3 motivos que impedem você de ter disciplina
O processo de desenvolvimento da disciplina é semelhante ao que ocorre com nossos músculos. Nos primeiros dias de academia ou da prática de alguma atividade física, sentimos dores e pensamos constantemente em desistir. Eu sei, isso é uma merda! Contudo, após alguns dias, a sensação de bem estar vem junto com os resultados, e todo o bla bla bla que você já sabe. É o que ocorre com a disciplina. Quem nunca sentiu uma dor, só que uma dor psicológica, ao tentar acordar cedo? Horrível! Só depois de muitos dias o seu corpo começa a entrar no ritmo e em alguns casos, nem de despertador você precisa mais. Seu músculo da disciplina está hipertrofiando, entende o que eu digo?
“A distância entre sonho e realidade chama-se disciplina” Bernardinho
Bem, enquanto você não tiver consciência de que a disciplina pode ser exercitada, ou enquanto você continuar dizendo na cara dura “- Eu sou assim mesmo, meio desorganizado”; Ou enquanto você continuar dando ouvidos ao que seu cérebro reptiliano diz quando te manda habilitar no celular o modo soneca de mais 10 minutos pela 3 vez, seu músculo da disciplina estará flácido, murcho, ou como dizem lá na minha cidade, em Campina Grande-PB, “Meio jururu”.
Vamos listar agora, 3 possíveis motivos que estão enraizados nos nossos hábitos, personalidade e/ou no nosso caráter:
1 - Meta
Tony Robbins, disse uma vez “Na vida um monte de gente sabe o que fazer, mas poucos fazem, de fato, o que sabem que é preciso. Saber não é o suficiente. Você precisa agir”. Também existe um monte de gente que não têm a mínima ideia do que quer, é como a busca por um filme na Netflix, você tem tantas opções que acaba perdendo vários minutos se decidindo. Quando se tem uma meta bem definida, você se disciplina para alcançar. Sem metas bem definidas, não tem como ter disciplina.
2 - Motivação
Pergunte a uma pessoa desempregada se ela tem dificuldades de acordar cedo e sair para procurar emprego, principalmente se as contas estiverem abarrotando na caixa de correio. Da mesma forma, a motivação gera disciplina para um concurseiro se dedicar de maneira obstinada em prol do seu tão sonhado cargo público. Ninguém faz nada a não ser que seja obrigado ou esteja devidamente motivado pelo amor ou pela dor, se é que você me entende. O pior é que a grande maioria só se motiva quando está no subsolo do fundo do poço.
3 - Foco
Poderíamos dizer que a disciplina e o foco caminham de mãos dadas. Não consigo imaginar uma pessoa sem foco. É bidirecional. Se você se deparar com um colega seu que não possui foco nas suas atividades, vá atrás e verá uma pessoa carente de disciplina, ou uma pessoa indisciplinada carente de foco. Claro que deve haver uma porrada de exceções, mas em geral, essas duas características devem ser vigiadas e constantemente direcionadas.
“O que eu estou fazendo, vai me aproximar ou me distanciar da realização do meu sonho?”
Tá bem, mas e ai?
No livro, Produtividade Para Quem Quer Tempo de Geronimo Theml, diz mais ou menos assim: “O que eu estou fazendo, vai me aproximar ou me distanciar da realização do meu sonho?”. E aí eu penso nisso como um semáforo: Assim que pego o celular e desbloqueio a tela por exemplo, vejo aquele número em vermelho de conversas que eu não visualizei, e automaticamente me sinto atraído em clicar e ver “qual é”, é aí que a luz amarela acende na minha consciência e eu me pergunto: “O que eu estou fazendo, vai me aproximar ou me distanciar da realização do meu sonho?”, dessa forma, me contenho e abro o aplicativo de epub que uso, e continuo a ler um ebook. Semelhante ao que acontece quando estou dirigindo e me deparo com um semáforo laranja, não dou continuidade e nem avanço no vermelho.
Desenvolver o músculo da disciplina é uma tarefa muito difícil, lutamos contra isso toda hora. Acredito que seja fundamental pararmos para investir em técnicas para exercitar isso, pois as demais atividades que a gente se propõe a fazer, necessitam de muita força, do músculo da disciplina like a bodybuilder.
E então, seu músculo da disciplina está em forma?
Analista I na Control Construções | Administração | Gestão e Psicologia Organizacional | RH
6 aMuito bom, podemos mudar sempre para o melhor! Começar pela disciplina é essencial.