47% do tempo a nossa mente divaga...
… isso é quase metade na nossa vida que não estamos presentes no agora.
(pesquisa da Universidade de Harvard)
Em outras palavras, se achamos que a vida está passando de uma forma muito rápida e existe ainda aquela sensação que é curta demais, adicione a essa percepção o fato de que do tempo de vida que temos, quase metade dela, deixamos passar sem nos darmos conta do momento presente.
Se não acredita, faça um teste. Observe ao longo de um dia como funciona o fluxo de seus pensamentos e irá perceber que uma boa parte do tempo você está pensando em coisas que já aconteceram (passado), se estiver estressado, pior ainda, porque possivelmente irá se perceber “ruminando" o que aconteceu, uma outra parte do tempo está pensando em algo que não aconteceu e que talvez nem aconteça (futuro) e uma pequena fração do tempo está sendo usada para viver o momento presente.
E se olhar mais a fundo, irá se surpreender com a tendência que tem em pensar nos aspectos negativos das coisas.
Uma das poucas verdades que existe e se aplica a toda humanidade é que a vida humana é um recurso finito, não somos imortais.
E então, o que fazer?
Dr. Jon Kabat-Zinn, PhD em biologia molecular pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), traz uma resposta prática para essa questão, ao definir Mindfulness (Atenção Plena): "Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”.
Desenvolver seu cérebro para estar mais presente (atenção plena), é um dos caminhos.
Psicopedagoga e Psicomotricista em Clinica
6 aConstante exercício para atenção plena, vamos treinar!