2019 e as 7 fortes tendências no Brasil em healthcare

2019 e as 7 fortes tendências no Brasil em healthcare

O último ano foi um período de grandes experimentações em direção às mudanças necessárias para efetiva sustentabilidade de nosso sistema de saúde.

Acredito que em 2019 veremos a consolidação destas mudanças e um novo cenário para nosso setor. Neste sentido, compartilho aqui minha reflexão sobre quais são as grandes tendências nesta área para este ano.

1.      Transformação Digital na Saúde

Conceitos como “Saúde 4.0”, “Internet das Coisas (IoT)” e “Inteligência Artificial (IA)” foram bastante divulgados e aprofundados em eventos, iniciativas e notícias do setor durante o ano de 2018.

Neste ano de 2019, veremos a evolução destes debates em direção à incorporação destes conceitos como pilares do planejamento estratégico dos principais atores do setor e, consequentemente, vivenciaremos a transformação digital em nosso dia a dia de forma acelerada e abrangente.

2. Modelos de Negócios Baseados em Valor

Houve grandes avanços em relação à Value Based Care no ano passado.

Na parte assistencial, importante destacar a criação de áreas dedicadas a garantir a entrega de valor nos processos assistênciais - VMO (Value Management Office) e, até mesmo, hospitais com todos os processos organizados para este tipo de operação.

Na parte de contratualização, houve grande avanço liderado pelas principais operadoras de saúde, que têm estimulado os prestadores a aderirem aos modelos de remuneração baseado em valor.

A tendência para 2019 é estes esforços evoluirem na construção de modelos de negócio baseados em valor que integrem aspectos de contratualização e processos assistênciais.

Estes modelos de negócio propocionarão aumento de produtividade (por exemplo, Integrated Practice Units (IPUs) para atenção primária), captura do valor gerado por processos assistenciais efetivos e ganho de participação de mercado.

3.  Teleorientação

Em sua última atualização do Código de Ética Médica, o CFM aprovou a realização da Consulta Médica à Distância, condicionada à regulação a ser definida pelo Conselho. Há expectativa de que a regulação seja divulgada em seu II Fórum de Telemedicina, que ocorrerá em Brasília, no próximo dia 7 de Fevereiro.

Este ano devemos ter uma mudança significativa na relação médico-paciente e mobilização de vários setores para capturar esta oportunidade de negócios.

4.  A nova Saúde Suplementar do Brasil

A saúde suplementar está evoluindo além dos planos coletivos pré-pagos e dos planos individuais.

Como resposta aos custos crescentes, empregadores tem explorado outras alternativas, como: (1) Planos coletivos pós-pagos somados a ações de promoção de saúde visando reduzir custo total de sua população; (2) Medidas restritivas como: a. Novos empregados passam a ter o benefício de planos de saúde apenas após 12 meses na empresa, ou b. Planos com escolha limitada de rede assistêncial e profissionais de saúde.

Por outro lado, há indivíduos e profissionais liberais optando por não contratar planos de saúde e buscando atender suas necessidades de atendimento por meio das clínicas populares e, nos casos de alta complexidade, fazendo uso do SUS.

Estas mudanças afetam a dinâmica do mercado de saúde suplementar e devem se aprofundar em 2019.

 5.  Health-Techs

Acredito que veremos a aparição do primeiro Unicórnio (Start-up da área de saúde com valor de mais de um bilhão de doláres) de Saúde Brasileiro em 2019.

Visitar Hacktons e eventos de tecnologia da área de saúde serão fundamentais para as empresas e profissionais se manterem atualizados.

A próxima revolução poderá vir de qualquer área da indústria.

6. Tecnologia revolucionando o diagnóstico clínico

Veremos um salto significativo de produtividade nesta área. Por um lado, o paciente poderá utilizar aplicativos disponíveis em seus celulares para simplificar substancialmente a jornada de diagnóstico. Por exemplo, o Face2Gene® analisa   uma fotografia do rosto e através de Inteligência Artificial identifica características faciais de cerca de 2,500 doenças raras e, em minutos, e com acurária de 91%, reporta o seu diagnóstico. Atualmente, o diagnóstico de doenças raras demora em média 5 anos.

Por outro lado, na categoria “Sintoms Checkers”, o questionado Dr. Google irá se tornar obsoleto pelo avanço de programas como ADA®, já utilizado por mais de 6 Milhões de pessoas em 130 países. Baseado nas respostas do usuário a uma série de perguntas, um sistema de Inteligência Artificial gera um relatório contendo probabilidade de diagnóstico e indicando se o paciente deve procurar um médico ou observar a evolução dos sintomas. Esta categoria tem potencial enorme de reduzir custos na atenção primária ainda que exista a preocupação com falso-negativos.

Outros avanços, incluem: biópsia líquida proporcionará diagnóstico precoce de câncer através de uma simples amostra de sangue; mapeamento genético que poderá acelerar a medicina personalizada; “wearables” como Apple Watch que tem potencial para fazer diagnóstico precoce de arrítmias cardiacas; e sistemas de diagnóstico por imagem portáteis somados a laudos realizados por sistemas de IA e validados remotamente por Radiologistas que tem o potencial de transformar as práticas atuais.

7. Ampliação do significado de Compliance

O termo compliance terá seu conteúdo ampliado para incluir conformidade nos processos de negócio e nos aspectos concorrênciais do setor.

Movimentos importantes como: (i) a proibição de de práticas de descontos financeiros sistemáticos (ii) Ingresso na bolsa de valores de atores importantes que passam a ser regidos pela governança dos mercados de capital; (iii) amadurecimento da cultura de denúncia de más práticas irão impulsionar este efeito.

Enfim, esta é a minha lista não exaustiva de tendências. Certamente, há vários outros temas relevantes, como o Fortalecimento de Atenção Primária, Consolidação no Canal de Distribuição de Produtos para Saúde, Células-Tronco, Impressão 3D, Tecnologia de BlockChain aplicada ao armazenamento de dados de pacientes, Diagnóstico Humanizado, Foco na Promoção de Saúde, e-Prontuário Eletrônico Universal, Sistemas de Hospitais baseados no modelo Hub-and-Spoke, entre outros.

Aproveite e compartilhe quais as tendências que você acredita serão as mais importantes em 2019!

Desejo coragem a todos nós, para aprendermos a cada dia, construirmos soluções inovadoras e para nos reinventarmos diante de tantas mudanças. Um 2019 pleno de saúde física e emocional! 

Marcela Rebouças

Gerente Comercial | Gerente de Acesso | Liderança de Pessoas

5 a

Parabéns pelo artigo e protagonismo! Grande legado para o mercado de saúde!!

Suzi Borenstein

Sales & Business Development | Medtech | Pharma | Medical Education | Healthcare Market

5 a

Excelente matéria!

Carlos Resende

Consultoria | Gestão Estratégica | Liderança | Gestão de Mudança | Cultura e Transformação Digital | Psicólogo Organizacional e Clínico

5 a

Parabéns pela matéria e o protagonismo nas soluções apresentadas!

Fabiana Oliveira

Gerente de Acesso ao Mercado na Roche

5 a

Excelente artigo Fabricio Campolina

Fabricio Campolina

Presidente na Johnson & Johnson MedTech Brasil

5 a

Ricardo Amorim Denise Eloi Fabio Katayama Tereza Veloso Parabéns pelo painel hoje! Este artigo tem algumas das idéias que estiverem presente nas discussões.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos