5 atitudes para turbinar sua carreira em 2019 (e que não custam nada!)
1 - Antes de uma reunião ou entrevista de trabalho, prepare-se
É impressionante a quantidade de gente que vai para um compromisso profissional sem nem dar um Google para saber um pouco da pessoa/ empresa com que vai falar. Quando você chega "cru" a um compromisso, a chance de impressionar seu interlocutor e tirar o melhor proveito daquele encontro é remota.
Preparar-se também é fundamental em reuniões ou apresentações dentro da própria empresa em que você trabalha. Sabe o que acontece quando um grupo de pessoas despreparadas para discutir um assunto se reúne numa sala? Nada. Perde-se um tempo danado e no final a conclusão é algo na linha "vamos agendar uma nova reunião"?
2 - Estude
"Ah, mas cursos custam caro", você pode argumentar. Bom, hoje em dia há diversas plataformas online com cursos gratuitos fornecidos por algumas das melhores instituições de ensino do mundo, sobre assuntos tão variados quanto finanças e a busca por felicidade. Leia livros. Frequente bibliotecas. Vá a palestras e eventos abertos. Deixe de lado um pouco as horas que passa navegando nas redes sociais e vá aprender alguma coisa. Qualquer coisa. Aprender é transformador.
3 - Aceite críticas
Claro que é mais agradável ouvir elogios que críticas, mas feedbacks "negativos" podem ajudar mais no seu desenvolvimento que tapinhas nas costas. O problema é que a maioria das pessoas ao ouvir uma crítica assume uma postura defensiva, em vez de tentar entender como pode de fato melhorar seu trabalho. Sugira ao seu interlocutor - chefe, colega de trabalho etc - que use fatos e dados para avaliar seu desempenho e não apenas opiniões subjetivas.
4 - Seja pontual
Tão básico, mas um bocado de gente não segue essa premissa. Chegar atrasado não faz você parecer uma pessoa importante. Faz você parecer uma pessoa desorganizada (ou desinteressada, não sei o que é pior). Dias atrás marquei um encontro com um possível fornecedor e ele chegou 20 minutos depois do horário combinado. Sabe o que eu pensei? Se para fazer uma venda o sujeito atrasa, imagina para entregar o serviço... Preferi contratar outro fornecedor.
5 - Fale menos e ouça mais
As pessoas mais interessantes e bem-sucedidas que conheci na minha carreira não são apaixonadas pela própria voz. Elas não falam sem parar, como se tivessem todas as respostas sobe o mundo. Essas pessoas PERGUNTAM mais do RESPONDEM.
O crescimento das redes sociais nos fez acreditar que precisamos ter opinião sobre tudo, o tempo todo. Não é verdade. Aliás, é muito chato trabalhar (ou conviver socialmente) com gente que parece apaixonada pela própria voz e que fica envaidecida ao ouvir seus próprios comentários que mal dá oportunidade para que outros se manifestem.
Quem você prefere ter trabalhando ao seu lado: um "sabe-tudo" ou alguém interessado no que os outros têm a dizer?
Assessor de Investimentos
5 aVanessa Parmezani
--
5 aBoa sorte, nesta nova jornada.
Marketing | Desenvolvimento de Negócios | Traga-me problemas para resolvê-lo juntos | As opiniões aqui são minhas
5 aSensacional Cristiane Correa
PMO Director | Engineering & Project Manager | Portfolio Project Manager | Coach | Team Building
5 aObrigado! pelas dicas. Simples porém muito efetivas. A cultura lean, e agora renovada com a mentalidade ágil, fala da humildade para escutar, a capacidade de aprender dos erros de nós mesmos, a obstinação para ter metas, na validação no valor do serviço o produto ao cliente. Na procura de emprego os princípios são os mesmos. A capacidade da gente de criar valor deve ser validada com você fala: Estamos atualizando nosso conhecimento e habilidades? Aprendemos dos outros, dos livros, dos erros? E compartilhamos? Em fim, gerar diferenciação aprimorando o valor nos resultados. Grato!
Diretor Executivo, Differente Consultoria e Projetos
6 aConselhos simples, alguns até óbvios, mas que precisam, sim, ser relembrados e reafirmados a qualquer tempo. Ótimo e enxuto texto que estou repassando, com prazer, para familiares, amigos, colegas de trabalho e parceiros de negócio. Não antes d guardá-lopara minha própria orientação. Afroabraço grato!