30 anos sem Senna: piloto segue quebrando recordes com marcas que ele mesmo criou
Ayrton Senna, pilo de fórmula 1.

30 anos sem Senna: piloto segue quebrando recordes com marcas que ele mesmo criou

Ayrton Senna ganhou fama global sendo o melhor piloto do mundo para “derrotar” o cronômetro: sua incrível habilidade de fazer voltas rápidas na classificação garantiram recordes de pole position em sua carreira na F1. Mas o ídolo brasileiro também derrotou o tempo quando o assunto é a imortalidade do valor de sua imagem diante do público: 30 anos após o trágico acidente em Ímola, Senna segue batendo recordes com seu legado por meio das marcas Senna e Senninha, administradas atualmente pela Senna Brands.

As marcas criadas pelo próprio Ayrton nos anos 1990 passam atualmente por um processo de expansão e se mantém relevantes até hoje tanto para fãs que viram Ayrton nas pistas quanto para as novas gerações que só conhecem as histórias do piloto.

“O Ayrton é uma figura global e pesquisas encomendadas por nós indicam que ele desperta mais interesse nas pessoas do que o próprio automobilismo em si. No Brasil, o awareness de marca chega a 92% e em dez países das Américas do Sul e do Norte, Europa e Ásia, está no Top 10 de atletas mais influentes”, afirma Bianca Senna, CEO da Senna Brands e sobrinha do tricampeão.

Em vida, Ayrton Senna mal poderia imaginar como sua marca seria tão bem-sucedida mais de três décadas após a sua criação. Seu pensamento rápido ao volante de um F1 era bem conhecido por milhões de fãs, mas seu talento para os negócios ficou mais evidente quando já tinha conquistado seus três títulos mundiais, em 1991. Foi quando nasceu a marca Senna e o famoso duplo “S”, um logotipo inspirado em uma curva do circuito de Interlagos, criada justamente por Senna quando a F1 voltou para São Paulo.

Nessas quase três décadas, a marca tem parcerias com renomadas empresas dos mais diferentes segmentos, a exemplo de Ducati, TAG Heuer, McLaren, Puma e Asics. “Com tantas possibilidades, vemos um futuro de expansão muito promissor pela frente, tanto em território quanto em produtos e verticais de negócios”, explica.

Legado

O Instituto Ayrton Senna nasceu em 1994, depois de uma conversa que Ayrton teve com sua irmã, Viviane, para fazer algo para o Brasil em um trabalho mais amplo. Três décadas depois, o Instituto mantém firme sua missão de transformar a realidade de crianças e jovens no Brasil por meio da educação.

Nesses 30 anos de atuação do Instituto Ayrton Senna, já foram mais de 36 milhões de crianças e jovens impactados, em mais de 3 mil municípios parceiros, em todos os estados do Brasil. 
São números que mostram que os recordes do tricampeão mundial seguem sendo ampliados mesmo três décadas após sua última corrida na F1. E mostrando que Senna segue sendo imbatível em sua luta contra o tempo até hoje.

Saiba mais lendo a matéria completa. Clique aqui!

Texto: Rodrigo França/ Jornalista



Em 1988, já era o melhor piloto do mundo, mas as coisas não andavam dando muito certo para ele na F1. Incomodada com a maré de azar, sua irmã, levou a missionária Neuza Itioka para orar por ele. Neuza diagnosticou a presença de uma força maligna atuando em sua vida e orou por libertação. Impressionado com o milagre da série de vitórias após essa oração, ele voltou querendo saber mais sobre este Deus tão poderoso. Neuza apresentou-lhe Jesus e fez o convite para que recebesse a Cristo. Ele topou na hora. Foi uma decisão muito consciente e sincera. Durante um ano buscamos manter sigilo absoluto, tentando dar a Senna a chance de crescer espiritualmente antes de ser confrontado pelo mundo da F1. Mas ele mesmo começou a sentir dentro de si um desejo enorme de falar. No GP de Portugal de 89, ele falou quase meia hora sobre seu relacionamento com Deus. Repercutiu no mundo inteiro! Daí em diante ele nunca mais teve sossego sobre o assunto. Todos passaram a cobrar de Ayrton o estilo de vida de um santo. Mas ele era só um bebê espiritual. ✝

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Raphael Obadia

Proprietário(a), Legacy Engenharia

8 m

Ayrton Senna não fez nada durante a sua vida. Todas as excelentes obras e ações sociais feitas pelo instituto ele jamais viu. Há uma exacerbação de sua figura como um todo. Pelé por exemplo, foi muito maior, leva a imagem do Brasil à muito mais lugares e a mais tempo, para muito mais gente, mas não tem o mesmo glamour da figura de Senna. Tratamos aqui de um caso de marketing pós morte muito bem feito.

Everton Teixeira

CHRO | Diretor de RH |Especialista em Transformação Cultural e Digital | TOP50 Executivo Destaque em RH de 2023 | Especialista em Desenvolvimento Organizacional | Líder em Gestão de Infraestruturas e Real Estate

8 m

Que homenagem incrível! O legado de Ayrton Senna continua inspirando gerações, dentro e fora das pistas.

Ada Assis e Silva

Fundadora da Officina do Coach, Coach Executiva, Treinamentos Corporativos e Abertos e Palestrante.

8 m

Nada como o carisma e o brilhantismo de Ayrton Senna. Domingos de manhã cheios de entusiasmo e expectativas ao ve-lo fazer com excelência o que era sua marca: correr, ultrapassar e vencer.!!! Salve Ayrton!

Dayse Guelman

Vice-Presidente Finanças e Suprimentos Latam| Economista | Governança | Compliance | ESG | Comércio Exterior | Controladoria | FP&A

8 m

Parabéns à Senna Brands por manter vivo o espírito e a influência de Ayrton Senna!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de EXAME

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos