21.01.2025 - Novidades sobre Eletromobilidade com apoio de Parkstrom e Cavalho & Furtado Advogados
Bom dia! Aqui você encontra novidades relevantes para a eletromobilidade consolidadas pelo LEMOB
Assine e receba diariamente nossa newsletter exclusiva, onde o LEMOB consolida últimas notícias, avanços tecnológicos e dicas práticas mais relevantes sobre eletromobilidade. Fique por dentro do que acontece em tempo real na vanguarda da transformação sustentável.
Se você gostou do nosso informativo, curta, compartilhe e recomende.
Com Apoio de Parkstrom e Carvalho & Furtado Advogados
Automóveis
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025. O SUV elétrico compacto será lançado no país como rival do Volvo EX30. O carro estará disponível em duas versões: Versão de entrada: motor elétrico de 184 cv e 29,5 kgfm de torque, bateria de 40,7 kWh e autonomia de até 310 km (ciclo WLTP). Versão SE: potência de 218 cv, torque de 33,6 kgfm, bateria de 54,2 kWh e autonomia de até 406 km.
Os modelos elétricos mais econômicos que já chegaram ao Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacadas 61.615 unidades, o que representa um crescimento de 219% em relação ao ano anterior. Modelos competitivos como o BYD Dolphin Mini e o Caoa Chery iCar estão sendo oferecidos a preços que desafiam até mesmo os hatches de entrada a combustão, como o Hyundai HB20. Este cenário destaca uma mudança no perfil de consumo dos brasileiros, que estão optando cada vez mais por veículos sustentáveis e economicamente viáveis.
Huawei divulga fotos oficiais do maior sedã elétrico da China. O Maextro S800 da Huawei é um gigante sedã elétrico que deixou todo o mundo automotivo chinês animado antes mesmo de seu lançamento oficial. Com impressionantes 5.480 mm de comprimento, o S800 supera a maioria de seus concorrentes, reivindicando o título de maior sedã elétrico da China. Ele é mais longo que o Mercedes-Benz Maybach Classe S. O BMW i7 é quase 10 cm mais curto, e o Mercedes EQS é uma classe inteira mais baixo. O S800 virá em versões com bateria e EREV. O BEV tem três motores elétricos, fornecendo uma potência combinada de 852 cavalos. A versão EREV, equipada com um motor turboalimentado de 1,5 litro como extensor de alcance e três motores elétricos, fornece espantosos 1.006 cavalos de potência. (EN)
Risco de incêndio: Kia faz recall de mais de 600.000 híbridos. Um grande recall da Kia afeta os modelos Ceed/XCeed e Niro. Um curto-circuito no atuador da embreagem hidráulica pode causar um incêndio. Este recall afeta 643.307 veículos em todo o mundo (85.219 Ceed/XCeed e 558.088 Niro) e 43.620 veículos na Alemanha (22.284 Ceed e 21.336 Niro). Estes são os modelos Ceed/XCeed de 2019 a 2023 e os modelos Niro de 2015 a 2022, especialmente as variantes híbridas plug-in (PHEV). Os proprietários de veículos devem definitivamente verificar se seus veículos se enquadram nos números de série afetados. (DE)
Novo Škoda Superb iV: Sedan em breve disponível para encomenda como híbrido plug-in. Em breve, a Škoda também oferecerá a versão sedã da nova geração do Superb como um híbrido plug-in. Os pedidos serão aceitos em breve. (EN)
O novo Kia EV6 GT oferece mais potência por menos dinheiro. A Kia revisou completamente o carro elétrico EV6 GT, o modelo de produção mais potente da marca, e anunciou os detalhes e o preço. No ano modelo 2025, o crossover elétrico será apresentado de forma semelhante ao EV6 recentemente revisado, com um visual dianteiro e traseiro caracteristicamente alterado, novo design de aro e novas cores exteriores. Outras inovações incluem o sistema de informação e entretenimento “Connected Car Navigation Cockpit” (ccNC), um volante redesenhado com reconhecimento capacitivo das mãos para aumentar o conforto durante a condução assistida, reconhecimento de impressões digitais, uma chave digital do carro, sistemas de assistência funcionalmente expandidos, um chassis otimizado e isolamento acústico melhorado. As mudanças mais significativas dizem respeito à propulsão: o novo conjunto de baterias de 84 kWh (anteriormente 77,4 kWh), baseado na quarta geração da tecnologia de baterias da Kia, agora permite uma autonomia de até 450 quilômetros (anteriormente 424 km). Graças ao aumento da potência de carregamento (258 kW, anteriormente 240 kW) e à tecnologia de 800 volts, o EV6 GT agora pode ser carregado de 10 a 80 por cento em cerca de 18 minutos. A nova função Plug&Charge torna o carregamento em estações públicas mais conveniente. Além disso, o veículo com tração nas quatro rodas ficou ainda mais potente: agora ele mobiliza 478 kW (650 cv, anteriormente 430 kW/585 cv) e um torque de 770 kW (anteriormente 740 Nm) quando o novo controle de lançamento é ativado. Ele fornece tração para cada roda durante forte aceleração a partir da imobilidade e permite que o veículo acelere até 100 km/h em 3,5 segundos. Se o modo GT for selecionado em vez do launch control, a potência máxima é de 448 kW (609 cv; torque de 740 Nm; 0-100 km: 3,7 segundos). A velocidade máxima em ambos os casos é de 260 km/h. (DE)
Polestar 3: a estrela silenciosa do teste de autonomia de inverno de 2025 - no qual participaram até 24 carros elétricos. Tesla foi quem percorreu o maior número de quilômetros, mas decepcionou com o desvio.
