5 conselhos que eu gostaria de ter recebido no início da carreira

5 conselhos que eu gostaria de ter recebido no início da carreira

Acredito que o tema "carreira" seja algo muito pessoal, que você vai construindo ao longo da vida. Estudei Direito numa faculdade pública e a maioria esmagadora queria concursar. Buscavam por estabilidade e todos os benefícios que existiam naquela época. Uma pequena parcela topava a iniciativa privada, mas no Direito, isso significava trabalhar em escritório, fazer a sua carreira e virar sócio(a).  

Pensando nesse tema e no final de ano, aproveitei para fazer uma retrospectiva da minha jornada e escrevi alguns #conselhos que gostaria de ter recebido no início da minha #carreira

1. Você pode sempre mudar no meio do caminho 

As pessoas se cobram demais por seguir a profissão que escolheram ou trabalhar em alguma área de um curso que estudaram. Normalmente é o: "Se eu fiz Direito, então preciso seguir a carreira jurídica" ou ainda, no caso de alguém que esteja entrando na faculdade: "Não quero fazer esse curso porque depois isso me limita". Se você se der conta lá na frente que, o curso que escolheu não é para você, mude e está tudo bem. É possível fazer grandes transições de carreira e, inclusive, existem empresas que fomentam esse tipo de movimento. Você pode fazer uma uma mudança radical. Não importa se é formado em Direito e quiser ir pro marketing. Existe a possibilidade de montar um plano. 

Eu, por exemplo, sempre quis fazer engenharia. Na prorrogação do segundo tempo, mudei de ideia. Fiz o meu ensino médio nos Estados Unidos e comecei a ter mais aulas da área de humanas. Os meus pais são funcionários públicos e sempre me falaram pra fazer Direito e possivelmente virar uma juíza. Pensei "vou fazer Direito", mas já sabia no meu primeiro ano da faculdade que eu não queria fazer concurso público. Mal sabia eu que ia chegar no ambiente corporativo, passar por grandes empresas e chegar na Hotmart , um empresa global de tecnologia.

2) Divirta-se estudando! A jornada pode ser divertida

Costumo brincar que no Direito, muitas pessoas acabam vivendo uma vida dupla, por conta da postura "sisuda" no profissional e extrovertida no pessoal. Também tenho vários amigos que conseguem ser pessoas extremamente sérias nos dois.

A gente se cobra muitas vezes para manter uma postura específica e isso está cada vez mais em xeque, porque uma das habilidades que você precisa ter na vida é a segurança no que você é e no que te faz feliz. Tente se preocupar menos com o julgamento das pessoas. Aqui na Hotmart inclusive, um dos nossos mantras é o "Divirta-se". Não quer dizer que ninguém trabalha, mas sim que existe a hora de focar e também podemos descontrair e ser nós mesmos. Quem me conhece aqui, por exemplo, sabe que eu adoro um bom meme.

3. Tenha calma

A nova geração procura um retorno muito imediato. Se você se forma em algo, vai para um trabalho, assume um projeto e já está ali pensando no próximo passo, se aquilo te deu retorno ou não... Tenha calma. Ter um pouco mais de tranquilidade para construir uma carreira estruturada e consistente é fundamental. Se for pensar no futuro, que seja de uma forma organizada. 

4. Não estacione no que não te faz feliz

Se você está em uma situação, relação, qualquer coisa e estacionar no processo de ser alguém e você pensa "isso não está bom": tente se planejar para sair daquilo. As gerações mais antigas permaneceram numa carreira eternamente. Era muito mais comum ouvir que tal pessoa ficou numa empresa "a vida toda". Isso mudou bastante, porque existem mais opções hoje em dia. 

5. Se mantenha atualizado(a)

Se  manter atualizado(a) no que está acontecendo no mundo e nas habilidades que são necessárias para se transformar no(a) melhor profissional, é muito importante. Fazer cursos, especializações...

Mas lembre-se: nem tudo é aprendido em um curso ou faculdade. Sabe aquela frase meio piegas "contrate as pessoas pelas suas características"? Eu gosto bastante, porque acredito que as competências de uma pessoa são treináveis. Não adianta você ser formado em Harvard e não ter inteligência emocional.

- E você, que outro conselho gostaria de ter recebido no início da carreira? 

Julie M. Wenah

Product Leader | Lawyer | Artist | Board Director

2 a

Felicidades Maytê! Estas perdido!

Erich F.

Msc. Financial Engineering, Quantitative Finance

2 a

Essa minha prima é um foguete! Parabéns pelo post.

Vandi Mikael Zacarin

Legal Counsel - LatAm @ Corteva Agriscience

2 a

Conselhos de ouro Maytê! A paciência, o percurso e a diversão trazem o equilíbrio. 👏🏽🚀

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Maytê Ximenes

  • Dia Internacional da Mulher: Uma Farsa Entre Flores?

    Dia Internacional da Mulher: Uma Farsa Entre Flores?

    Trago verdades: as mesmas mãos de mulheres que aplaudem um movimento que clama por direitos iguais entre os gêneros…

    16 comentários
  • Feliz Dia para as Mães sem Filhos

    Feliz Dia para as Mães sem Filhos

    Neste dia das mães, eu não quero falar das mães que já têm o privilégio de ter pelo menos um filho em suas vidas. Essas…

    17 comentários
  • Feliz todo dia, mulheres!

    Feliz todo dia, mulheres!

    Há um ano escrevi um artigo aqui no LinkedIn, que foi republicado pela Revista Exame, pelo Dia Internacional da Mulher.…

  • Saia da garupa

    Saia da garupa

    No mês passado, embarquei em uma aventura: uma expedição de moto aquática pelo Rio Tapajós, no Pará. Além de longos…

    8 comentários
  • "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança"

    "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança"

    "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança". Esse provérbio africano, muito difundido entre as comunidades…

    4 comentários
  • Mulheres gigantes!

    Mulheres gigantes!

    Elas são gigantes! E olha que não estou falando da bela estatura acima de 1,75m que cada uma ostenta. Estou falando de…

    15 comentários
  • Os 11 anos de inovação da Hotmart

    Os 11 anos de inovação da Hotmart

    A Hotmart completou 11 anos de histórias incríveis, graças a uma equipe que trabalha para que mais pessoas tenham a…

    4 comentários
  • Muito prazer, Maytê, mãe de dois e uma executiva feliz!

    Muito prazer, Maytê, mãe de dois e uma executiva feliz!

    Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, quero contar pra vocês como cheguei na Hotmart e um pouco de como isso…

    132 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos