2019, um ano de mudanças para atualizar as competências e habilidades (RESKILING)
O ano novo já começou para muitos e outros como dizem "SÓ DEPOIS DO CARNAVAL", mas o que esperar em relação as mudanças, do inesperado e das incertezas ?
O que sabemos é que o profissional precisa se atualizar e se adaptar não só nas novas necessidades da era de trabalho digital (Reskiling), mas nas competências comportamentais, pois a maior parte das demissões que acompanho são por problemas relacionados a comportamentos que muitos não entendem como essenciais para o mundo corporativo.
Segundo estudo do McKinsey Global Institute, cerca de 375 milhões de profissionais – ou 14% da força de trabalho global – podem precisar trocar de ocupação até 2030, em consequência da disrupção provocada por digitalização, automação e inteligência artificial no mundo do trabalho.
Sabendo estão destas estatísticas o que temos que fazer para não sermos excluídos deste avassalador mercado de trabalho competitivo ?
Tecnologia na área que atuamos
Estar pronto para o trabalho do futuro não significa que você precisa começar uma carreira em tecnologia. No entanto, qualquer que seja a sua área, será praticamente impossível ficar imune a ela, No entanto, precisa identificar de que forma os avanços tecnológicos impactam o seu trabalho e, claro, desenvolver competências que acompanhem essa transformação.
Competências comportamentais
A necessidade de fazer um reskilling envolve também as competências comportamentais que tanto falamos e normalmente, elas são mais difíceis de desenvolver, mas também por isso são mais valorizadas no mercado de trabalho. Criatividade, comunicação e adaptabilidade serão cada vez mais buscadas por empresas de todos os tipos.
Competências de liderança também são um ativo importante, independentemente do momento de carreira que você esteja vivendo.
A grande questão, é que ninguém precisa voltar à estaca zero para se preparar para o futuro do trabalho. O mais importante é não parar de buscar atualização e acompanhar a transformação digital e os impactos que ela tem sobre as suas próprias funções no trabalho.
Pensando em tudo isso, será que estamos mesmo engajados para esse cenário ?
O que pretendemos colocar em prática para acompanhar e nos diferenciar para que a empregabilidade esteja em alta ?
Desejo que todos possam refletir e colocar em prática todos os planos e que ao chegar no final de 2019 possamos olhar para trás e colher os frutos do nosso empenho e dedicação, lembrando que erros irão acontecer e isso nos faz fortalecer para sermos ainda MELHORES.
Um grande abraço e Sucesso a todos.
Diretor executivo de vendas
6 aMuito bom! 👏👏👏