4 técnicas de PNL para gerar mais rapport, na entrevista de emprego.

4 técnicas de PNL para gerar mais rapport, na entrevista de emprego.

O que é rapport?

Rapport é uma palavra de origem francesa (rapporter), seu significado quer dizer “trazer de volta” ou “criar uma relação”. Ele foi traduzido pela psicologia como conceito e é utilizado pra criar uma conexão de forma empática com a outra pessoa que você está e comunicando, de forma a gerar mais confiança e cooperação. Pode ser um gestor, um recrutador, um amigo novo, uma pessoa que você acabou de conhecer num encontro.

 Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele.(Anthony Robbins)

O que é PNL (programação neurolinguística)?

A PNL foi criada por Richard Bandler e John Grinder, da universidade da Califórnia, e é o estudo do conjunto de técnicas das estruturas psico e neurológicas que geram comportamentos nos seres humanos. Sim, mas você pode estar se perguntando, como pode usa-las em seu benefício? Ao se estudar diversos tipos de comportamentos, modelos mentais e crenças limitantes podemos entender o que leva as pessoas a ter aquele tipo de comportamento e a partir daí, estudar uma forma de modifica-los, particularmente, aqueles que atrapalham o nosso desenvolvimento. A principal proposta da PNL é reestruturar e modificar estes comportamentos.

Somos mais propensos a ser influenciados por pessoas que admiramos, que se parecem conosco, que são agradáveis e nos elogiam e que cooperam conosco. Mediante estes fatos, vamos analisar 4 técnicas, que podem ser usadas a seu favor na entrevista de emprego.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  1. Espelhamento: Você pode repetir os gestos, tom de voz, respiração, posturas do recrutador, ou da pessoa que está conversando com você, de forma tênue, que passe despercebido, caso contrário poderá causar o efeito reverso da atração. Espere até 10 segundos para não parecer tão óbvio. Se a pessoa cruzou as pernas, cruze também, se fez a pergunta num tom de voz mais baixo, ou de forma mais rápida responda do mesmo modo. Lembre-se de respeitar a pessoa, acima de tudo.
  2. Busque interesses comuns: nem sempre é fácil, muitas das vezes o recrutador, não tem nenhum interesse em evidência, que possamos identificar, para que você possa se conectar rapidamente. Mas vamos supor que tenha, quer um exemplo legal?

Ex: você entrou na sala do recrutador e ele tem uma foto dele segurando um lindo cachorrinho, vamos supor que você também ame cachorros, então introduza um assunto sobre cães, e inicie a conversa assim: Nossa você também tem cachorro, o meu já tem 9 anos, me dá muito trabalho, mas tenho um amor incondicional por ele. Pronto está feito o rapport!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Utilize outros assuntos amenos, como o tempo, trânsito, caso você não identifique nada que estabeleça conexão imediata. Evite assuntos polêmicos como religião, política ou futebol.

3. Sorria sempre. Não precisa rir o tempo todo, pois pode causar efeito contrário da atração. Chame o recrutador pelo nome, as pessoas se sentem importantes. Seja simpático e agradável, sem ser bajulador.

4. Backtracking(recapitulação): é uma técnica que consiste em repetir nas suas frases, as últimas palavras que o que o recrutador disse. Esta técnica mostra, que estamos prestando atenção e atentos aos que está sendo dito. Revela que estamos sendo empáticos naquele momento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ex: O recrutador diz que a vaga em questão necessita de uma pessoa persuasiva e com alto poder de negociação, automaticamente o candidato responderá: Então, quer dizer que... você precisa de uma pessoa persuasiva e negociadora, eu posso ser este candidato. No meu antigo emprego, quando eu vendia eletrodomésticos, muitas das vezes o cliente entrava sem interesse algum e depois de alguns minutos de conversa eu conseguia convencer que ele precisava daquele produto.

Notou que além de fazer o rapport, através do backtracking, você estará demonstrando numa atitude passada, as competências que ela ou ele precisam para aquela vaga. Uma excelente forma de marketing pessoal.

Bom pessoal, está aí! Um artigo curtinho, espero que tenha ajudado vocês, nesta etapa tão difícil que é a entrevista!!!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem





Rafaelle Benevides

Linkedin Top Voice | Mestre em Psicologia | Sócia Diretora & Headhunter | Especialista em Linkedin Social Selling | Recrutamento Executivo | Implantação de RH | Executive Search

3 a

seus artigos são sempre maravilhosos!!!

Maria Luiza Silva de Lima

JR. Global Recruiter | Strategic Resourcer | Analista de RH JR. | Talent Acquisition | People and Management | Empreendedorismo | Especialista em Neurociência e Psicologia

3 a

Muito interessante! 😊

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Suelen Gomes Freire do Nascimento

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos