3 dicas básicas para melhorar seu perfil no LinkedIn
O ano é 2004 e se você viveu pelo menos a adolescência nessa época, provavelmente você se empenhava no Orkut para conseguir o "topo" nos comentários ou ter aquela avaliação de fãs no seu perfil.
Mas o que tudo isso tem haver com dicas para melhorar o seu perfil no LinkedIn? Tudo. Melhorar sua classificação e seu perfil nada mais é do que se empenhar em conseguir o "Topo". Para isso, você não precisa apenas falar de trabalho, cursos e livros, você pode (e deve) compartilhar suas experiências semelhante ao que fazemos em outras redes, mas com foco mais profissional.
1º - LEMBRE-SE QUE LINKEDIN NÃO É FACEBOOK
Ambas são: Rede social, mas com seus objetivos completamente diferentes.
O LinkedIn é uma rede social com foco profissional. Quando você cria uma conta no LinkedIn ele automaticamente começa a sugerir todos os seus contatos e é nesse momento que você deve avaliar se vale a pena adicionar aquele primo ou amigo.
Isso não significa que você só deve aceitar CEO, Gerentes e Coordenadores, mas pessoas que possam ACRESCENTAR a sua rede profissional: Compartilham conteúdo, interagem e também aqueles contatos de empresas que você admira, muitas vezes as melhores notícias são compartilhadas por colaboradores.
2° - NÃO SEJA UM USUÁRIO FANTASMA!
Fez a conta e ai? Interaja.
Você não precisa gerar conteúdos, porém é importante que você busque ser participativo, comentar e compartilhar notícias e postagens. Não precisa apenas falar sobre sua área profissional, busque conteúdos e assuntos que possam ser interessante para sua rede.
Importante: Cuidado ao entrar em debates que envolva opiniões pessoais, lembre-se que uma empresa é formada por vários tipos de pessoas, perfis, formas e rostos.
3° - COMPLETE O SEU PERFIL
Mantenha o seu perfil completo, isso inclui: Uma boa foto de perfil (com seu rosto visível) e descrição de suas atividades na empresa.
Quando você vai escrever sobre suas atividades dentro da empresa, busque antes de tudo "apresentar a empresa", duas linhas resumindo o que ela faz já é o suficiente, seguida liste suas atividades, você pode até mesmo colocar suas atribuições em tópicos. O importante é preencher a descrição e colocar as "palavras chaves". Exemplo: "Controle de Notas através do sistema SAP".
BÔNUS
Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho, não preencha o seu perfil com: "Em busca de oportunidade", "Desempregado" ou variantes, isso dificulta as empresa a acharem profissionais. O seu "Status" já é compartilhado quando você preenche a data de saída da empresa e habilita a opção no LinkedIn: "Estou em busca de trabalho ativamente".
Você já coloca algumas dessas práticas em ação? E que tipos de dificuldades você enfrenta para otimizar o seu perfil?