3 Dicas/ Hacks para você fazer Netweaving e não somente Networking
Em eventos eu sempre dedico um bom tempo a passear pelos stands e conversar com os expositores, que muitas vezes são os patrocinadores e formadores de opinião.
Neste último, apesar de pequeno, conseguiu reunir na Feira de negócios expositores incríveis que sabiam apresentar seu negócio com maestria e muita dedicação. Conversei com pessoas incríveis e conheci negócios interessantes. O Ronei Vinagre, da Growflix se tornou um parceiro para expansão de mercado, o Edu Costa, da LinkedYou me conquistou como cliente, com o Otávio da Rock Content teci possíveis estratégias para negócios internacionais, ganhei vários brindes na Stalo e a equipe da Solides me proporcionou uma análise de perfil muito legal… tudo isso numa volta de 60 minutos nos stands.
Hoje fazemos não somente Networking mas expandimos a mentalidade para tecer Netweaving, que vai além de compartilhamento de informações, ferramentas, recursos. O termo criado pelo americano Robert Littell, autor do livro The Heart and Art of NetWeaving: Building Meaningful Relationships One Connection At a Time e propõe uma nova forma de enxergar as relações humanas, com o objetivo de trocar experiências e ideias, não somente como meio de obter oportunidades profissionais. O netweaving representa uma evolução moral: ‘fazer o bem sem olhar a quem’! É a construção de uma relação duradoura, baseada em uma ajuda desinteressada que não necessariamente precisa trazer resultados.
Nesse sentido, eu prefiro agir como uma Doadora e enxergar oportunidades de gerar valor para as pessoas ao meu redor, pois sempre estaremos engrandecendo nossa vida e nosso negócio com as relações geradas. Em um grande evento aconselho açoes que pode ser oportunidades incríveis de ampliar sua Netweaving:
1 - Trabalhar como voluntário ou crew - assim você tem a oportunidade de se engajar com os organizadores, mostrar seu trabalho e seu jeito de conduzir uma equipe além de ter acesso aos palestrantes, expositores e patrocinadores de uma maneira diferenciada, como membro da equipe do evento.
2 - Palestrantes - encontrar oportunidades de abordar e conversar com um palestrante sobre o valor que a conteúdo dele gera para você e se apresentar profissionalmente. Muitas vezes palestrantes pode vir a ser mentores, investidores e até mesmos amigos em potencial. Eu mesma já conto em minha nova networking pós grande eventos 2018 com dois incríveis mentores e alguns amigos.
3 - Expositores - andar pelos stands e conversar com os responsáveis, fazer perguntas, aceitar os brindes, os testes aplicados, pedir material e conteúdo, se cadastrar no mailing deles são diferentes maneiras de agregar valor a um evento em que participamos. Já recebi convites para outros eventos, para participar de grupos de trabalho e até para concorrer a vagas na empresa.
Encorajo vocês fortemente a se aventurarem além das palestras e começarem a desenvolver negócios e a expandir sua networking de maneiras variadas, aproveitando as diversas oportunidades que um evento pode proporcionar.
Copywriter | Copywriter Pleno | UX Writer
6 aVocê é incrível Flávia! Parabéns!
Senior Software Engineer | Team Lead at Hotmart
6 aGostei do texto, eu não conhecia esse termo. Parabéns!!
Woman that build Awards Globant 2024 (Tech Leader) | Head de Produto | Gerente de Serviços de Tecnologia | Especialista de Gestão do Conhecimento e Universidade Corporativa | Digital Education Advocate
6 aSuper concordo. E acho que tem um ponto importante: essas pessoas automaticamente te apresentam para outras, ou seja, o caminho com a "indicação" costuma ser ainda mais efetivo. :)
International Business | Business Intelligence & Data Analyst | Power Bi | Analista Internacional e analista de negócios
6 aRogerio Carvalho