29.01.2025 - Novidades sobre Eletromobilidade com apoio de Parkstrom e Cavalho & Furtado Advogados

29.01.2025 - Novidades sobre Eletromobilidade com apoio de Parkstrom e Cavalho & Furtado Advogados

Bom dia! Aqui você encontra novidades relevantes para a eletromobilidade consolidadas pelo LEMOB

Assine e receba diariamente nossa newsletter exclusiva, onde o LEMOB consolida últimas notícias, avanços tecnológicos e dicas práticas mais relevantes sobre eletromobilidade. Fique por dentro do que acontece em tempo real na vanguarda da transformação sustentável.

Se você gostou do nosso informativo, curta, compartilhe e recomende.

Com Apoio de Parkstrom e Carvalho & Furtado Advogados

Automóveis

Mazda CX-60: Com híbrido plug-in no segmento premium. A Mazda está gradualmente abrindo caminho no segmento premium: o CX-60, o primeiro híbrido plug-in da marca, é outro bloco de construção nessa direção - como o modelo de série mais potente do fabricante. Sob a chapa metálica, você encontrará a mais recente tecnologia: um motor a gasolina de 2,5 litros trabalha em conjunto com um potente motor elétrico. Juntos, eles desenvolvem 327 cv e impressionantes 500 Nm de torque. Uma transmissão automática de 8 velocidades recém-desenvolvida distribui a potência para todas as quatro rodas. Isso faz do CX-60 o modelo de série mais potente da marca. A bateria de 17,8 kWh permite 63 quilômetros de autonomia elétrica, de acordo com o WLTP. Puramente elétrico, são possíveis velocidades de 140 km/h. Na wallbox, o CX-60 carrega com 7,2 kW em duas horas e meia. O consumo é de 1,6 litros de gasolina e 23 kWh de eletricidade por 100 quilômetros. O interior mostra uma qualidade premium real.

Primeiro test drive do A290 GTS – O Alpine chegará ao mercado de massa em breve? A Alpine se tornou uma marca sem utilidade por muito tempo. Mas recentemente surgiu um modelo em oferta, o A110. Isso deve ser feito com um salto para eletricidade; A "Garagem dos Sonhos" da Alpine deve incluir um total de sete veículos elétricos (BEVs) quando forem completamente desmontados. O primeiro é o A290, um pequeno carro esportivo baseado no Renault 5. Podemos testá-lo — não em estradas normais, mas também em pistas de corrida.

Mercedes cancela versão básica do EQA. A montadora removeu o EQA 250 do configurador. O novo modelo de entrada é agora o EQA 250+, cujo preço foi reduzido em 595 euros. Também há uma mudança na bateria na versão com tração nas quatro rodas. (DE)

Atualizações da Volvo para o novo ano do modelo: operação mais intuitiva, carregamento mais conveniente. A Volvo está começando o ano modelo 2026 com duas atualizações tecnológicas. No futuro, o carregamento de carros elétricos será mais rápido e suave.

O Ford Explorer e o Capri também carregarão a casa no futuro. Os dois carros elétricos da Ford, Explorer e Capri, podem ser usados como extensões de armazenamento para edifícios com usinas de energia domésticas E3/DC. (DE)

Novas fotos de espionagem mostram um protótipo camuflado da próxima geração do Classe V da Mercedes-Benz. O novo Classe V está previsto para chegar ao mercado em 2026 como o primeiro modelo baseado na nova plataforma elétrica Van.EA.

______________________________

Motocicletas

Royal Enfield apresenta Flying Flea em colaboração com a Qualcomm na CES 2025. Para sua nova marca de motocicletas elétricas Flying Flea, a Royal Enfield conta com a tecnologia Snapdragon da Qualcomm Technologies. A empresa integra o Snapdragon QWM2290 SoC e a plataforma Snapdragon Car-to-Cloud em sua nova marca, que foi revelada pela primeira vez na EICMA 2024 em Milão.

______________________________

Micromobilidade

A bicicleta do amanhã. Meio carro? Rodas de suporte e iluminação automáticas, câmera completa e modo selfie. As bicicletas elétricas estão se tornando cada vez mais inteligentes. Será que tudo isso são apenas truques caros ou uma necessidade técnica para mais segurança e conforto? (DE)

______________________________

Frotas / Caminhões / Ônibus

Uma em cada duas vans da DHL na Alemanha é elétrica. O número de vans elétricas usadas pelos serviços de encomendas neste país está aumentando constantemente: a DHL tem atualmente cerca de 32.400 e, até o final do ano, esse número deve aumentar para cerca de 37.000 unidades. A Hermes e a DPD também estão progredindo com a eletrificação da última milha. (DE)

Os Teslas da polícia de Basileia duram mais do que o esperado. A polícia de Basileia está mantendo os sete carros elétricos Tesla que ela usa desde 2019 por mais tempo do que o planejado. O motivo é simples: os carros elétricos duram mais em operações policiais do que o esperado inicialmente.

______________________________

Aviação / Táxis voadores

Aerovolt e H55 cooperam na aviação elétrica. H55, a startup suíça de aeronaves elétricas, está unindo forças com a empresa britânica AeroVolt. AeroVolt é especializada em infraestrutura de carregamento para aeronaves elétricas. Os parceiros planejam se concentrar em infraestrutura de carregamento e programas de treinamento para pilotos.

______________________________

Condução autônoma

Táxis robôs autônomos estão conquistando os anéis viários de Pequim. Robotaxis com assentos de motorista vazios agora podem circular em rodovias urbanas na área de Pequim. A empresa Pony.ai anunciou em 14 de janeiro que havia recebido uma licença de teste estendida para diversas rotas movimentadas. (DE)

______________________________

Tecnologia

Carregamento indutivo com sistema de bobina de matriz. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Alemã de Kempten está trabalhando em uma solução de carregamento indutivo que permitirá que veículos elétricos sejam recarregados enquanto dirigem. O especial: o sistema foi projetado para se expandir por uma grande área usando um arranjo de bobina de matriz, ou seja, não está limitado a uma trilha. (DE)

______________________________

Bateria / Reciclagem / Lítio

Determinação do envelhecimento de células de bateria usando tomografia computadorizada. Como você pode reutilizar baterias velhas de um veículo elétrico? O projeto de pesquisa “Reutilização de células de bateria: análise de TC de baterias de íons de lítio para avaliar a função e os recursos críticos de segurança para a segunda fase de vida” aborda essa questão. Como parte disso, os pesquisadores estão esclarecendo como a tomografia computadorizada pode ser usada para analisar as relações entre o uso e o envelhecimento das células de bateria.

A consultoria estratégica da PwC, Strategy&, juntamente com a Batemo, mediu e desmontou uma célula de bateria blade da BYD. Os resultados estão disponíveis gratuitamente. (EN)

A desenvolvedora de baterias SES AI conquista dois fabricantes de automóveis como parceiros. A SES é uma desenvolvedora de baterias derivada do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A SES ganhou dois fabricantes de automóveis não identificados como parceiros que desejam desenvolver baterias de lítio-metal e baterias de íons de lítio em conjunto com a SES.

Jaguar Land Rover faz investimento alto em empresa de reciclagem. O investimento de US$ 2 milhões vai permitir que a empresa consiga expandir operações e aprimorar suas tecnologias de reciclagem.

______________________________

Número do dia

A Xiaomi já entregou mais de 150.000 unidades de seu primeiro modelo de carro elétrico, o SU7, e planeja entregar 300.000 carros elétricos até 2025.

______________________________

Mais notícias

Análise da PWC “Electric Vehicle Sales Review” - A transformação da indústria automotiva afeta o comércio. O crescimento do mercado global de carros elétricos está ganhando força. A transformação estrutural do setor também está forçando os varejistas a repensar sua abordagem. O estudo pode ser baixado.

A Polestar planeja cortar gastos em 25%. Para entrar na zona de lucro, o novo chefe da fabricante de carros elétricos sino-sueca em dificuldades, Michael Lohscheller, quer cortar gastos em 25% até o final de 2025, em comparação a 2023. Lohscheller anunciou isso em uma entrevista ao Handelsblatt. De acordo com o balanço, as perdas em 2023 totalizaram 1,46 bilhão de dólares americanos. Trata-se de despesas com produtos e desenvolvimento, mas também de custos fixos gerais. (DE)

A Polestar está procurando novos fornecedores para os EUA. A proibição de vendas de veículos conectados e componentes de conectividade da China nos EUA também afeta a Polestar. De acordo com o CEO Michael Lohscheller, a marca de carros elétricos está, portanto, procurando novos fornecedores não chineses para contornar a proibição nos EUA. No entanto, ainda há algum tempo até que a proibição entre em vigor. (EN)

O Nepal importa mais veículos elétricos do que veículos a gasolina. No Nepal, as importações de veículos elétricos ultrapassaram as de veículos movidos a gasolina. No primeiro semestre do atual ano fiscal encerrado em meados de janeiro, o Nepal importou 12.974 veículos de quatro rodas, dos quais 7.349 eram veículos elétricos.

Concessionárias de automóveis esperam “batalha de descontos” para carros elétricos. Os preços dos carros elétricos podem cair significativamente no segundo semestre do ano. O pano de fundo para isso é o endurecimento dos limites de CO2 da frota na UE. A Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA) anunciou recentemente suas previsões para 2025. Para o mercado alemão de automóveis de passeio, os lobistas esperam um ligeiro aumento de 1%, para 2,8 milhões de unidades em 2025. Isso é cerca de um quarto a menos do que no ano pré-crise de 2019. (DE)

_________________________________________

LEMOB News é o serviço de informação do LEMOB a interessados na eletromobilidade.

Nossa newsletter também permite que membros e apoiadores do LEMOB indiquem notícias sobre suas empresas, bem como anunciem projetos, vagas de empregos e outras oportunidades.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Instituto LEMOB

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos