4 coisas você precisa saber antes de novembro começar.

4 coisas você precisa saber antes de novembro começar.

Você lerá nesta edição:

  • Eleições americanas...e as consequências para os seus investimentos...
  • Repensando as cidades no pós-eleições para as prefeituras no Brasil...
  • A fuga (dos ricaços para o espaço)...
  • O que é sucesso para você?


1. Trump VS. Harris: consequências para o seu bolso

As eleições americanas têm um impacto significativo no cenário global e nos mercados financeiros, incluindo o do Brasil. E, neste ano, a disputa está mais acirrada do que nunca.

Por isso, tomei a liberdade de explorar dois cenários, com base em minhas leituras e reflexões, considerando a vitória de cada um dos candidatos para iluminar suas reflexões sobre o mundo e os seus investimentos:

Cenário 1: Donald Trump é eleito

  1. Aumento do Protecionismo e Conflitos Comerciais: A reeleição de Trump pode levar a uma intensificação do protecionismo, com a continuação de tarifas sobre produtos estrangeiros, especialmente da China. Isso pode resultar em um ambiente de incerteza comercial global, afetando exportações brasileiras, principalmente de commodities. Afinal, se o país asiático desacelerar ainda mais, acabará comprando menos no exterior.
  2. Volatilidade nos Mercados Financeiros: A política econômica de Trump, centrada em cortes de impostos e desregulamentação, pode provocar uma euforia nos mercados financeiros dos EUA. Contudo, a volatilidade pode se acentuar com o aumento da dívida (e dos juros) americanos. Além disso, possíveis tensões geopolíticas, também podem impactar os mercados emergentes, levando os investidores a reavaliar suas carteiras em busca de ativos mais seguros.
  3. Flutuação do Dólar e Efeitos sobre o Real: A reeleição de Trump pode resultar em um fortalecimento do dólar, especialmente se o Federal Reserve manter uma política monetária agressiva (leia-se aumentar os juros). Isso pode desvalorizar o real, encarecendo importações e impactando a inflação no Brasil, o que exigiria uma resposta do Banco Central. Dinheiro mais caro, economia mais lenta...

Cenário 2: Kamala Harris é eleita

  1. Estabilidade nas Relações Comerciais: A vitória de Harris pode sinalizar uma abordagem mais colaborativa nas relações comerciais, possivelmente diminuindo as tensões com aliados, incluindo a China e o Brasil. Isso poderia facilitar acordos comerciais e aumentar a confiança dos investidores, beneficiando as exportações brasileiras.
  2. Investimentos em Sustentabilidade e Tecnologia: Harris promete investir em políticas de sustentabilidade e inovação tecnológica. Isso pode fomentar toda a cadeia, estimulando investimentos para setores relacionados, beneficiando o Brasil, especialmente em energia renovável e tecnologia, áreas em que o país tem potencial de crescimento.
  3. Efeito Positivo no Clima Econômico Global: Uma administração de Harris poderia contribuir para um clima econômico global mais estável, resultando em menor volatilidade nos mercados financeiros. Os investidores poderiam se sentir mais seguros para investir em países emergentes, levando a um fluxo de capital mais robusto para o Brasil. 

Eu sei, pode parecer que minhas análises apontam que a vitória de Harris seria melhor para os seus investimentos. Não parece, é verdade. Em economia, tudo é sobre previsibilidade e continuidade...e, caros leitores, sabemos bem que Trump não é afeito a nenhuma das duas coisas.


2. Repensando o urbanismo nas cidades brasileiras no pós-eleições (e apagão em SP)


A importância de repensar o urbanismo nas cidades brasileiras, especialmente após as eleições municipais (e o apagão que afligiu parte da capital paulista), nunca foi tão clara.

Se você não sabe muito bem porque o urbanismo é importante, continue lendo!

Quem vive em São Paulo, como eu, talvez tenha ficado sem energia, ou pelo menos, leu muito sobre o quanto a cidade se beneficiaria caso a rede de energia fosse transferida para o subterrâneo nos últimos. Pois bem, é exatamente este tipo de respostas que um bom plano urbanístico pode oferecer.

Esta é uma, dentre as muitas pautas, que o jornalista Raul Juste Lores defende.

Para o autor de "São Paulo nas Alturas" (e dono de um excelente canal no YouTube com mesmo nome), reconhecido suas análises profundas sobre o desenvolvimento urbano, a discussão sobre urbanismo deve incluir a participação ativa da população, arquitetos e do setor privado.

Ele argumenta que as cidades brasileiras se distanciaram de projetos que priorizam a qualidade de vida e a inclusão social, resultando em um caos urbano que muitos habitantes enfrentam diariamente. 

Lores aponta que, nas décadas de 1950 e 1960, houve uma colaboração frutífera entre arquitetos e o mercado imobiliário, que resultou em edifícios icônicos e em um ambiente urbano mais coeso. Contudo, essa sinergia foi perdida com o tempo, levando a um espraiamento das cidades e à deterioração da paisagem urbana

Ele observa que, atualmente, a população está mais engajada em discutir e reivindicar espaços públicos, o que é um sinal positivo para a requalificação urbana.

Acontece que o momento é agora, após as eleições, enquanto ainda lembramos em quem votamos...há uma oportunidade única para os novos gestores repensarem políticas que promovam um urbanismo mais humano e sustentável e a nós, eleitores, cabe cobrar.

A história prova, caros leitores, que a participação ativa de diferentes segmentos pode levar a soluções inovadoras e a uma cidade que realmente atenda às necessidades de seus cidadãos!

3. Fugindo para o espaço!

Se o mundo dá as costas para você...


Você foge para o espaço!

Quando criança, eu sonhava em me tornar astronauta. O pequeno Yuri mal podia imaginar que este sonho seria possível...

Quer dizer, não é bem assim!

O turismo espacial está se tornando uma realidade para os mais abastados, com pacotes a partir de incríveis R$ 1 milhão!!!! Empresas como Blue Origin e SpaceX estão oferecendo experiências de viagem ao espaço que atraem ricos investidores e celebridades. 

Os preços podem variar significativamente, dependendo da empresa e do tipo de experiência oferecida, com alguns voos já alcançando valores superiores a R$ 100 milhões! Acho que vou precisar esperar até a próxima encarnação e continuar dirigindo o meu carrão...


4. O que é sucesso para você?


Chegamos a uma idade e, consciente ou inconscientemente, começamos a refletir sobre o real significado do sucesso. Bom, pelo menos no mês que terminou, passei por um destes momentos.

Pensando bem, talvez, o gatilho tenha sido o trend do TikTok da "Teoria de Outubro". Você foi impactado por algum vídeo sobre esta trend?

Bem, eu explico. A comunidade do TikTok está em polvorosa e tem elaborado uma teoria sobre a chegada do Outono (no hemisfério Norte).

Os TikTokers explicam que a "Teoria de Outubro" é mais do que apenas uma apreciação estética das folhas caindo, mas um convite à reflexão sobre o que essa transição representa em termos de ciclos de vida e renovação. Essa abordagem ressoa com muitos que, como eu, se sentem nostálgicos ou introspectivos durante essa época do ano, e pode até mesmo inspirar um desejo de mudança ou autoconhecimento.

Pessoalmente, a teoria “bateu forte”.E cheguei a conclusão de que, cada vez mais, ser bem sucedido, pra mim, é ter a sorte de poder estar com quem realmente importanta, sem muitas preocupações, além de amar, amar e amar! Loucura, né?!


🆘🆘E quanto a você, caro leitor?🆘🆘

Comente esta news contando o que é sucesso para você! Vou compartilhar as melhores reflexões na próxima edição!



Procurando uma agência para construir Estratégias para os canais digitais e criar conteúdos que grudam (e vendem)?

Entre em contato com a Gummy, 2025 está aí e ele pode ser do tamanho dos seus objetivos!

OBRIGADO POR LER ATÉ AQUI!

E já sabe, né? Bom mês, cheio de sucesso...seja lá o que ele significa para você!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Yuri Vellinho

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos