44% dos produtores têm “certeza” sobre resultado das novas tecnologias
Segunda a SAE Brasil, 34% entendem que as novidades precisam dialogar melhor com agricultores e pecuaristas

44% dos produtores têm “certeza” sobre resultado das novas tecnologias

Um total de 44% dos produtores rurais brasileiros tem certeza absoluta de que novas tecnologias trazem melhor resultado no campo e apenas 13% avaliam o custo como limite para adoção de inovação em maior escala.

A percepção do produtor sobre o tema, apresentada pela Pesquisa SAE BRASIL “Caminhos da Tecnologia no Agronegócio”, no entanto, também aponta que 34% deles entendem que as novas tecnologias precisam dialogar melhor com agricultores e pecuaristas.

Segundo o estudo, deste modo, a efetividade da tecnologia, a facilidade de utilização e sua adequação à operação são mais relevantes que o custo de aquisição.

Saiba mais

Agro vai priorizar investimento em 5G e IoT nos próximos anos, diz estudo

Outra revelação interessante indica que 9% apontam a importância das novas tecnologias para reduzir a escassez de mão-de-obra no campo. O dado é importante já que, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, a população residente no campo caiu em 1,5 milhão de pessoas no período entre 2001 e 2017.

O que os produtores rurais querem?

Já sobre as principais oportunidades, um terço dos produtores indicam a agricultura de precisão como a principal, com tecnologias como geoprocessamento, piloto automático dos equipamentos e aplicação por taxa variada.

Em segundo lugar, vêm a oportunidade de utilizar novas tecnologias como a eletrificação e maior utilização de biocombustíveis nos equipamentos agrícolas, com 27%.

Na sequência, entra a linha das ferramentas de tecnologia digital e gestão do negócio, com 21%. As soluções para agricultura de pequena escala comparecem com 19% nesta questão.

Se considerado que as ferramentas de tecnologia digital também podem ser enquadradas dentro do conceito mais amplo de agricultura de precisão, vemos que os dois itens somam 54% e correspondem ao setor do agro com maior demanda atualmente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos