4. Estilo de liderança maternal
Em mais uma parte dos nossos artigos sobre liderança emocional, de acordo com Daniel Goleman, psicólogo Ph.D. e autor dos best-sellers Inteligência Emocional e Inteligência Social, por meio de um estudo com mais de 3.000 executivos concluiu que eles utilizam normalmente seis estilos de liderança e que cada um deles possui efeitos diversos sobre suas equipes.
Dentre esses seis estilos de liderança, temos o que chamamos de Liderança Maternal.
“Pessoas em primeiro lugar”
O líder maternal trabalha para formar laços emocionais entre a equipe e a organização, criando um sentimento de ligação, harmonia e pertencimento.
Esse estilo é mais utilizado como forma de motivação da equipe em momentos de estresse ou nos quais é necessário recobrar a confiança na equipe. Seu subproduto é a melhoria da comunicação entre a equipe e a liderança.
Nesse estilo, não existem restrições desnecessárias e as pessoas têm mais liberdade para agir da forma que acreditem ser mais eficaz.
No entanto, usado em excesso, pode gerar uma fraca performance da equipe, resultado da falta de feedbacks construtivos para melhorar o desempenho individual. Além disso, pode-se criar uma imagem de falta de direção e liderança.