3 lições que aprendi com o livro "A Coragem para Liderar"​, de Brené Brown

3 lições que aprendi com o livro "A Coragem para Liderar", de Brené Brown

A primeira formação da minha mãe foi professora e, talvez por causa disso, tive contato com muitos livros. Me chamem de old school, mas prefiro os livros físicos aos digitais 📚

No final de 2021 aceitei o desafio de assumir área de Marketing da HDN Digital. Apesar da experiência em liderar ações voluntárias e apoiar o desenvolvimento de estagiários(as) nas empresas em que já havia trabalhado, eu nunca tinha tido uma equipe direta. E como boa nerd que sou, enchi meu carrinho da Amazon com um bocado de livros sobre liderança.

O ano de 2022 veio com muitas vontades e, entra elas, o desejo de ler (pelo menos) 1 livro por mês. Janeiro se foi e a primeira leitura também!

Ao ler 10 páginas por dia em 1 ano, você lê 3.650 páginas, o equivalente a mais ou menos 18 livros (média de 200 páginas)! 🤩

Livro: A Coragem para Liderar - trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos. A autora, Brené Brown, é doutora, professora e pesquisadora. Há mais de 20 anos, ela estuda sobre coragem, vulnerabilidade, vergonha e empatia. Pensei comigo: "Oba, começarei com o combo completo!". Se você ainda não conhece Brené, recomendo assistir a palestra dela no TED ou o documentário no Netflix.

Sendo líder de primeira viagem, aqui estão as 3 lições que aprendi com o livro (cada pessoa, com seu repertório e trajetória, provavelmente, aprenderá algo diferente). Eis os meus aprendizados:

(1) Trabalho duro: líder não é um ser humano fantástico com poderes titânicos. Não podemos subestimar a capacidade emocional que ser um bom líder exige. É preciso pausa, prática, habilidade, treino, empatia e muita vontade. "O verdadeiro obstáculo da liderança destemida é o modo como reagimos ao nosso medo". Você tem o direito de sentir medo, mas como irá reagir, em relação a isso? Busque referências, troque ideias com líderes mais experientes, esteja disposto a se desconstruir e construir, um pouquinho por dia.

(2) Conversas difíceis: confrontos e fracassos. Se mantenha generoso e curioso, persista no processo de identificação e solução de problemas. Ouça com o mesmo entusiasmo que deseja ser ouvido. "Esteja de coração aberto para servir ao trabalho e uns aos outros, não aos nossos egos".

(3) Coração pleno: são pessoas, liderando outras pessoas. Entenda que sua equipe é formada por pessoas, com medos, anseios, desejos, sonhos, vontades... assim como você! Será necessário dedicar tempo para lidar com medos e sentimentos. A dedicação vale a pena pois, caso contrário, você demandará o dobro (ou mais) de tempo para gerenciar comportamentos ineficientes e improdutivos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

É preciso ter coragem para criar vínculos e ter propósito claro: por que você faz o que está fazendo?

Você já leu esse livro? O que aprendeu com ele?

muito bom ,esse livro!

Mercia Guerra

"Complexity is the enemy of execution" - Simplifying complex concepts with explainer videos | simplification expert| mom of 2| Insatiably curious|

2 a

Ótimo livro! Keep it up!

Pam Miranda

Manager of People & Culture at levva - We're always hiring! 💛🚀

2 a

Amo esse livro. Um dos insights que nos traz é que o líder não é herói. Podemos sentir medo, é um processo natural. Entretanto, a coragem pode ser ensinada através do desenvolvimento de 4 habilidades: encarar a vulnerabilidade, viver de acordo com os seus valores, desafiar a confiança e aprender a crescer.”

Adriana Capuzzo Alencar de Carvalho

Representante Técnica | Consultora Técnica | Representante Comercial | Medical Science Liaison | MSL | Medical Affairs

2 a

Orgulho define! 😘

Obrigada por compartilhar Marin!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos