5 dicas para acelerar o seu Inglês
Imagem da internet

5 dicas para acelerar o seu Inglês

Em 2014 eu fiz um intercâmbio para estudar Inglês em Dublin na Irlanda. Aprender um novo idioma, inserido na cultura tem as suas vantagens, afinal você é obrigado a se virar, se não o bicho pega.

Aqui nesse artigo eu reuni algumas dicas que me ajudaram na hora de aprender. Claro que não é uma receita 100%, o que funcionou pra mim pode não funcionar pra você, mas não custa nada tentar.

Viver a Língua

Mergulhe na nova língua. Mude o idioma dos seus aplicativos, do seu celular, do seu computador, leia livros/revistas no idioma. Hoje temos uma vantagem que é a internet, leia artigos sobre a sua área de trabalho ou do seu hobby em inglês.

Gosta de cozinhar? Pegue uma receita nova pra testar e que você não faça ideia de como preparar. Você vai aprender um montão e na prática. Só não vale botar culpa na receita se a comidinha der errado hein?

Filmes/Séries/Documentários (PROIBIDO dublado)

Você gasta uma fortuna pra aprender um novo idioma, vai pra aula, emprega tempo, faz as tarefas (traduz ali, passa pro negativo, pro passado). Mas na hora de ver um filme vai assistir dublado afinal você não consegue acompanhar a legenda. Pára! Tá errado.

O filme vai te ajudar a colocar no cotidiano tudo aquilo que você está aprendendo. O ideal seria assistir com a legenda em inglês (A Netflix tem um monte de opções com legendas e áudio originais) mas se não quiser começar no modo hard, vai em Português mesmo.

Sabe aquela série que você já sabe todos os episódios de cor? Essa você tem a obrigação de ver sem legenda. Você vai aumentar seu vocabulário, e ainda vai tirar dúvidas de como empregar algum termo que não ficou claro na aula. E vai perceber que as legendas também não são lá aquelas coisas na hora da tradução.

Então, tá proibido você assistir qualquer coisa dublada hein?

Duolingo

Duolingo é uma mão na roda pra aquele momento ocioso no trânsito, no ônibus ou de tédio mesmo. A interface dele é bem bacana e didática. Lá você pratica o listening, o speaking, aumenta o vocabulário e aprende a gramática. Aaahnnn..,você já tem bastante conhecimento? Tem problema não! Só fazer um teste pra saber qual nível você está e pronto! E se você ficar muito tempo sem acessar, ele te envia lembretes pra você não perder a suas aulas.

Sites

Na internet temos vários sites disponíveis que dão aquela ajudinha. Muitos artigos por ai falando disso também. Então eu vou deixar aqui o meu preferido.

Minha sugestão é o English Experts. Gosto do layout, da linguagem, bem completo. Lá tem fórum, podcasts, gramática, etc. Eu prefiro ter um ou na máximo dois sites bons do que vários. Se tiver vários sites a gente acaba gastando um tempão entrando em vários e acaba não desenvolvendo o assunto.

Pense em Inglês

Essa foi a que mais me ajudou. Eu era muito travada na conversação. Tinha dificuldades em me expressar ainda mais com desconhecidos. Até que eu vi essa dica em um grupo no Facebook.

A gente pensa o tempo todo, certo? E se você puder praticar com os seus pensamentos? Como a gente está em constante funcionamento, use alguns momentos pra praticar a língua. Faça sua lista de compras, pense no programa do final de semana, ou até aquela resposta que você deveria ter dito tudo em Inglês. No começo vai parecer estranho, vai fugir as palavras, vai misturar o português com o Inglês.

O intuito disso é treinar mesmo. Pois quando você for falar, certamente já pensou sobre o assunto e vai facilitar muito na hora da conversação. Claro que tudo isso é só pra ajudar a assimilar o novo idioma.

E você? Qual dica acrescentaria?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Talita Celi da Silva Rodrigues

  • Aventuras de uma recolocação

    Aventuras de uma recolocação

    Recentemente decidi ir em algumas agências de empregos para aumentar a probabilidade de encontrar alguma oportunidade…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos