5 Dicas para Gestão Financeira do seu negócio.
Empreender em um negócio no Brasil não é uma tarefa nada fácil, seja qual for o seu negócio tenho certeza que os desafios são muitos. Por isso, hoje quero abordar um dos assuntos de muita importância em qualquer negócio que é a gestão. Vou dar 5 dicas para que o seu negócio seja saudável e possa ter muito sucesso no mercado.
Primeira Dica: Tenha um controle financeiro organizado da sua empresa, use uma planilha de excel, use um sistema de controle financeiro, hoje tem muitos no mercado com preços acessíveis. É muito comum que as empresas foquem suas forças em atendimento, produtos, marketing, captação de clientes e muitas vezes o financeiro não recebe tanta atenção como deveria.
Segunda Dica: Faça uma projeção das Receitas e das Despesas e dos Investimentos para os próximos seis meses da sua empresa. Essa projeção fará com que você possa ir acompanhando se aquilo que foi projetado esta sendo executado mês a mês. Vou te dar alguns exemplos do que podemos projetar. Gastos como água, luz, condomínio, aluguel comercial, salário de funcionário, servidor( no caso de empresas de tecnologia), gastos que você sabe que irão se repetir todos os meses em seu negócio, esse projeção fará com que você tenha um minímo de noção do que precisará desembolsar nos próximos meses.
Terceira Dica: Pague seus impostos em dia, quando uma empresa não paga em dia seus impostos, após o vencimento o pagamento sempre será mais caro por ter os juros e as multas por mora, sem falar nas certidões que ficam impedidas de serem emitidas pelos órgãos como Receita Federal, Caixa Econômica Federal, INSS ou Prefeitura Municipal dependendo do imposto que você não pagou. Quando não se paga o imposto, temos a sensação de uma sobra de caixa, porém ela é falsa, pois mais cedo ou mais tarde teremos esse desembolsar esse valor.
Quarta Dica: Não pague contas pessoais com o dinheiro ou pelo banco da sua empresa, essa dica é a mais difícil de todas, pois eu vejo muito isso no meu dia-a-dia. Ao efetuar o pagamento de uma conta pessoal com dinheiro da empresa, você estará distorcendo o resultado final da sua empresa, pois ela estará absorvendo custos que não fazem parte da operação.
Quinta Dica: Tenha um fluxo de caixa mensal e semanal, o fluxo de caixa permite que você projete as entradas de saídas de recursos da empresa durante o mês de operação sem que se tenham surpresas. É bem comum em determinados casos termos ganhos ou gastos extras, mas via de regra com o fluxo mensal projetado, você sabe os dias que mais irá precisar de dinheiro e os dias que terá os seus recebimentos. Esse controle permite que você possa acompanhar se seu clientes estão pagando em dia e se suas contas estão sendo pagas em dia.
Se você quer melhorar a sua gestão e não sabe como fazer isso, nós podemos te ajudar, entre em contato pelo email: victor@martinsarce.com.br e vamos conversar.
CEO na Drivops
6 aMassa Vitão. Segue esse fluxo que você vai longe.