3 fantasmas que perseguem o desempregado e como evitá-los :

3 fantasmas que perseguem o desempregado e como evitá-los :

Atendo pessoas em transição de carreira há 30 anos e já vi os mais diversos discursos pessimistas de pessoas com as mais diferentes formações. Todavia, todas elas possuem 3 pontos que se repetem e que levam ao desânimo e depressão que podem atrapalhar a busca por um novo emprego.

1 –Conheço todo o meu mercado de trabalho e ninguém está contratando. Pode ser que você conheça seus concorrentes e pares num determinado ramo de negócios e, para essa área de atuação, isso seja verdade. No entanto, mesmo quando existe uma crise geral na economia existem outros ramos de negócios que crescem e se desenvolvem. Além disso, existem empresas de portes diferentes que podem valorizar muito o conhecimento que você acumulou. É por isso que uma ajuda especializada, profissional é tão importante. Quem trabalha somente com RH conhece a necessidade de empresas dos mais variados ramos e atuações do mercado. Procure fora do seu circulo de conhecimento. Saia fora da zona de conforto e não tenha preconceito para procurar seu próximo emprego.

2 – Preciso ganhar um salário rápido para não gastar minha reserva. Quem fica com esse pensamento fixo acaba por aceitar qualquer coisa pelo medo de ficar muito tempo disponível no mercado. É preciso fazer contas com a reserva que existe e traçar um plano de procura que leve em consideração a média de tempo para a recolocação naquele momento (atualmente para nível gerencial, a média de procura é de 8 meses) . Depois que isso for feito, abandone a angustia desse pensamento.

3- Minha idade: Se você já passou dos 40 anos isso virá na sua cabeça mais cedo ou mais tarde. Pessoas nessa faixa etária ficam especialmente preocupadas com isso como se o mercado tivesse uma data de validade específica para o trabalhador de uma forma geral. É claro que cada caso é um caso, mas de maneira geral isso é apenas um item a ser direcionado no programa de procura de recolocação. Não pode ser uma preocupação permanente.

Alexandre L.

CRC | Controller | FP&A | Accounting | Tax | Compliance

8 a
Rosangela Ziliotte Campos

Gerente Executiva de Projetos Especiais no Grupo Doria

8 a

Rute, a questão da idade, especificamente, preocupa-me. Minha ultima posição foi de diretora de relacionamento com o mercado, cargo ocupado por somente 5 meses. Estou com 46. O que você me diria sobre esta preocupação, as vezes incômoda.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos