23.01.2025 - Novidades sobre Eletromobilidade com apoio de Parkstrom e Cavalho & Furtado Advogados

23.01.2025 - Novidades sobre Eletromobilidade com apoio de Parkstrom e Cavalho & Furtado Advogados

Bom dia! Aqui você encontra novidades relevantes para a eletromobilidade consolidadas pelo LEMOB

Assine e receba diariamente nossa newsletter exclusiva, onde o LEMOB consolida últimas notícias, avanços tecnológicos e dicas práticas mais relevantes sobre eletromobilidade. Fique por dentro do que acontece em tempo real na vanguarda da transformação sustentável.

Se você gostou do nosso informativo, curta, compartilhe e recomende.

Com Apoio de Parkstrom e Carvalho & Furtado Advogados

Automóveis

Melhores listas do Euro NCAP: Os carros mais seguros da sua classe em 2024. O programa de segurança europeu Euro NCAP anunciou os melhores carros da sua classe com base na sua pesquisa do ano passado. Cinco modelos da China, Alemanha e Japão definiram o padrão de segurança veicular em 2024, de acordo com os testadores. Os vencedores incluíram o Škoda Superb e o VW Passat (que venceram juntos), o Mazda CX-80 e o carro elétrico Zeekr X. O vencedor entre todos os veículos em 2024 é o Mercedes-Benz Classe E, que está no meio-alto aula. Obteve a melhor pontuação geral, que é a média ponderada das quatro categorias de segurança avaliadas pelo Euro NCAP: proteção de ocupantes adultos, proteção de ocupantes crianças, proteção de usuários vulneráveis da estrada (pedestres, ciclistas) e sistemas de assistência à segurança.

Hyundai Creta elétrico: como é e quanto custa a versão que queremos no Brasil. SUV já é oferecido em versões totalmente movidas a energia elétrica com até 473 km de autonomia

BMW M3 com tração elétrica: O carro tem motores nos cubos das rodas?

Novas fotos de espionagem da versão esportiva com quatro motores, que está programada para ser apresentada em 2026.

O segundo modelo da Nio Onvo disse ter concluído a produção de teste. O Onvo L80 concluiu a produção de teste e está prestes a entrar na fase de Teste de Ferramentas, de acordo com uma imagem supostamente da Onvo. No início deste mês, um vice-presidente da Onvo disse que o segundo carro da marca, comparado ao Li L8 ou Li L9 da Li Auto, seria lançado no segundo semestre deste ano. O L60 tem um preço inicial de RMB 206.900 ($ 28.420), incluindo o pacote de bateria. Quando comprado em uma base BaaS (bateria como serviço), o preço inicial é RMB 149.900, com uma taxa mensal de aluguel de bateria de RMB 599 ou RMB 899, dependendo do pacote de bateria. (EN)

O Smart #5 não estará disponível apenas como um carro elétrico, mas também como um híbrido plug-in. A subsidiária da Mercedes, Smart, na verdade só queria vender carros elétricos, mesmo depois de transferir o desenvolvimento e a produção para a China, onde detém 50% da participação da empresa, a Geely. A atual linha de modelos, composta pelo SUV compacto nº 1 e pelo SUV crossover nº 3, é puramente elétrica, mas a próxima série também será oferecida como um veículo elétrico em meio período. Os detalhes técnicos da versão híbrida plug-in do #5 ainda são secretos. De acordo com a Autocar, suspeita-se que será usada uma variante do sistema "Thor", que já está equipado em outros novos modelos da Geely. Ele combina um motor a gasolina de 1,5 litro com 82 kW/112 cv e um motor elétrico de 160 kW/218 cv. Os clientes também podem escolher entre duas baterias LFP com conteúdo energético de 8,5 ou 19,1 kWh, o que deve ser suficiente para 55 ou 120 quilômetros de autonomia elétrica no procedimento de teste CLTC chinês, um tanto irrealista.

BYD Seal terá versão perua híbrida com 2.100 km de autonomia e roda 34,5 km/l. Além da versão elétrica, o sedan também tem outra opção com motorização híbrida.

GM emite recall de Chevy Equinox EV para quase 3.000 modelos AWD. O SUV elétrico da Chevy está sendo recolhido novamente devido a um defeito no controle de cruzeiro adaptativo. A GM emitiu o recall na quarta-feira, impactando quase 3.000 modelos Chevy Equinox EV AWD. Veja como eles planejam consertar isso.

______________________________

Frotas / Caminhões / Ônibus

O Correio Austríaco completa seu 5.000º exemplar. frota de veículos elétricos. Isso significa que um em cada dois veículos de entrega da frota da empresa agora tem tração elétrica. (DE)

Plymouth se prepara para chegada de 50 vagões elétricos de dois andares. Cinquenta ônibus elétricos de dois andares da Wrightbus com emissão zero chegarão a Plymouth este ano como parte de um grande investimento conjunto de £ 31,87 milhões no transporte público da cidade. A Plymouth Citybus, operadora de ônibus e parte do Go-Ahead Group, substituirá quase metade de sua frota por ônibus elétricos de dois andares. (EN)

Novos ônibus elétricos da Daimler Buses em Bruxelas. Desde o início desta semana, a empresa de transporte MIVB/STIB vem utilizando os três primeiros novos ônibus elétricos articulados da Daimler Buses em serviços regulares em Bruxelas. No total, a operadora de transporte público encomendou 70 unidades do modelo eCitaro, a maioria das quais será usada ao longo deste ano. (DE)

BYD Dolphin Mini pode ser usado como Táxi ou Uber? Hatch elétrico pode ser boa opção para o trânsito das grandes cidades, mas nem todas as versões são para o trabalho.

______________________________

Aviação / Táxis voadores

Ehang conclui voo de demonstração sem piloto de seu táxi aéreo em Xangai. A empresa chinesa de táxi voador Ehang concluiu seu primeiro voo de demonstração no centro de Xangai com sua aeronave elétrica autônoma EH216-S. Além disso, a Ehang iniciou operações de teste para voos turísticos ao longo do Rio Huangpu, em Xangai, com seu cliente Shanghai Hynfar Aviation.

______________________________

Máquinas agrícolas

Monarch Tractor anuncia expansão para a Europa. A startup americana oferece um trator elétrico chamado MK-V que também pode ser usado opcionalmente sem motorista. Em 2023, ele foi apresentado na Agritechnica em Hanover, entre outros lugares, e completou uma turnê com exposições, demonstrações e testes em vinhedos e pomares. Segundo a empresa, o modelo foi recebido com entusiasmo e apoio por todos os agricultores europeus. O ano passado Monarch Tractor recebeu R$ 744 milhões para ganhar o mundo. Até agora, as vendas estavam concentradas nos EUA e Canadá. A startup americana Monarch agora quer vender o modelo na Europa. Para esse propósito, a jovem empresa fundou a Monarch Tractor Europe N.V. com sede em Antuérpia, Bélgica.

______________________________

Infraestrutura / Tópicos de carregamento

A Polestar Energy foi projetada para tornar o carregamento doméstico mais inteligente, eficiente e barato. A iniciativa Polestar Energy da fabricante de carros elétricos Polestar visa tornar o carregamento doméstico mais inteligente, eficiente e barato. (EN)

______________________________

Bateria / Reciclagem / Lítio

A maior mina de lítio da África foi inaugurada no Mali. Com o apoio da Ganfeng Lithium, a mina de lítio de Goulamina foi inaugurada recentemente no país do Mali, na África Ocidental. 500.000 toneladas de concentrado de espodumênio serão produzidas anualmente.

______________________________

Política e Direito

Estados Unidos

Trump anuncia medidas para frear avanço de VEs nos EUA. No primeiro dia à frente da presidência dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou as primeiras medidas que devem impactar o setor de eletromobilidade naquele país. Trump considera o fim de subsídios e incentivos fiscais para veículos elétricos, como os previstos na Lei de Redução da Inflação (IRA). No entanto, reverter esses créditos demanda aprovação do Congresso e um longo processo regulatório. Trump ainda ordenou a pausa na liberação de fundos de programas como o National Electric Vehicle Infrastructure Formula Program (NEVI) e o Charging and Fueling Infrastructure Discretionary Grant Program (CFI).

União Europeia

O diálogo estratégico da UE começa em janeiro. O diálogo estratégico sobre o futuro da indústria automotiva europeia, anunciado no final de novembro, começará em 30 de janeiro. Representantes da indústria trabalharão com parceiros sociais, comissários da UE e outras partes interessadas para desenvolver soluções para a atual crise automobilística.

Mais notícias

Infográfico reúne dados da atual situação de eletrificados no Brasil. O ano de 2024 foi um marco para o mercado de veículos eletrificados no Brasil, que registrou 177.358 emplacamentos de janeiro a dezembro, número superior aos dois anos anteriores somados (93.927 em 2023 e 49.245 em 2022), segundo os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Por meio do infográfico, é possível saber que a quantidade de veículos eletrificados no Brasil atualmente é de 322.663 unidades. A maioria da frota é composta por híbridos (153.977 unidades), o que representa 48% do total. O número de híbridos plug-in representa 29% da frota (95.529) e os 100% elétricos 23% (73.157).

WEG fornecerá sistema gerador elétrico para híbrido flex da Lecar. A Lecar e a WEG assinaram um memorando de entendimento que prevê o desenvolvimento e fornecimento de geradores e inversores elétricos, o que permitirá o desenvolvimento em larga escala de veículos híbridos da nova montadora brasileira, a partir de 2026.

Como a integração de carros elétricos no sistema de energia pode ter sucesso. Na Alemanha, vários participantes se uniram nos últimos anos para conduzir testes de campo para carregamento compatível com a rede elétrica. O chamado cluster Harmon-E agora está extraindo as descobertas mais importantes de seu laboratório do mundo real e compartilhando-as com o público em geral na forma de recomendações. (EN/DE)

A BYD entra no mercado de carros de passeio de El Salvador, abre a 1ª loja local. A primeira loja da BYD em El Salvador exibe modelos como Seagull, Yuan Up, Seal, Song Pro DM-i e Song Plus DM-i. A BYD vende carros por meio de uma concessionária em El Salvador, e seu parceiro local é a Energy Motors.

A Škoda inicia a produção do Elroq na República Tcheca. A fabricante tcheca Škoda iniciou a produção em série do novo carro elétrico Elroq em sua sede em Mladá Boleslav. O Elroq é o primeiro veículo elétrico a bateria da marca no segmento de SUV compacto e o primeiro veículo de produção a implementar a nova linguagem de design "Modern Solid" da Škoda. Na Alemanha, o preço inicial de 33.900 euros se aplica ao Elroq 50 Tour com tração traseira de 125 kW (170 cv) e autonomia de até 377 quilômetros, de acordo com o padrão WLTP.

Barômetro: Cerca de 70% dos alemães nunca dirigiram um carro elétrico. Segundo um estudo, no país que até recentemente era o pioneiro em eletromobilidade na Europa, nem um em cada três alemães que possui carteira de motorista já sentou ao volante de um carro elétrico. Então ainda há muito potencial. No entanto, de acordo com a pesquisa, 53% dos que já dirigiram um carro elétrico (sem possuí-lo) consideram os carros elétricos “bons” ou “muito bons” – e aqueles que já possuem um têm essa opinião, 82%. (DE)

_________________________________________

LEMOB News é o serviço de informação do LEMOB a interessados na eletromobilidade.

Nossa newsletter também permite que membros e apoiadores do LEMOB indiquem notícias sobre suas empresas, bem como anunciem projetos, vagas de empregos e outras oportunidades.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Instituto LEMOB

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos