4 dicas para fidelizar os clientes da sua concessionária
Infelizmente, para muitos gestores de concessionárias, a fidelização da clientela parece ser um ponto muito pouco trabalhado. Alguns podem imaginar que, como estamos falando da venda de produtos de alto custo, basta realizar um atendimento mais ativo para que o cliente finalize a compra e os resultados da empresa melhorem. Mas será que isso é o suficiente? Neste post, você vai descobrir que não é bem assim.
É claro que, para esse tipo de negócio, é fundamental focar na entrega do produto, mas é preciso lembrar que o processo de vendas é cíclico, até mesmo no segmento das concessionárias. Além de retornarem para futuras compras de automóveis, clientes fidelizados também podem adquirir acessórios e, o que é ainda melhor, indicar a sua empresa para outras pessoas, alimentando a sua base de clientes.
Por isso, nesse post, resolvemos trazer 4 dicas para fidelizar os clientes na sua concessionária. Confira a seguir:
Foque no relacionamento
Você sabia que o atendimento ao cliente é um dos fatores mais importantes para a fidelização? Na verdade, esse é um diferencial ainda maior do que o preço do produto, principalmente nesse nicho de mercado. Por isso, é fundamental que o gestor destine uma atenção especial à essa atividade para melhorar o relacionamento com os consumidores.
Em primeiro lugar, é importante treinar a equipe de vendas para promover um atendimento assertivo para o público das concessionárias. Além disso, para ajudar o time, apostar na automação é importante, por isso, conte com um sistema de relacionamento eficiente, ocustomer relationship management (CRM), que auxilia no monitoramento dos clientes e fornecem dados importantes para a equipe de vendas.
Aposte no pós-venda
Veículo entregue, será que a tarefa terminou? Você já deve imaginar que não. É muito importante que o gestor entenda que o processo de vendas não pode parar com a entrega do produto pelos motivos já mencionados por nós na introdução. Por isso, é muito importante realizar o pós-venda para monitorar o comportamento do cliente.
Esse tipo de ação pode ser realizada por meio do telemarketing (quando for viável), ou, simplesmente, por meio do e-mail marketing. O objetivo é procurar não só uma avaliação do produto, do atendimento e dos serviços prestados, como também um feedback para saber se tudo ocorreu bem durante a entrega do automóvel. Pode ter certeza de que esse tipo de ação ajuda muito na fidelização dos consumidores.
Crie um programa de recompensas
O cliente já fez uma compra com a sua empresa? Que tal recompensá-lo? Na próxima, quem sabe, ele troque o carro com você. Programas de recompensas são uma excelente maneira para estimular o retorno do cliente, e não é diferente no caso das concessionárias. É importante definir um padrão e definir com clareza o que o consumidor pode conseguir ao adquirir os seus produtos.
Descontos, promoções, serviços, acessórios. Tudo isso pode ser adicionado ao seu programa, basta estabelecer um bom critério e divulgar a ação!
Invista no marketing
Por fim, é fundamental que o gestor entenda que apostar no marketing pode ser um grande diferencial para aumentar as vendas. Um dos grandes benefícios das concessionárias é que elas podem encontrar o seu público na internet, e o marketing digital é uma opção muito barata e com excelentes resultados.
Google AdWords e Facebook Ads, por exemplo, podem ser fundamentais para “perseguir” clientes que já tenham feito uma busca sobre o seu tipo de produto. Por outro lado, as mídias sociais são um excelente canal para fortalecer o relacionamento. O que não faltam são estratégias e ações, portanto, escolha a sua e garanta as suas vendas!
Gostou das nossas dicas? Então que tal aprofundar um pouquinho mais na questão do atendimento, abordada por nós neste post? Confira os 4 principais erros de atendimento ao cliente!
Siro Canabarro
www.tecinco.com.br