Avatr 06 revela interior tecnológico com cinco telas na China. Com previsão de lançamento para o segundo trimestre de 2025, o novo sedã de luxo Avatr 06 teve seu interior revelado na China.
Fotos oficiais do Zeekr 007 GT wagon provocadas com vibrações europeias. A Zeekr divulgou novas fotos do seu próximo 007 GT com renderizações do interior da Europa e ao lado de prédios que lembram igrejas. O Zeekr 007 GT (Grand Tour) é uma versão wagon do sedã 007. Na Europa, o carro será chamado de Zeekr 7 GT. (EN)
Chrysler suspende desenvolvimento de seu primeiro veículo elétrico. De acordo com um memorando enviado aos fornecedores, o trabalho no novo elétrico está "suspenso até novo aviso".
______________________________
Micromobilidade
Maior procura por bikes elétricas faz busca por seguros aumentar. As bicicletas elétricas estão ganhando espaço no Brasil. De acordo com o Boletim Técnico 2024 do Mercado de Bicicletas Elétricas divulgado pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), estima-se que, desde 2016, 230 mil bikes elétricas estejam em circulação pelo país.
______________________________
Infraestrutura / Tópicos de carregamento
As caixas de distribuição da BT não se tornarão estações de carregamento. A British Telecommunications (BT) abandonou suas ambições de transformar potencialmente até 60.000 caixas de distribuição em estações de carregamento. Em vez disso, a BT se concentrará no “desafio da conectividade Wi-Fi em veículos elétricos”. (EN)
A Chargepoint apresenta carregadores “resistentes a cortes” com alarmes integrados para evitar vandalismo e roubo. Os cabos de carregamento contêm muitos fios de cobre valiosos que atraem ladrões. (EN)
Mobi.E bate recorde em 2024 e supera os 280 mil utilizadores. O número de utilizadores da rede pública de postos de carregamento para veículos elétricos (Mobi.E) em Portugal cresceu 64% e bateu recordes em 2024 tendo ultrapassado os 280 mil, adiantou em entrevista à Lusa o presidente da empresa, Luís Barroso.
Recomendados pelo LinkedIn
______________________________
Bateria / Reciclagem / Lítio
BWM expande planta de reciclagem em Oklahoma. A empresa norte-americana de reciclagem de baterias Blue Whale Materials (BWM) está recebendo uma doação de US$ 55 milhões do Departamento de Energia dos EUA para expandir sua fábrica de baterias de íons de lítio em Oklahoma. (EN)
Incubadora de start-ups de baterias é lançada na TUM (Universidade Técnica de Munique). Para fortalecer a soberania tecnológica da Alemanha no campo de tecnologias de baterias, a Incubadora de Start-ups de Baterias (BaStI) está sendo estabelecida na TUM. Financiada com 3,3 milhões de euros pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF), a BaStl, como parte integrante do TUM Venture Labs, apoiará e aconselhará candidatos a start-ups de toda a Alemanha na primeira fase. O objetivo é acelerar a entrada no mercado de novas tecnologias de baterias a partir da pesquisa e, assim, reduzir a dependência de importações. (EN/DE)
Coreanos criam bateria para EVs que apaga incêndios sozinha, e mantém mais de 85% da capacidade após 1.000 recargas. Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Daegu Gyeongbuk (DGIST), liderada pelo Dr. Kim Jae-hyun, anunciou um avanço significativo no desenvolvimento de baterias de lítio metálico. A nova tecnologia utiliza um eletrólito de polímero sólido em uma estrutura de três camadas, proporcionando maior segurança contra incêndios e uma vida útil mais longa. Baterias com eletrólitos de polímero sólido convencionais enfrentam desafios estruturais, como contato inadequado com os eletrodos e o problema das “dendrites” – formações semelhantes a raízes de árvores que ocorrem durante os ciclos de carga e descarga.
______________________________
Regulamentos técnicos
Em relação à nova regulamentação de baterias da UE, o desenvolvedor de acionamentos AVL está apresentando um passaporte digital de bateria desenvolvido por ele mesmo. Esse passaporte será exigido a partir de 2027, pois o novo Regulamento de Baterias da UE exige uma cadeia de valor transparente para baterias. (DE)
______________________________
Mais notícias
Eletrificados avançam 20% na 1ª quinzena no Brasil: veja os mais vendidos. Os híbridos plug-in lideram em participação, mas híbridos leves avançam e já superam elétricos.
O mercado global de BEV e PHEV cresce 25%. De acordo com um relatório do instituto de pesquisa de mercado Rho Motion, 17,1 milhões de carros de passeio e veículos comerciais leves com propulsão elétrica ou híbrida plug-in foram vendidos no mundo todo em 2024, 25% a mais do que em 2023. No entanto, as diferenças regionais se tornaram maiores. (EN)
Polestar visa alcançar lucratividade em 2025; Polestar 7 será um SUV compacto premium fabricado na Europa. O dia 16 de janeiro Polestar apresentou hoje uma atualização estratégica enquanto dá início ao seu próximo capítulo, implementando mudanças significativas para melhorar o desempenho operacional, comercial e financeiro. O plano atualizado visa um crescimento anual composto de vendas de 30-35% entre 2025 e 2027 e um EBITDA ajustado positivo já em 2025. Com avanços comerciais e operacionais, melhorias adicionais em margens, custos fixos e gestão de recursos financeiros são esperadas a partir de 2026, com um fluxo de caixa livre positivo após investimentos em 2027.
Rivian e o Departamento de Energia dos EUA finalizam acordo de empréstimo para dar suporte ao futuro local de fabricação da Geórgia. A instalação de próxima geração da Rivian para fortalecer a inovação americana contratará mais de 7.500 pessoas para produzir veículos de classe mundial. Se o fabricante de carros elétricos dos EUA atender a todos os requisitos da autoridade, o dinheiro será pago e usado para construir a segunda fábrica da empresa na Geórgia.
Em breve, Utrecht considerará os postos de gasolina convencionais desnecessários. Até 2030, os postos de gasolina deverão fornecer menos combustíveis fósseis e mais alternativas, como eletricidade. Alguns postos de gasolina localizados na cidade serão fechados para que o espaço possa ser usado para outros fins. (NL)
A Canoo fica insolvente e cessa as operações. A fabricante norte-americana de carros elétricos Canoo entrou com pedido de falência. Não foi possível garantir financiamento suficiente para continuar as operações. (EN)
O interior do Baojun Xiangjing foi espiado enquanto a marca espera um aumento nas vendas do sedã grande. O interior do novo Baojun Xiangjing foi espiado antes de seu lançamento no primeiro semestre de 2025. A Baojun começou a vida como uma marca de baixo custo da SAIC GM Wuling JV, também conhecida simplesmente como Wuling. (EN)
Badenova está boicotando a Tesla em protesto contra Elon Musk. Com a Badenova, outra empresa alemão de energia está se distanciando da Tesla. A empresa de energia de South Baden não quer mais comprar veículos novos da marca americana. Mais recentemente, Elon Musk atraiu a atenção na Alemanha principalmente ao pedir a renúncia do chanceler Olaf Scholz (SPD), chamando-o de "idiota incompetente" e chamando o presidente federal Frank-Walter Steinmeier de "tirano antidemocrático". um tirano antidemocrático . Além disso, Musk pediu repetidamente que o AfD (Alternative para Alemanha) partida de direita, fosse votado nas eleições federais, que ele diz ser o único partido que ainda pode salvar a Alemanha, e teve uma longa conversa no X com a líder do AfD, Alice Weidel.
Metanol – o petróleo do amanhã? A transição energética será caracterizada pela eletricidade, afirma o Prof. Frank Atzler, presidente da cadeira de Motores de Combustão e Tecnologia de Transmissão da TU (Universidade Tecnica) Dresden. Ao mesmo tempo, ele é um defensor dos combustíveis alternativos. A economia do hidrogênio e os combustíveis eletrônicos são necessários. (DE)
_________________________________________
LEMOB News é o serviço de informação do LEMOB a interessados na eletromobilidade.
Nossa newsletter também permite que membros e apoiadores do LEMOB indiquem notícias sobre suas empresas, bem como anunciem projetos, vagas de empregos e outras oportunidades.