5 boas palestras do SDGC19, Congresso Global de Design de Serviço que aconteceu este ano em Toronto
(Publicado originalmente em meu Medium, aqui.)
Esta é a 12ª edição do evento organizado pela Service Design Network. Por coincidência, estive no primeiro, que aconteceu em 2008, em Amsterdam, para ver se me interessaria migrar para a área. Decidi, lá mesmo, que dedicaria minha vida ao Design de Serviço, e voltei. Em 2010 em Berlin, já como sócio da Livework São Paulo, vi evento quase dobrar de tamanho, se comparado a pouco mais de centena de pessoas de dois anos antes. Em 2011, em San Francisco, tive a honra de subir no palco principal para falar sobre o nosso trabalho com o Banco Itaú, considerado então o maior caso de impacto com Design de Serviço no mundo. Voltei em 2015, em Nova Iorque, também como palestrante, para falar sobre minha visão de que nosso trabalho era sobre pensar na relação entre pessoas e organizações. Em 2017, em Madri, fui convidado para um debate no dia dos membros, para falar dos 10 anos de congresso. Quando que em 2008 eu imaginaria que, uma década depois, eu seria um dos quatro a debater frente a várias centenas de membros sobre o avanço da disciplina, no mesmo evento?
Este ano de 2019, decidi que me concentraria em aproveitar o evento. Sem palestras, workshops, debates, nada. Apenas curtir. E aqui estão as 5 palestras que mais me agradaram (das que vi, claro):
Zita Cobb: o caso de Fogo Island Inn
Ela criou um hotel chiquérrimo chamado Fogo Island Inn, lá no norte do Canadá, mas a palestra é muito mais do que isso, trazendo muitas reflexões interessantes (como a etiqueta de preços onde mostra para onde o dinheiro do que vendem vai).
Josh Greenhut: Designing for Imperfect Systems
De uma das empresas que tem submetido os melhores projetos no prêmio de Design de Serviço dos últimos anos, a canadense Bridgeable, Josh fala sobre projetar para sistemas complexos, que falham. Gostei muito também pela relação que possui com um projeto muito desafiador que fizemos aqui na América do Sul para uma grande linha aérea.
Steph Hay: Designing For Trust
Leve e engraçada palestra da Service Designer do banco americano Capital One, ela apresenta o desenvolvimento do chatbot deles Eno, mas também faz um paralelo contando a história de “Sesame Street”.
Anne van Lieren: Customer Behaviour by Design — Influencing Behaviour Beyond Nudging
Palestra da minha colega da Livework Rotterdam sobre como temos usado conceitos de economia comportamental para influenciar o comportamento. Assunto bem interessante e polêmico. Mostra em que nível as empresas podem chegar em termos de manipulação das pessoas e abre espaço para o diálogo sobre ética no design.
Tom Szaky: Solving for Disposability While Maintaining Its Virtues
O CEO apresenta a proposta da Loop, uma nova empresa que tá mudando a maneira como as grandes empresas disponibilizam produtos, via embalagens reutilizáveis. Apesar de não ter um conteúdo para quem busca ferramenta específica de Design de Serviço, tem tudo a ver com conceitos de economia circular e o momento atual de nosso planeta.
—
Foi no evento e tem alguma dica de palestra que não tá na lista mas merecia estar na frente de alguma destas? Me avisa, que quero ver! :)
CADD Technician
4 aAssisti as palestras indicadas, todas muito elucidativas; a de Fogo Island foi a mais marcante para mim, a do Loop foi inspiradora no sentido de voltar a acreditar que é possível sim "mudar o mundo" . Muito válidas as sugestões!