5 dicas para fazer renders incríveis
Sempre foi indiscutível, que um bom projeto de arquitetura, se vende com uma boa apresentação, claro que o projeto em si é o principal, mas a maneira com que ele é apresentado, pode (e vai) determinar como será a primeira impressão do cliente ao seu trabalho. Se ele conseguir visualizar com maior clareza e proximidade da realidade, seus questionamentos, dúvidas e incertezas, serão muito menores, do que se lhe apresentado um projeto em que ele terá que “imaginar” o resultado, ou a maior parte dele.
Em tempos de era tecnológica, nós arquitetos, em maioria, mudamos nossa maneira de trabalhar, deixamos de lado a apresentação em grafite 0,9 e começamos a explorar o mundo dos softwares de modelagem 3D. Permitindo que o arquiteto veja o seu trabalho como seria antes de ser construído, agilizando nossas apresentações e tornando o projeto mais “ palpável” para os clientes, a modelagem 3D, e o uso de renderizadores, como o V-ray, o Lumion e o Corona, tornaram-se nossos grandes aliados, nessa era digital.
Para se fazer bom uso destas ferramentas, seja o software que for, devemos tomar alguns cuidados, para que o facilitador não se torne uma grande armadilha. Por isso separei, junto com a Clava arquitetos, cinco dicas essenciais de modelagem, para ajudar os colegas a realizarem imagens fotorealistas pra cliente nenhum achar defeito.
Dica n° 1: Referências.
Antes de criar uma cena, é muito importante, ter em mente como se dará sua composição. Busque por imagens referenciais que contenham o resultado que você deseja obter. Vale dar uma passadinha em sites como o Pinterest, o Houzz e o Behance. Repare sempre nos detalhes e dimensões dos objetos contidos nas imagens, isso fará com que você tenha uma boa noção de proporção para usar em sua cena.
Dica n° 2: Modelagem.
A modelagem é a principal “chave” para uma boa imagem fotorealista. A humanização da cena é de extrema importância, por isso, é fundamental a escolha de blocos bem modelados. Você pode busca-los em sites como,o SketchUP Texture, Archive 3D, Evermotion e o 3D Warehouse. Para saber se os blocos que você escolheu são ideais, avalie o nível de “imperfeições” que eles possuem, por exemplo, um lençol amarrotado, uma almofada com dobras… isso é o que vai trazer a realidade para sua imagem, afinal de contas, nenhum lençol parece uma tábua, não é mesmo?
Dica n° 3: Materialidade.
Fora do mundo virtual, os materias possuem diversas características físicas e de acabamentos, por isso, independente do programa que você utilize, tenha sempre em mente, como são esses materiais e comportam em determinada situação de luz, por exemplo, e vá adequando-os em suas cenas. Se enganam aqueles que acham que os materiais mais elaborados, são os principais, materiais mais simples, quando bem configurados, são os essenciais para uma boa cena. Um bom exemplo, são as texturas de madeira, onde pode-se trabalhar em seus “ veios” e reflexões, aumentando ainda mais seu realismo.
Dica n° 4: Iluminação.
Eu, particularmente, acho que as luzes, são os elementos mais importantes de uma cena, pois é através da iluminação, que você verá o comportamento de cada material de forma mais precisa, como, os reflexos, as refrações suas rugosidades. Isso é o que traz realismo a cena. Com a iluminação correta, você ganha mais ou menos volume. E é esse “jogo” de luz e sombra, que traz o realismo, tornando a cena mais acalorada e próxima da realidade.
Dica n° 5: Composição.
E por fim, porém de extrema essencialidade, a composição. A cena perfeita depende muito de uma boa composição. Uma maneira de aumentar seu repertório, é estudar (muito) sobre fotografia, entenda mais sobre enquadramento, aprenda sobre como encontrar as “linhas” de sua cena, assim como identificar o primeiro e segundo plano de sua cena e claro, regra de terços.
Esses são, na nossa opinião (minha e dos integrantes da Clava), os princípios fundamentais para você criar uma boa cena e uma imagem de qualidade indiscutível para seu cliente.
Se você, apesar de todas essas dicas, prefere não passar pelo terror das configurações, chatas e que levam um tempão, acesse o site: clavaarquitetos.com e conheça os pacotes de imagens fotorealistas que eles possuem.
Ah! não esqueça também de visitar meu Instagram: @arqfernandaroza e conhecer meus projetos.
Um beijo, e até mais.