5 DICAS PARA MELHORAR A HOSPITALIDADE EM HOTÉIS E POUSADAS
Artigo publicado no nosso blog www.design4stays.com.br
Independentemente se a viagem do cliente é de negócios ou lazer, o seu hotel precisa estar preparado para atender e superar as expectativas de qualquer hóspede. Melhorar a hospitalidade é um passo para o sucesso de seu hotel e do turismo da sua região, que pode proporcionar ainda mais crescimento para o negócio.
Pensando na importância de uma boa hospitalidade, vamos dar 5 dicas para que você consiga melhorar a experiência do hóspede no seu hotel ou pousada!
1. Invista na decoração
A decoração do hotel é muito importante para melhorar a hospitalidade e deve ser feita considerando a experiência positiva do hóspede. Atente-se para o estilo ou categoria de seu hotel. A decoração precisa estar de acordo com o objetivo de seus hóspedes. Oferecer um ambiente bem iluminado, arejado, com uma boa decoração das mesas, climatizado e com uma música agradável, torna o ambiente leve.
Comece pelo lobby, ele representa a primeira sensação de seu hóspede ao entrar no hotel. Explore este espaço com uma decoração que promova o conforto, o acolhimento e o bem-estar. Tudo isso vai melhorar a hospitalidade de seu hotel.
2. Treine sua equipe
Toda a hotelaria precisa passar pelos seguintes treinamentos:
- Institucional: Por meio desse treinamento, os colaboradores compreenderão as regras de seu estabelecimento, os processos administrativos, a missão e política interna do hotel, além da visão e valores.
- Específico: esse é o treinamento que contempla os processos específicos de cada departamento do hotel. Assim, todos estarão cientes do que precisa ser feito e como ser feito.
O treinamento é uma forma de garantir que todos tenham acesso aos procedimentos gerais. Mas aproveite esse momento para treinar o atendimento de sua equipe e garantir que todos estejam alinhados às melhores práticas com eficiência, garantindo o atendimento cordial, humanizado e acolhedor, que fará uma grande diferença.
3. Preze pela delicadeza na recepção
Os recepcionistas precisam ser delicados no atendimento ao cliente. Procure padronizar, sugerindo a tonalidade da voz, a eficiência, cordialidade e humanização do atendimento. É imprescindível que as solicitações sejam atendidas o quanto antes, conforme a solicitação do cliente.
Deixe claras as taxas extras para a contratação de algum serviço ou usufruto da estrutura. Para evitar que o recepcionista precise passar excessivamente os custos adicionais, utilize um script padrão para que essas condições sejam informadas no ato do check-in ou avisos legíveis, objetivos e claros em locais estratégicos do hotel. Isso evita constrangimentos.
4. Capriche no café da manhã
O hóspede sempre espera por um maravilhoso café da manhã, logo quando acorda. A variedade de pratos e regionalização em alguns deles é importante para transformar a experiência do cliente e superar suas expectativas.
Ofereça pratos típicos da cidade ou estado, pratos tradicionais, frutas, entre outras opções. Nada melhor do que sentir-se bem recepcionado e perceber que a direção do hotel se preocupou em atender da melhor forma possível.
5. Ofereça a melhor experiência ao hóspede
Amplie a estrutura do hotel, oferecendo serviços, como relaxamento e spa, crie uma experiência gastronômica incrível, caprichando nos pratos do restaurante. Atente-se aos detalhes. Afinal, o seu hotel é diferenciado!
Aplicativos que facilitam o acesso do hóspede ao seu hotel e que também oferecem facilidades e modernidades podem ser aderidos. Porém, nunca deixe de lado a boa hospitalidade. Quando há doação da equipe em receber e tratar o cliente, conquista-se um diferencial tão importante quanto a inclusão de tecnologias e a luxuosidade.
Gostou de nosso artigo? Em nossas redes sociais, tem muito mais conteúdo! Acesse nosso Facebook, Instagram, Twitter e nosso Google+ para estar sempre atualizado sobre assuntos como esse!
Fotos: Hotel Bulgari Milano