3 cases e o passo-a-passo de como usar big data para vender mais hoje mesmo (para qualquer modelo de negócio)

3 cases e o passo-a-passo de como usar big data para vender mais hoje mesmo (para qualquer modelo de negócio)

No texto de hoje eu gostaria muito de te ensinar a usar uma ferramenta gratuita que pode fazer você compreender se está atraindo o público certo, vendendo para o cliente ideal e te dar insights para começar hoje mesmo.

Ah, importante: trago três casos reais, operados por mim. Veja quais foram os resultados e se quiser, comece a aplicar já no seu negócio!

Antes de chegarmos lá, importante: aqui vamos falar sobre como usar os dados de uma ferramenta como guia para otimizar estratégia de conteúdo, vendas e aumentar seu faturamento com big data, inteligência artificial e mão na massa.

A prática deste conteúdo está ao alcance de qualquer um que tenha um site e disposição para dar um passo em direção ao crescimento verdadeiro.

Vamos lá!

Personas e o ponto de partida!

Partimos do pressuposto que você já desenhou a persona do seu negócio. O seu avatar, público ideal, público… existem muitos profissionais e diferentes visões.

Não acredito em verdade absoluta, mas aplico e tenho resultados usando o conceito de persona – onde personificamos o seu cliente ideal com dados demográficos e outras informações que fazem toda a diferença (falo mais aqui).

Então, para aplicar o que vem adianta vou pressupor que você já tem o desenho do seu cliente ideal, ok?

Observe os cases que apresentarei como possibilidade de explorar em seu negócio.

Dados são o poder

Se antes era conteúdo… agora mistura tudo. Eu gosto dessa salada! Dados, conteúdo, humanização, mobile, eventos… quanto mais informação para entender qual a melhor forma de entregar o seu verdadeiro valor, melhor.

E é justamente isso que me motiva a compartilhar este conteúdo: qualquer um pode implementar essa ferramenta no site e ter acesso a informações que literalmente podem mudar o rumo do negócio.

Talvez você nunca pensou que iria usar Big Data no seu negócio, né? Tão distante… tão no futuro, tão caro.

Pois abra sua mente e conheça o meu queridinho, Navegg. Conheci essa maravilha há uns 4 anos e desde então uso em todos os clientes, projetos, e o que você puder imaginar.

Inclusive já tive a oportunidade de fazer a certificação deles, veja se te interessa e busque na página deles! Entra no site aí e espia tudo. 

Mão na massa

Hora de executar.

Crie uma conta, instale o código no seu site e acompanhe durante as primeiras 48h se o dashboard está funcionando.

Assim:


Explore a ferramenta e entenda também a metodologia por trás. Vai te ajudar a tirar mais insumos positivos ainda.

Após acumular um número interessante de usuários, vá em interesses, demografia e antes de mais nada veja se o público que tem acessado o seu site condiz com quem você busca.

Lembrando que o Google Analytics tem uma função diferente, acredito que os dois se complementem muito bem. Tenha ambos no seu site – gratuitos.

Agora observe três cases interessantes que desenvolvi com alguns clientes e que podem te ajudar a extrair algo do Navegg e já colocar em prática.

A lista de famosos que aumentou em 30% os pedidos da semana

Em uma cliente que era dona de um e-commerce de alimentos saudáveis, naturais, vegetarianos e veganos, nos deparamos com um dado interessante.

Percebemos que o número de homens havia crescido no último mês e dentre as categorias de interesse do nossos usuários, entretenimento estava liderando. Veja o print da época:

Até aí, fiquei intrigada pois era um site que falava mais sobre saúde, bem -estar, as mulheres lideravam disparado o acesso e nos último meses vínhamos conquistando exatamente as pessoas que buscávamos. Algo naquele mês estava fora do padrão.

Ao explorar mais a categoria de entretenimento, outro número me chamou atenção. Celebridades, dentro da categoria entretenimento tinha um destaque enorme. De 38.430 pessoas que acessavam o site da cliente, 12.640 estavam em contato constante com notícias de celebridades e coisas do tipo.

A ideia partiu dai.

Vamos buscar quem são as celebridades que tem um lifestyle parecido com o que vendemos e vamos fazer uma brincadeira. Posts do tipo “Quem é você no jantar da semana? “ e os famosos como opção para que os seguidores votassem via comentários. Ou ainda uma série de posts falando “Você sabia que o FAMOSO X é vegano?” e por aí fomos.

Patrocinamos os posts para o público que construímos com ajuda do Navegg e do Google Analytics, fora os dados do Facebook e Instagram. Olhamos para todas essas informações, mais o desenho da nossa persona e lá fomos nós trabalhar com a mídia paga.

O resultado de 5 posts patrocinados com R$50,00 cada, foi um aumento de 30% em vendas naquela semana.

A cliente passou a acompanhar os dados mais de perto e produzir conteúdo também baseado nas informações que encontrava lá.

A loja de esportes que vendia para o público errado

Um outro caso interessante foi um cliente que vendia todos os equipamentos para um determinado esporte, em sua maioria praticado pelo público masculino.

Os canais de venda da marca eram: site, redes sociais, e-mail marketing e eventos e feiras que patrocinavam.

Esses eventos tiveram grande peso na tomada de decisão pela persona ideal. Então desenharam uma persona entre 35 e 40 anos, já bem estabelecida financeiramente e com filhos.

No entanto, dois meses depois de coletar um número interessante de dados, nos deparamos com essa imagem:

Observe que o público de 18 a 24 é o que mais acessava o site e pasmeconverte. Isso mesmo.

Há mais de 9 meses eles vinham fazendo banners, posts, conteúdo, lançando novos produtos para o público masculino de 35 a 40, que é um dos menores públicos da loja online.

Levando isso em conta, também observei o gráfico abaixo para entender qual a linguagem deveríamos usar. Seriam homens que fazem graduação? Estão na escola? Estão entrando no esporte? Tem filhos? Quanto % do salário dele vai para o esporte?

Enfim, inúmeras perguntas que você também pode se fazer ao chegar nessa informação:

O que fizemos a partir dai foi mudar toda a linguagem de todo e qualquer material publicado pela empresa. Investimos em três eventos focados em iniciantes do esporte e criamos três guias que auxilia a comprar os primeiros equipamentos, os primeiros passos no jogo e um glossário com as gírias e termos usados em campo na hora do game.

O resultado foram 5217 leads gerados em dois meses organicamente. Aumentamos as vendas em 20% nestes mesmos dois meses.

Imagine esses números no seu negócio!

A playlist pra acompanhar – em teste

Esse aconteceu essa semana e eu estou compartilhando o insight. A oportunidade foi identificada quando observei que a segunda categoria de conteúdo mais consumida pelos usuários desse cliente da área de administração de condomínio, era entretenimento novamente.

Nós vínhamos trabalhando com vídeos e até mesmo conteúdos escritos. Estamos focados em entrar no dia-a-dia das nossas personas para que possamos participar de mais momentos. Entender a dor dela de outra forma. Foi então que a próxima categoria gritou aos olhos:

Que tal lançarmos uma playlist para acompanhar essa persona? Vamos interagir! Estamos em fase de testes, excelente momento para evoluir ainda mais o relacionamento com nossos seguidores.

A criação das playlists no Spotify está em andamento pela equipe interna do cliente e ainda não tenho resultados para compartilhar. Mas os dados indicam que será… um gol!

E se não for, venho mostrar aqui também.

Implementa o Navegg aí no seu site também, extrai esse insights e coloca em ação. Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar seus resultados, vou adorar.

Originalmente publicado no meu blog. Se quiser ler mais, será um prazer te receber por lá para te entregar os conteúdos que tem transformado outras empreendedoras e empreendedores.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos