5 dicas de liderança para aumentar a performance nos negócios

5 dicas de liderança para aumentar a performance nos negócios

Qual o papel de um líder dentro de uma organização? Mais do que dar ordens e delegar tarefas, líder é aquele que mostra o caminho a ser percorrido para atingir os resultados. Líder é aquele que mantém sua equipe motivada e engajada no desenvolvimento de projetos.

Pode parecer simples assumir o papel de líder, mas muita gente acaba por se perder nessa caminhada que envolve poder, tomada de decisões estratégicas e gestão de pessoas e conflitos. Errar a mão é mais normal do que parece e o líder se transforma em chefe.

Para evitar esse tipo de erro, manter a equipe motivada e elevar sua performance, separamos algumas dicas importantes, confira abaixo:

Invista em você: O mercado é dinâmico, novos métodos e tecnologias surgem a todo tempo e é preciso estar atento. Um erro comum é esperar a empresa se dispor a pagar por cursos e treinamentos – o que em momentos de crise pode estar fora dos planos. Não espere! Invista em você mesmo! Sua performance e, consequentemente, a de toda a sua equipe certamente aumentará.

Confiança: Esqueça de uma vez por todas a máxima “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Os colaboradores de uma empresa são o espelho de seu líder. Se quer uma equipe de alta performance, suas atitudes terão que ser condizentes a isso. Mantenha sua palavra, cumpra com suas promessas e terá legitimidade, para cobrar os resultados que foram propostos no planejamento. E acima de tudo, seja justo!

Comunique-se: Seu colaborador sabe o que a empresa quer? Você dá as diretrizes corretas e explica a importância daquele trabalho ou, simplesmente manda fazer? Saber se comunicar é uma das habilidades mais importantes do líder, vai muito além de delegar tarefas e informar prazos. O líder é aquele que faz sua equipe compreender a importância do trabalho que realiza, mas, além disso, é aquele que sabe ouvir as demandas dos colaboradores e busca dar uma solução. Isso não significa dizer sim para tudo, mas fazer uma análise do que está sendo demandado e justificar uma possível negativa ou adiamento para uma solução.

Empowerment: Essa é uma palavra que ganha força no mundo corporativo e que muitos podem confundir com confiança, já listado acima. Permita e proporcione que seu colaborador tome decisões. Isso certamente vai contribuir para a motivação da equipe. Mais do que isso. Esteja preparado para possíveis erros de avaliação e minimize essa possibilidade com treinamento.

Crie um ambiente de aprendizagem: Dar liberdade e estimular que as pessoas aprendam reforça a confiança e a busca por responsabilidades. Como líder, mostre-se também aberto a aprender com seus colaboradores. Aproveite o conhecimento que eles detêm, para desenvolver suas próprias habilidades. Afinal, não há profissional, por mais experiente que seja, que saiba tudo e que não possa aprender com outros, ainda que em outro estágio na carreira.

Seguir essas dicas vai te ajudar a criar uma equipe mais motivada, produtiva e engajada, na busca por resultados e valem, é claro, para a construção de uma relação mais sólida e produtiva, entre professores e alunos em sala de aula. É hora de deixar para trás, de uma vez por todas, o perfil de chefe. Seja o líder que conduz sua equipe ao sucesso!

FONTE: UNIVERSO PÓS ADM.
✓ www.decision.edu.br.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Decision F.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos