30.01.2025 - Novidades sobre Eletromobilidade com apoio de Parkstrom e Cavalho & Furtado Advogados
Bom dia! Aqui você encontra novidades relevantes para a eletromobilidade consolidadas pelo LEMOB
Assine e receba diariamente nossa newsletter exclusiva, onde o LEMOB consolida últimas notícias, avanços tecnológicos e dicas práticas mais relevantes sobre eletromobilidade. Fique por dentro do que acontece em tempo real na vanguarda da transformação sustentável.
Se você gostou do nosso informativo, curta, compartilhe e recomende.
Com Apoio de Parkstrom e Carvalho & Furtado Advogados
Automóveis
Leapmotor C10: SUV elétrico de luxo pode chegar no Brasil sem um importante item. O Leapmotor C10 será o primeiro lançamento da marca de origem chinesa controlada pela Stellantis no Brasil. O SUV de luxo com porte semelhante ao do Jeep Commander, no entanto, pode chegar sem um importante item: o sistema de conexão com celulares através do Android Auto e do Apple Carplay.
Mais barato que o Golf: Volkswagen inicia guerra de preços com o ID.3. A necessidade de vender carros elétricos para atender aos padrões de emissões levou a Volkswagen a lançar uma oferta atraente que coloca o ID.3 elétrico abaixo do Golf com motor de combustão. De acordo com relatos da imprensa alemã, a Volkswagen parece levar a sério o aumento das vendas de carros elétricos para se aproximar de suas metas de CO2 neste ano. Caso contrário, a empresa enfrentará pesadas multas de Bruxelas. Em uma campanha publicitária muito agressiva, o ID.3 é oferecido por 100 euros a menos por mês do que um Golf comparável. De acordo com um cálculo de amostra do fabricante, clientes particulares podem alugar o ID.3 Pro, versão com bateria de 58 kWh e autonomia WLTP de 434 km, por 249 euros com um prazo de contrato de 48 meses e uma quilometragem de 10.000 quilômetros por ano. Como alternativa, há a variante Pro S, que aumenta a capacidade da bateria para 77 kWh e o alcance para 554 km WLTP, por 299 euros por mês. A oferta mais barata para o Golf com a mesma quilometragem e o mesmo prazo de contrato é de 334 euros.
Porsche: Fotos de espionagem mostram um pouco do Cayman elétrico. O Boxster será oferecido como um carro elétrico no futuro. Fotos de espionagem atuais mostram o que pode ser esperado visualmente da versão de produção. (EN)
Porsche Taycan bate recorde do Guinness no gelo. A Porsche voltou a inscrever o Taycan no livro dos recordes do Guinness. Não há elétrico que faça um drift assim.
BMW: Maior alcance para o i5 e o i5 Touring no ano-modelo 2025. Os carros elétricos BMW i5 e i5 Touring, que terão maior alcance, também se beneficiarão de atualizações de modelo na primavera de 2025. (EN)
Novo BMW iX ganha até 82 cv e passa de 600 km de autonomia. Quatro anos após a sua estreia global, em 2021, o BMW iX passa pela sua primeira reestilização. A sua atualização de meia vida é marcada por mudanças leves no visual e, ganho de autonomia e potência, especialmente na versão de entrada. Já as dimensões e o interior novo BMW iX 2025 continuam exatamente os mesmos.
Mitsubishi planeja crossover elétrico para os EUA. A Mitsubishi trará um novo modelo elétrico aos EUA no segundo semestre de 2026. Dizem que é um crossover elétrico que lembra o sucessor do Nissan Leaf. No entanto, quando se trata da estrutura corporativa, a Mitsubishi não quer estar tão intimamente ligada à Nissan como se pensava inicialmente. (EN)
A Volvo traz o Plug&Charge para mais modelos. A Volvo Cars anunciou a expansão do Plug&Charge para os modelos elétricos Volvo EX30, EX40 e EC40 para o ano modelo 2026. A função já está disponível para o Volvo EX90. O Plug & Charge é um sistema de autenticação e faturação que simplifica a experiência de carregamento1. As estações de carregamento que suportam o Plug & Charge identificam o seu automóvel e o respetivo método de pagamento associado assim que conecta o cabo de carregamento ao seu automóvel. Isto permite o início automático do carregamento sem necessidade de cartões, aplicações ou outros métodos de autenticação adicionais. “Estações de carregamento compatíveis podem ser facilmente encontradas pelo Google Maps, que faz parte da funcionalidade do sistema de infoentretenimento, ou pelo aplicativo Volvo Cars”, diz a Volvo. (EN)
______________________________
Frotas / Caminhões / Ônibus
A Yutong lançou um ônibus elétrico duplo articulado de 26 metros, alegando ser o primeiro do mundo. O ônibus, destinado ao mercado mexicano (onde o fabricante entregou mais de 100 trólebus), saiu da linha de produção em sua nova usina de energia. A Yutong tem atualmente 890 ônibus elétricos operando na América Latina, de acordo com os números do E-Bus Radar, apoiado pela aliança ZEBRA. O OEM tem uma liderança dominante no México, onde 535 veículos Yutong estão operando de 744 ônibus de emissão zero, para uma participação de mercado de 72%. (EN)
A Vodafone está trocando toda a sua frota de veículos por carros elétricos. A Vodafone quer reduzir suas próprias emissões de CO2 a zero até 2025. Isso também inclui a eletrificação da frota de veículos da empresa. (DE)
A Flexis anuncia vans elétricas inteligentes com autonomia de até 450 quilômetros. A Flexis, uma joint venture para transportadores elétricos altamente conectados fundada em 2024, anunciou três modelos com autonomia de até 450 quilômetros. Os acionistas da Flexis são a Renault, o Grupo Volvo e a CMA CGM. A Renault e a Volvo juntas detêm 90% da joint venture. A produção das vans Flexis está programada para começar no ano que vem em uma fábrica da Renault na Normandia. (EN)
STCP investe 12,9 milhões de euros para adquirir 30 novos ônibus elétricos e estação de carregamento. Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lançou um concurso público de 12,9 milhões de euros para adquirir 30 novos ônibus elétricos de dimensão 'standard' e respetivas estações de carregamento, foi hoje anunciado pela empresa.
______________________________
Infraestrutura / Tópicos de carregamento
A Audi está testando o carregamento de carros elétricos em redes elétricas do mundo todo. Em um novo parque de testes de carregamento, a Audi está testando carros elétricos sob as condições prevalecentes em diferentes regiões de vendas. (EN)
A Wien Energie registrou 1,2 milhão de processos de carregamento em suas estações de carregamento em 2024, quebrando a marca do milhão pela primeira vez. Em comparação com 2023, isso representa um aumento de mais de um terço. Dos mais de 2.800 pontos de carregamento acessíveis ao público na área metropolitana de Viena, a Wien Energie opera mais de 2.200. Em comparação com 2023, isso representa um aumento de mais de um terço. Dos mais de 2.800 pontos de carregamento acessíveis ao público na área metropolitana de Viena, a Wien Energie opera mais de 2.200. (DE)
______________________________
Embarcações
Espanha e Marrocos serão conectados por balsas elétricas. A companhia espanhola de balsas Baleària está planejando uma linha de balsa totalmente elétrica entre Tarifa, na Espanha, e Tânger, no Marrocos. Nos próximos dois anos, catamarãs elétricos serão construídos no estaleiro Armon, em Gijón, e depois colocados em operação na rota. (EN)
______________________________
Recomendados pelo LinkedIn
Bateria / Reciclagem / Lítio
Novo fornecedor de inversores e sistemas de gerenciamento de baterias. A Arrow Electronics e a NX Technologies estão cooperando no campo da tecnologia de acionamento elétrico. Juntos, um portfólio de inversores foi construído. (EN)
A CATL fornece soluções de armazenamento para os parques logísticos da DHL. A parceria estratégica entre o fabricante da bateria e o provedor de serviços de logística inclui, entre outras coisas, unidades de armazenamento estacionárias vinculadas a sistemas de troca ou carregamento rápido de baterias. (EN)
Baterias antigas do Fuso eCanter servirão como baterias de reserva no futuro. A subsidiária da Daimler Truck, Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC ou apenas FUSO), e a Connexx Systems estão lançando uma fase de demonstração em fevereiro para instalar baterias descartadas do caminhão elétrico eCanter em estações de carregamento assistidas por bateria. Os parceiros pretendem comercializar essa abordagem de segunda vida em 2026. (EN)
A Spiro faz parceria com a ACE na reciclagem de baterias usadas e resíduos da produção de baterias na África. A Ace Green Recycling, Inc., fornecedora líder de tecnologia de reciclagem de baterias sustentáveis, e a Spiro, a maior empresa de veículos elétricos (EV) da África e líder reconhecida em mobilidade sustentável, assinaram um acordo estratégico para apoiar a cadeia de valor circular de baterias na África. A parceria prevê que a Ace recicle baterias de íon-lítio em fim de vida útil, incluindo baterias LFP, bem como resíduos das instalações de fabricação de baterias da Spiro. (EN)
______________________________
Hidrogênio / Célula de combustível
Toyota investirá em novas formas para reabastecer com hidrogênio. A Toyota vai investir na produção de novas estações para o sistema de reabastecimento de veículos movidos a hidrogênio (H2). A montadora japonesa assinou um acordo com a Hydrogen Refueling Solutions, empresa especializada em equipamentos para estações de reabastecimento de hidrogênio, e a Engie, que será chamado de projeto RHeaDHy (Refuelling Heavy Duty with very High flow Hydrogen), financiado pela União Europeia.
______________________________
Política e Direito
Alemanha
Governo alemão e União lançam leis de energia. Os grupos parlamentares do Bundestag do SPD, Verdes e CDU/CSU chegaram a um acordo sobre várias leis importantes de energia, que serão aprovadas esta semana. Isso inclui, entre outras coisas, caixas de parede, mas também a operação de estações de carregamento públicas. De acordo com a coligação, a lei planejada tem como principal objetivo “prever períodos de excedentes temporários de geração”. Em períodos de excedentes temporários de geração (quando se consome menos eletricidade do que se gera naquele momento), a eletricidade deve ser vendida a preços que às vezes são muito negativos. “Esses preços negativos aumentam os custos de promoção das energias renováveis e os custos do sistema elétrico como um todo”, disse o portal Golem, citando um comunicado. Para melhor distribuir esses picos de geração e a carga em geral, os sistemas fotovoltaicos ou outros geradores devem, por exemplo, poder ser ligados ou desligados temporariamente para estabilizar a rede. No entanto, os “sistemas solares de varanda” com uma potência de alimentação máxima de 800 VA estão isentos da regulamentação.
Indústria de carregamento desenvolve padrão DIN para substituição de baterias. Na Alemanha, como em muitos outros países, os sistemas de troca de baterias ainda são uma raridade. Para que a tecnologia se estabeleça, vários participantes – incluindo a Nio – estão trabalhando em um padrão DIN para tais sistemas.
______________________________
Mais notícias
Brasil é protagonista na transição para a eletromobilidade. O Brasil apresenta potencial para se tornar líder no movimento global da eletromobilidade, visto que movimentou, aproximadamente, R$ 594,3 bilhões em faturamento anual, liderado por segmentos como infraestrutura, com R$ 445,9 bilhões, e componentes, com R$ 85,4 bilhões, segundo o primeiro Anuário da Cadeia Produtiva da Eletromobilidade, produzido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
De acordo com observadores de mercado da Jato Dynamics, o preço médio de venda de carros totalmente elétricos na zona do euro caiu 15% entre 2018 e 2024, ajustado pela inflação, e até 25% nos EUA. A diferença de preço entre BEVs e motores de combustão na A análise atual está disponível para download. (EN)
A Genesis está migrando para ofertas eletrificadas na Europa. A marca de luxo da Hyundai, Genesis, planeja eletrificar totalmente sua oferta na Europa esse ano. Carros elétricos e híbridos estão agora em foco.
A Seat reforça a sua aposta na electrificação em 2025 e planeja também iniciar a produção em série de carros elétricos pequenos em 2025. A pré-produção em série dos novos carros elétricos pequenos do Grupo Volkswagen na fábrica espanhola da Seat em Martorell está programada para começar em 2025. (EN)
Audi encerra produção em Bruxelas e demite 3.000 funcionários. Após intensas negociações, a Audi confirmou o encerramento da produção do Q8 e-tron em sua fábrica de Bruxelas para o dia 28 de fevereiro.
Não haverá diferença relevante no design da BMW entre carros elétricos e motores de combustão.Os próximos carros elétricos da Nova Classe terão essencialmente o mesmo design dos modelos com motor de combustão do fabricante. A separação completa do design dos carros elétricos e com motor de combustão é “provavelmente um dos maiores erros cometidos por alguns concorrentes”, diz o chefe de desenvolvimento da BMW, Frank Weber.
Transporte público gratuito em Bangkok devido ao ar ruim. Na capital tailandesa, Bangkok, o transporte público pode ser usado gratuitamente de 25 a 31 de janeiro. Esta medida visa reduzir os níveis preocupantes de poeira fina na metrópole.
_________________________________________
LEMOB News é o serviço de informação do LEMOB a interessados na eletromobilidade.
Nossa newsletter também permite que membros e apoiadores do LEMOB indiquem notícias sobre suas empresas, bem como anunciem projetos, vagas de empregos e outras oportunidades.