3 motivos pelos quais seus treinamentos podem estar falhando

3 motivos pelos quais seus treinamentos podem estar falhando

Muitos treinamentos fornecidos pelo empregador estão errando o alvo. Veja como implementar um programa de educação de funcionários mais eficaz.

Os funcionários de hoje estão ansiosos para aprender novas habilidades. De fato, em um relatório do Sitel Group , 37% dos entrevistados disseram que, se não tivessem a oportunidade de ser treinados em novas habilidades, estariam dispostos a deixar seu emprego atual.

Pode não parecer, mas é uma boa notícia para as empresas. Os funcionários querem fazer melhor. Eles querem aprender, expandir suas habilidades e assumir papéis de liderança. Mas muitas empresas não têm uma abordagem sistemática para o treinamento de funcionários e a ambientação de novos contratados.

As empresas que não planejam o treinamento e a formação de seus funcionários de maneira estratégica podem, na verdade, estar perdendo dinheiro. Uma conseqüência do treinamento deficiente - como eu tenho certeza que todos nós já experimentamos - é que os funcionários tendem a esquecer muito do que aprenderam. Nesse caso, você investiu tempo e dinheiro para pouco retorno - e talvez até precise investir mais para fornecer mais educação.

Como você pode garantir que seus funcionários mantenham as informações e habilidades que você investiu para ensiná-los? Evite esses três erros comuns:

1. Seus materiais de treinamento não incluem conteúdo visual

Quer o seu treinamento seja presencial ou em um espaço virtual, você precisará usar elementos multimídia para ampliar sua eficácia. Um estudo descobriu que, três dias depois de um treinamento ou evento educacional, as pessoas lembram 10% de uma apresentação oral, 35% de uma apresentação visual e 65% de uma apresentação com um componente visual e um oral.

Você se lembra de uma apresentação na sala de reuniões ou em uma palestra na faculdade onde o apresentador falou por tanto tempo que sua atenção foi se perdendo? Eu acho que todos nós lembramos.

Mas quando recursos visuais estão envolvidos, temos mais maneiras de interagir com as informações que estão sendo compartilhadas. E considerando que cerca de 65% das pessoas são aprendizes visuais, não é surpresa que a retenção dessas informações aumente com o uso de conteúdo visual.

Que tipos de conteúdo visual você pode incorporar ao seu treinamento? Aqui estão apenas algumas opções:

  • Testes interativos
  • Gráficos e vídeos em movimento
  • Infográficos
  • Visual e-books
  • Infográficos interativos e páginas da Web
  • Imprima materiais, incluindo apostilas e manuais

Vamos falar sobre vídeo e gráficos em movimento a seguir.

2. Seu treinamento não incorpora vídeo

Grande parte do treinamento dos funcionários de hoje ocorre on-line ou em ambientes virtuais. E especialmente nesses espaços, o vídeo é comprovadamente eficaz.

De fato, um estudo descobriu que o vídeo é a ferramenta educacional / de treinamento mais eficaz, em comparação com materiais como folhetos ou narrativas baseadas em texto.

O vídeo é o meio visual preferido para usuários da Internet em geral. De acordo com a Cisco, mais de 75% de todo o tráfego da Internet é vídeo. E seus funcionários não são exceção - eles provavelmente gostam de assistir a muitos vídeos também. Portanto, quando seus materiais de treinamento estiverem em seu meio preferido, eles estarão mais propensos a se envolver e reter as informações que você está compartilhando.

3. Seus materiais educacionais usam materiais gráficos de baixa qualidade

Os públicos de hoje - incluindo seus funcionários - não respondem bem a imagens, vídeos ou gráficos de baixa qualidade. Talvez seus padrões tenham sido elevados por causa da grande quantidade de conteúdo visual de qualidade que existe atualmente. Ou talvez a exposição repetida a uma ampla variedade de mídias, tenha ajudado os consumidores a desenvolver um senso mais completo de quando o conteúdo visual é bem-sucedido e quando ele falha.

Em qualquer caso, simplesmente incorporar qualquer conteúdo visual que você possa encontrar em seus materiais de treinamento não será suficiente.

Fotos ou vídeos genéricos de banco de imagens, farão com que o treinamento pareça impessoal, ou fazem parecer que sua empresa não se esforçou muito para desenvolver os materiais. Isso pode deixar a atenção dos funcionários à deriva ou a dedicação deles oscilando.

Da mesma forma, gráficos que não conseguem mostrar os dados com precisão ou de forma clara e legível pouco contribuem para garantir um treinamento de qualidade.

A pergunta que você deve fazer a si mesmo sempre que incorporar um componente visual ao seu treinamento é: para qual propósito ele serve? Cada gráfico, ilustração, vídeo ou infográfico deve ter um objetivo específico a ser alcançado - um conceito ou habilidade específica que você deseja que seus funcionários aprendam. Se você está apenas incorporando recursos visuais por ter recursos visuais, provavelmente isso não ajudará seus funcionários a aprender.

Treinar bem os funcionários não é fácil, mas vale a pena o tempo e o esforço necessários para fazer isso da maneira correta. Evite esses três erros comuns, e você estará no caminho para uma força de trabalho mais feliz e melhor preparada.  

*Esta é uma tradução livre, de interpretação pessoal. Para ler o texto original, acesse: 3 Ways Your Employee Training Program Is Failing You

Conheça nossas soluções para treinamento em www.targetmultimidia.com.br

Júnior Rodrigues

VP | CEO | Executivo de Operações, Inovação, Agilidade, Estratégia e Liderança | Autor de 16 livros sobre esses temas | Palestrante | Professor | Eterno aprendiz | Transformando vidas via Agilidade, Humanização e Fé!

5 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos