5 comportamentos que me ajudaram a conquistar meu novo emprego

5 comportamentos que me ajudaram a conquistar meu novo emprego

Há pouco mais de três meses eu iniciava a minha vez do "Open to Work", e uma das recomendações que recebi de amigos e familiares foi: aproveite esse tempo! 

Eu acho que fiz isso mesmo, só que de um jeito ainda melhor do que podia imaginar :)

Foram tantos aprendizados e reflexões num curto período de tempo, que me sinto responsável em compartilhar com mais pessoas, acolhendo quem mais precisar de conforto nessa fase ou de um olhar positivo para seguir firme no processo. A jornada da recolocação não é nada linear e pode ser bastante solitária.

É super normal viver um misto de emoções quando se passa por algum processo de mudança na vida. Mas, me apegar em boas referências me ajudou a seguir confiante. 

Assim, eu trago aqui alguns comportamentos que, tanto por referências quanto pelo meu perfil eu adotei, e que podem ter me ajudado a me recolocar.


1. Encontre seus aliados 🤝

Eu era novata na minha fase Open to Work, e convidei para um papo uma pessoa até então desconhecida, pois tinha gostado de um post que ela havia publicado. A conversa foi muito agradável, e mesmo que não tenhamos conversado outras vezes, foi importante e potente para aquele momento.

No papo ela me contou do livro que estava lendo "never search alone". Não cheguei a ler, mas o título já fez muito sentido para mim, e é isso que depois se revelou como essencial: ter bons aliados no seu processo de mudança.

Hoje eu consigo lembrar de cada pessoa que foi generosa comigo, e esteve como minha aliada - em maior ou menor grau.

Teve aquela que revisou meu currículo com feedbacks pertinentes, outra que me contou sobre sua área/empresa, a que me revelou seu salário pq eu estava sem parâmetro de mercado, a que me ajudou a organizar meu raciocínio pré entrevista, e tantas, tantas outras que disponibilizaram seu tempo para simplesmente me ouvir ou dar alguma dica que ajudaria nos próximos passos.

Olhar para essas pessoas como "minhas aliadas" tanto me ajudou a seguir confiante no dia após dia, quanto a resgatar a importância de mantermos o ciclo de relacionamentos aquecido.


2. Lembre para ser lembrado 📲

As oportunidades aparecem e somem, mudam sem avisar, trocam de nome ou de pessoa gestora. E, não temos controle sobre isso!

Estar presente em eventos, se mostrar presente em grupos e canais, buscar novas conversas e pontes de relacionamento ajuda para que lembrem de você.

Mas, a grande diferença que notei é sobre quando fazemos disso uma via de duas mãos. 

Para você ser lembrado, você precisa também se lembrar, estar à vista. 

Lembre-se você também das pessoas, envie artigos que elas possam se interessar, fale de alguma curiosidade que tenha a ver com sua vida ou seu trabalho, recomende podcasts, mande uma mensagem dizendo o porquê você lembrou dela nos últimos dias. Esse comportamento estreita relações e, no momento certo, você também será lembrado para quem sabe alguma nova vaga que abrir.

No episódio do Lenny's Podcast com o professor e escritor Jeffrey Pfeffer fala sobre esse comportamento, por ser um dos 07 regras de poder para se crescer profissionalmente, a partir de sua linha de estudos. Vale super a pena escutar - ou melhor, ler o livro!

Podcast Inglês (https://spoti.fi/4fjMthy); Livro Português (https://amzn.to/3A3QDKe)


3. Valorize novos inputs 💡

O processo de crescimento, de aprendizado e de reconexão tem muitas camadas.

Nesses meus últimos meses, foi bacana me perceber mais atenta e curiosa para assuntos que antes não estavam no meu radar. 

Aproveitei para ler mais, ouvir podcasts, estar com o corpo ativo e em movimento, conversar com mais pessoas, estar presente na vida delas.

Também, passei a valorizar muito o tempo "sem pauta". Acho que esse último foi mais difícil pois ele me dava uma sensação de "improdutividade" - principalmente para que vinha de uma rotina de trabalho incessante. Mas, aprendi a ver a beleza em ter uma rotina com maior atenção aos detalhes, priorizando melhor minhas obrigações e onde iria dedicar meu tempo de maneira mais eficiente e com prioridade. 

Foi em momentos "sem pauta" que pude também me aprofundar em reflexões ou me conectar de forma mais verdadeira comigo ou com o outro. 

Isso tudo não veio tão natural, e precisei colocar alguma intencionalidade, mas logo passavam a fazer parte da minha nova rotina.


4. Se planeje e busque cumprir com sua programação 💻

O item #3 eu enxergo com muita leveza, sendo também o espaço para se mostrar com abertura e flexibilidade para novas possibilidades.

Mas, na minha visão, se quero que algo mude eu passo a trabalhar para mim em busca da mudança que quero ver e ser.

Assim, para mim foi necessário ter um plano e uma estratégia nas mãos

No meu caso, defini meus objetivos, coloquei algumas metas para minha semana, e fui absorvendo os aprendizados e replanejando os dias seguintes. 

No episódio do Jeffrey Pfeffer que citei acima ele também elenca a importancia de traçar metas claras.

Alguns exemplos que considerei para as minhas semanas foram: buscar contatos e caminhos para conseguir uma agenda com alguém da área X na empresa Y; ouvir tal podcast que me prepararia para uma nova posição ou cenário corporativo; me aplicar com qualidade e no prazo para as X vagas que estavam salvas no linkedin…

As metas são na maior parte das vezes simples, mas, no meu caso, já me ajudaram a seguir confiante por enxergar pequenas evoluções a cada semana.


5. Hope for everything, expect nothing 🙌

É inevitável dizer que em algum momento o cenário vai se mostrar incerto, e com pouca concretude.

O que pode ajudar é manter uma crença em seu sucesso, e que seja maior do que poderá alcançar no dia. 

Por exemplo, acreditar que vai conseguir uma recolocação em breve e num lugar que vai te trazer satisfação pode ajudar a tirar a pressão de uma entrevista - que por vezes pode ter sido ruim e não avançar.

Note, a quebra de expectativa de uma conversa que não evoluiu existe sim, e o sentimento de frustração pode ser alto principalmente quando se imagina naquele outro contexto na qual a porta não se abriu. Mas, o que posso dizer, é buscar ao máximo se apegar ao seu plano maior. 

Acordar no dia seguinte, conseguindo enxergar que você ainda está no jogo em rumo ao seu objetivo maior, é muito valioso! 


—-

Essa reflexão foi a partir de algo muito recente que vivi. Outros comportamentos podem fazer mais sentido, a depender do contexto individual de cada um.

Espero que possa servir a você, um colega ou  amigo / amiga.

Lembre-se, compartilhe com eles!

Ser lembrado no processo de recolocação é tão importante quanto uma nova entrevista agendada!


Para você que está agora buscando um novo emprego, eu te digo: eu te vejo e torço muito por você! 

E, sigo aberta para caso queira trocar!

Guel Lafer Rabinovitch

Associate @Cambridge | Sócio @FOM

4 m

Parabéns Nati!! Você é um baita exemplo!

Valéria Taranto Barbosa

Recursos Humanos | Gente e Gestão | Recrutamento e Seleção | Departamento Pessoal | Generalista

4 m

Excelente Natália Storace

Gabriela Kertzman

Parcerias com RHs @ Galena | Desenvolvimento Profissional

4 m

Amei as reflexões, Na. Estar aberta a trocas e ativamente buscar conversas é sempre um bom caminho :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos