4 Tendências de Gestão de TI para ficar de olho
Estamos na era da transformação digital – tecnologia transformando a experiência dos usuários, modelos de negócio, processos e como lidamos com hardwares e softwares. E mesmo em um momento de crise, a América Latina vem se firmando como uma das regiões de maior movimentação tecnológica no mundo.
Várias são as tendências que impactarão a gestão de TI no curto e médio prazo, modificando a forma em como lidamos com a tecnologia:
- Segurança da Informação: As ameaças cibercriminosas evoluem a cada ano, enquanto isso, as organizações buscam soluções de duas maneiras: 69% das empresas utilizam o cloud computing e outras 59% recorrem às ferramentas de Big Data para aprimorar seus esforços de segurança da informação. Mesmo assim, o Brasil é um dos países mais vulneráveis aos ataques via ransoware - em 2015 mais de meio bilhão de dados pessoais foram roubados ou danificados.
- Gestão da Informação: Um estudo produzido pela M-Brain identificou os principais anseios de empresas e usuários quando se trata de gestão da informação:
Automação de coleta de dados – os sistemas de inteligência de mercado devem estar preparados para automatizar a coleta de dados em 2020 (coleta de informações online para que se identifique as oportunidades de mercado emergentes e ameaças de maneira mais proativa do que a concorrência).
Automação da análise da informação – os gerentes de TI precisam estar atentos às possibilidades e opções disponíveis em análises automáticas, fazendo parcerias com bons provedores de soluções de gestão de TI para que se amplie o poder de análise e tomada de decisão.
Integração inteligente de sistemas corporativos – necessidade de integrar a coleta de informações e programas de análise.
Essas três tendências demonstram a necessidade que as empresas têm de possuir sistemas cada vez mais sofisticados para interpretar os sinais positivos e negativos do mercado. A gestão da informação, cada vez mais, é orientada a análises preditivas e à inteligência competitiva.
- Clouding Computing: A virtualização é a chave da transformação digital no mundo corporativo. Muitas empresas têm apostado na virtualização da infraestrutura e sistemas por ela proporcionar a redução de custos e a segurança da informação, além de ser uma excelente forma de se competir de igual para igual com grandes empresas no mercado, em se tratando de TI.
- Automação - um novo olhar de gestores: A automação agiliza a comunicação nos processos de negócios, minimizando custos com erros manuais e ineficiência, estabelecendo hierarquia de trabalho, melhorando a produtividade dentre outras vantagens. As principais tendências nesse cenário são: o impacto que a Internet das Coisas promove na automação industrial, dando mais acessibilidade com desempenho mais elevado e custos mais baixos; aderência de tecnologias disruptivas no meio industrial (Indústria 4.0); a computação em nuvem e a virtualização estão acelerando a demanda por automação, tornando os processos cada vez mais interligados e dependentes de tecnologias de TI; a automação reduz custos de TI; a potencialização do Big Data para a tomada de decisões em tempo real.
Mediante todos os pontos citados, o desafio maior é como os gestores de TI demonstrarão aos executivos de negócios o quanto essas tendências podem ser úteis para o desenvolvimento corporativo ajudando a potencializar resultados, especialmente em um momento de contenção de despesas causadas pela crise econômica que ainda assombra o país. Porém, quando as empresas resolvem se adequar à transformação digital, elas saem na frente na corrida pelo ganho de mercado e inteligência competitiva.