#33 Escutados - 10/10/2022 até 16/10/2022
Alô, clube das que criam 580 cenários futuros possíveis com o novo crush e não vivem o presente; das que procrastinam porque têm medo do resultado não ser elogiado pelos outros; das que não conseguem relaxar na hora do sexo porque estão preocupadas com a performance ou se vão engravidar, das que trocam de pílulas inúmeras vezes até se adaptar (mas vivem esquecendo de tomar) ou das que recorrem aos contraceptivos de emergência com frequência maior que a recomendada. É por isso que este episódio especial é um convite da Bayer, como parte da campanha “Liberdade Vem de Dentro”, para mergulhar nas maravilhas de fazer as próprias escolhas com autonomia, confiança e informação, em uma mesa redonda de milhões, com três mulheres que têm diferentes vivências e perspectivas.
Setembro chegou 💛 Nosso papo de hoje é com o Rafa Caceres e nós não temos palavras para descrever este momento. Apaixonado por tecnologia desde cedo, Rafa abre as portas da sua vida e carreira para um bate-papo bem interessante conosco! #heavymetalscript 🤟
Pega um café e venha conferir. ☕
No dia 29/08/22, realizamos um meetup da comunidade Agile Alliance Brazil!
Esse encontro foi muito especial por conta da comemoração de 2 anos do Podcast Agile Girls.
Todas as convidadas compartilharam suas experiências e desafios na jornada de agilidade até aqui.
Hoje em dia ter uma opinião é quase uma obrigação, o que pode ser bem cansativo. Por mais que opinar seja fundamental na vida pessoal e profissional, muitas vezes a demora para formar o próprio pensamento é inevitável.
Além disso, ainda existe um grande julgamento para quem muda de opinião. Quem nunca viu alguém sendo julgado por algo que pensou ou falou no passado?
Neste episódio do “Lá na Firma”, vamos filosofar! Para refletir sobre as opiniões, e as mudanças delas, vamos analisar a música Metamorfose Ambulante, clássico do Raul Seixas, que fala exatamente sobre isso.
O termo “grande demissão” foi cunhado em maio de 2021 por Anthony Klotz, professor associado de administração da University College London, quando previu um êxodo de trabalhadores americanos de seus empregos, motivado pelo esgotamento e o gosto da liberdade ao trabalhar em casa. E parece que isso se espalhou pelo mundo. A cultura do trabalho está mudando. Vamos nessa praia hoje.
Caso Grupo Gaia – Os valores no centro e uma nova forma de ser no mercado
Recomendados pelo LinkedIn
Nesse episódio eu converso com o Fernando Freitas Alves, Senior Engineering Manager na Cobli, sobre o porquê de feedbacks serem tão escassos e o que podemos fazer a respeito.
Mamileiros e mamiletes, o tema de hoje são as guerras culturais e como elas estão dividindo a sociedade civil entre progressistas e conservadores.
Hoje, o Brasil está diante de uma série de dilemas. Alguns são resultado de problemas crônicos que arrastamos há décadas. Outros são desafios globais, frutos dos tempos que vivemos. Mas como essa perspectiva de guerras culturais nos ajuda a compreender a polarização e o ambiente inflamado de discussões que enfrentamos atualmente?
Historicamente, as eleições são momentos marcados pelos grandes debates públicos. É quando conseguimos concentrar atenções e envolver uma parcela maior da população em discussões que acontecem cotidianamente nos mais diversos fóruns. É quando discutimos sobre o preço do pão, sobre modelo de desenvolvimento, sobre o que queremos que melhore na saúde e na educação.
Mas, desde 2018, esses temas fugiram do debate. De repente, estávamos discutindo ideologia de gênero e kit gay. As pautas morais tomaram o centro do debate político. Ao invés da disputa política tradicional, parece que testemunhamos uma batalha pela alma do Brasil.
Para entender esse fenômeno, no programa de hoje, Ju Wallauer e Cris Bartis conversam com Pablo Ortellado, professor de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP), colunista do jornal O Globo e coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital, e Sonia Corrêa, uma das principais referências acadêmicas feministas no Brasil. Ela é fundadora da principal organização feminista brasileira, SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia, coordenadora do Programa de Saúde e Direitos do Development Alternatives with Women for a New Era (DAWN) e pesquisadora associada à Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA).
O que separa o Lean e o Ágil? É possível aplicá-los simultaneamente? No episódio de hoje, nosso convidado Erasto Meneses, Head of Lean Digital Transformation no Lean Institute veio mostrar que ambas as metodologias se complementam para elevar os resultados do seu negócio. Dá o play!
Esse é o Crônicas de um Cuidado, um spin-off do Mamilos para sair do raso sobre saúde mental. O podcast é comandado por Cris Bartis e produzido por Ju Wallauer. Neste episódio, vamos contar a história da Simone, que desde que se tornou policial, vivenciou uma série de desafios na carreira que a adoeceram mentalmente. Para entender mais sobre a saúde mental dos policiais brasileiros, a gente conversou com Rafael Alcadipani, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em segurança pública.
Nesse episódio do Xadrez Corporativo, temos uma uma conversa entre Rafaela Fonseca, Wescley Trajano e Raphael Montenegro sobre um belo case de OKR na prática! De como é possível construir e evoluir objetivos de negócios estratégicos.
"É menos sobre o framework OKR, e mais sobre pensamento sistêmico" (Wescley Trajano)
Solta o play e vem com a gente!
Playlist completa com os escutados da semana
Até a próxima semana!