício de planejamento é um hábito que gera resultados positivos.
Dependendo do tipo de negócio, se revisado a cada dois meses, será ainda mais assertivo. Antecipar-se ao futuro não é vidência ou quiromancia; mas utilizar informações e números que subsidiem a tomada de decisão.
Por exemplo, se a empresa pretende adquirir um sistema de gestão (ERP), ela deve avaliar, basicamente, o custo do investimento, que otimizações o novo sistema trará, a idoneidade do fornecedor, necessidades de treinamento da equipe e, acima de tudo, se as receitas cobrirão as despesas envolvidas. É preciso uma visão mais ampla...
No que tange à gestão de pessoas, os empresários costumam focar no crescimento das vendas e melhor posicionamento frente aos seus concorrentes, mas esquecem de que, para crescer de maneira sustentável, terão que contar com uma equipe qualificada e engajada; é como ter um renomado chef de cozinha mas garçons despreparados para atender os clientes.
Planejamento não é algo do outro mundo, tão pouco burocrático e imutável. Ele deve permitir que mudanças possam ser feitas ao longo do caminho. Com alicerces sólidos (dados) em termos de análise de mercado, gestão, produtos e pessoas são grandes as oportunidades de êxito. Por que não tentar?
2019 bate à porta; "hashtag fica a dica".