4 motivos para extrair mais valor de seus dados
*Por Marcelo Sales
O conceito de Data Analytics permite gerar vantagens competitivas para companhias que exploram a análise intensiva dos dados como elemento estratégico. Confira quatro vantagens de usar os dados como alavanca de seu crescimento.
Na minha opinião, toda a ideia por trás dos conceitos de Big Data e Analytics é gerar mais valor para clientes e parceiros por meio do uso intensivo de dados que a empresa já gera. Em muitos casos, essas informações estão perdidas em planilhas, dispersas em e-mails ou somente na memória de um colaborador.
Fonte: Pixabay.com
Para explorar o Big Data e chegar ao Data Analytics, é necessária uma série de etapas, como integrar departamentos, analisar quais dados vão ser usados, escolher uma boa solução tecnológica e capacitar pessoas. O objetivo é trazer uma vantagem competitiva, reduzir custos e até mesmo analisar tendências futuras.
Um relatório feito aqui pela Hitachi Vantara¹, em parceria com o MIT, mostra que quando usados estrategicamente, os dados de uma organização ganham valor ao longo do tempo. Agora, é preciso implementar mudanças culturais e tecnológicas para usar todo esse potencial.
Aqui exploro quatro grandes vantagens de usar os dados como alavanca de crescimento para a sua empresa.
Novos fluxos de receita
O Data Analytics permite encontrar novos eixos de atuação ou segmentos de mercado. Com uma boa análise de dados, é possível antecipar as necessidades do consumidor, personalizar melhor a sua mensagem, saber o tempo exato para lançar um novo produto ou ter informações mais concretas sobre a atuação dos competidores.
O uso de tecnologia sempre foi uma forma de gerar novos fluxos de receita ou atrair clientes. Não seria diferente com a análise de dados e as tecnologias associadas a este conceito, como o Machine Learning, Data Mining e dentre outros.
Operação com mais eficiência
Saber onde está a falha é uma das informações mais valiosas que um decisor de negócios pode ter em mãos. Saber quanto a empresa está perdendo permite reagir ao problema, buscar soluções rápidas ou estruturar um plano de ação, caso esta inconsistência seja devida a uma questão estrutural.
Uma boa ferramenta de Analytics vai mostrar os gargalos da operação, permitindo reduzir custos e gerando mais eficiência na sua estrutura financeira.
Entregas melhores
Uma operação baseada na análise de dados traz uma abordagem inovadora do que precisa ser feito em uma empresa. Ao adotar uma cultura movida a dados, consegue-se produzir um trabalho melhor e, com isso, realizar entregas melhores.
Perceber as inconsistências que os números vão apontar pode ainda ser um fator de motivação do público interno. Afinal, quase todo mundo conhece histórias de empresas que cometem um erro atrás do outro, mas que não mudam a sua gestão.
Ferramentas de Big Data e Analytics permitem identificar erros e promover reestruturação de processos.
Minimização de riscos
Usar análise de dados torna a empresa menos exposta às investidas da concorrência. Quando se tem informação confiável ou uma boa série histórica, é fácil tomar a decisão mais assertiva para aquele contexto ou cenário econômico.
E ao investir em soluções de análise preditiva, a empresa tem condições de prever cenários futuros, tanto do ambiente externo, como do interno. Pode então se antecipar aos movimentos da concorrência ou do mercado como um todo.
Li um artigo da Harvard Business Review² que mostra que menos da metade dos dados estruturados de uma empresa são usados para a tomada de decisões. Quando se aborda os dados não estruturados - documentos, planilhas, relatórios, etc. - esse número cai para menos de 1%.
Ou seja, há muito potencial para a integração de dados na sua estratégia. O grande diferencial hoje em dia está na capacidade de explorar os dados e encontrar maneiras de transformá-los em valor para o seu negócio.
Gostaria de saber mais informações sobre o tema? Convido a visitar o site da Hitachi Vantara neste link e ver os conteúdos que publicamos por lá.
1. Why Monetizing Data Requires a Technological – and Cultural – Shift - Relatório Hitachi Vantara e MIT
2. What’s Your Data Strategy? - Harvard Business Review
*Marcelo Sales é CTO e Diretor de Arquitetura e Pré-vendas da Hitachi Vantara LATAM