3 dicas essenciais para aproveitar a tecnologia na educação (EdTech)

3 dicas essenciais para aproveitar a tecnologia na educação (EdTech)

Se há poucos anos a implementação de novas tecnologias no ambiente escolar era vista com desconfiança por professores e responsáveis, atualmente essa prática é vista não mais como um luxo, mas como uma necessidade.

Em uma pesquisa realizada pela UNESP com 400 alunos da Escola Estadual Bento de Abreu, em Araraquara, comprovou-se que o uso da tecnologia educativa melhorou em 32% o rendimento dos alunos em Matemática e Física, em comparação a quando os conteúdos eram trabalhados de forma expositiva em sala de aula.

Sendo assim, cada vez mais escolas estão aderindo a essa nova ferramenta de aprendizado.

Contudo, para que a tecnologia possa facilitar a vida escolar ao invés de atrapalhá-la, são necessários alguns cuidados.

Por essa razão, preparamos para você esta pequena lista com algumas dicas para não cair em armadilhas tecnológicas.

•    Escolha bem a empresa que vai prestar o serviço

Tecnologia não é tudo. Infelizmente, muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço acabam entregando uma ferramenta que dificulta ainda mais o cotidiano escolar.

Antes de implementar essa solução, a escola deve verificar os antecedentes da empresa, conferindo todas as críticas e os elogios feitos pelos usuários.

Recomendamos a você a empresa Waybee, que possui uma abordagem séria e diferenciada, envolvendo a escola, os alunos, os responsáveis e os motoristas que transportam os estudantes, proporcionando resultados surpreendentes.

•    A tecnologia deve trabalhar para você, e não ao contrário

Como dissemos no item anterior, diversas "soluções" causam mais incovenientes do que resultados.

Antes de implantar a tecnologia em sua escola, verifique se ela é de fácil assimilação, tanto por parte dos alunos quanto dos professores e funcionários.

É importante que o aplicativo não gere dificuldades técnicas e que as pessoas que irão utilizá-lo não necessitem de muito tempo para aprender a lidar com ele. Lembre-se: se não é fácil, não funciona.

•    Suporte técnico deve ser confiável

Não podemos ser ingênuos; devemos ter em mente que toda tecnologia está sujeita a falhas. No caso de escolas e ambientes educacionais, é importante garantir que um eventual problema não comprometa o aprendizado e o rendimento dos alunos.

Escolha uma empresa que ofereça um suporte técnico competente, capaz de resolver as falhas técnicas com facilidade e rapidez.

Esperamos que este pequeno artigo possa ter tirado algumas de suas dúvidas. Também é valido lembrar que a tecnologia é parte fundamental do mundo contemporâneo.

Sendo assim, sua implementação no ambiente escolar torna-se indissociável do verdadeiro aprendizado, que tem como objetivo preparar os alunos para o mundo real.

O Waybee é o aplicativo por meio do qual responsáveis, escolas e motoristas se encontram com a tecnologia de uma forma simples e funcional. Quer conhecer mais? Acesse: www.waybee.com.br

Perfeitamente! Inclusive a SEC-Ba está investindo num curso de tecnologias pra nós professores. Segunda etapa! Tá sendo muito proveitoso!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Giancarlo Trentini

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos