3 medidas de Cibersegurança para garantir a proteção digital em 2021

3 medidas de Cibersegurança para garantir a proteção digital em 2021

O primeiro mês do ano já está acabando, mas a segurança cibernética continua sendo o "top-of-mind" para as empresas em todo o mundo, ou seja, uma das primeiras preocupações. O último ano marcou um aumento na quantidade de fraudes cometidas contra pequenas empresas, mas especificamente as pequenas e médias empresas.

Vários relatórios de entidades mostram que os cibercriminosos têm expandido seus ataques, que era na maioria das vezes contra pessoas e pequenas empresas, mas os últimos dados mostram que o foco tem sido cada vez mais as grandes corporações, governos e infraestruturas críticas.

Há muitos fatores responsáveis pelo aumento acentuado dos ataques de fraude cibernética e malware no último ano, mas o fato de que a maioria das pessoas tem sido e ainda está trabalhando em casa provavelmente será um grande contribuinte. Ao contrário do trabalho, onde é fácil chegar à equipe de TI para orientar sobre quais ações tomar caso surja uma situação, muitos estão simplesmente adotando uma atitude mais "relaxada" e, assim, cometendo mais erros. Além disso, houve muitas interrupções na forma como as empresas operam, facilitando assim que os maus atores convençam as pessoas a se afastarem do protocolo estabelecido.

Aqui estão três estratégias que você pode adotar para proteger seu negócio daqui para frente.

1. Mantenha seus sistemas seguros

A maioria dos ataques cibernéticos vem na forma de software que é instalado em seus sistemas através de um formulário ou outro, e você pode reduzir os riscos de tais ataques dramaticamente simplesmente garantindo que você tenha o software antivírus adequado instalado e atualizado. Esta última parte é particularmente importante porque há novos vírus sendo desenvolvidos e vendidos na internet todos os dias, e se o seu software antivírus não for mantido atualizado, ele pode simplesmente perder uma peça do malware.

Também é importante fazer backups regulares de dados importantes (principalmente em nuvem) e ter senhas fortes em todos os seus dispositivos. Às vezes, tudo o que é preciso para um invasor ter acesso é um dispositivo com uma senha fraca usado por um colaborador ou deixando de se aproveitar da autenticação de vários fatores em dispositivos e contas (A autenticação em dois fatores é extremamente importante).

Mesmo que sua organização não seja grande o suficiente para ter um departamento de TI completo, é importante coordenar sua equipe para garantir que eles estejam tomando as medidas necessárias para manter seus sistemas seguros.

2. Treinamento e processos de segurança na Internet

Muitos pensam que os hackers seja se sentam na frente de monitores com longas linhas de código verde passando por suas telas à medida que usam ataques de força bruta em direção a uma rede de alvos, mas não é isso que acontece em muitos casos. Hoje, muitos ataques de cibersegurança vêm na forma de engenharia social usando e-mails e chamadas cuidadosamente elaboradas e projetadas para enganar você e seu time, seja instalando malware ou abrindo mão de credenciais em páginas da Web controladas pelos hackers - Eu costumo dizer que os ataques cibernéticos se tornaram uma verdadeira tática de golpes digitais, ou seja, não são usados apenas conhecimento e técnica, são usados má fé e picaretagem.

"As empresas devem estar cientes das táticas de engenharia social e treinar toda a sua equipe sobre como identificá-las e combatê-las" - Bruno Silva

O princípio geral das táticas de prevenção da engenharia social é fazer com que sua equipe pare, revise e verifique solicitações antes de responder com qualquer informação.

3. Realizar auditorias regulares

Como em qualquer outro tipo de auditoria, o objetivo das auditorias de segurança cibernética é avaliar seus registros para ver se há alguma sinalização vermelha que indique se alguma parte do seu sistema foi comprometida. Além disso, a auditoria deve incluir uma revisão de seus processos administrativos e comportamento da equipe para ver se há algo que precisa ser alterado para proteger ainda mais seus sistemas e evitar dores de cabeça futuro. Caso não tenha especialistas de segurança digital em sua empresa, você vai precisar contratar profissionais para fazer isso, mas a despesa vale a pena para evitar ataques cibernéticos bem sucedidos.

O escopo e a frequência das auditorias variam dependendo de circunstâncias específicas. Os sites de comércio eletrônico que aumentaram durante a pandemia estão no topo da lista, pois além de suas próprias informações financeiras, você tem acesso às informações financeiras de seus clientes e perdê-las para hackers pode resultar em sérias responsabilidades para você. Além de verificar se há malware e vulnerabilidades em geral, as principais coisas a serem cuidadas incluem se seus sistemas de pagamento estão em conformidade com PCI-DSS e se seu certificado SSL está atualizado e funcional.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Baixe gratuitamente meu e-book "Manutenção 4.0 e os impactos na indústria marítima", nele eu falo sobre Cibersecurity e outras tecnologias habilitadoras da indústria 4.0

https://lnkd.in/gERq2iC



Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos